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Contato: rosana.bistane@hotmail.com ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.

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1 Contato: rosana.bistane@hotmail.com
ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Autores: Rosana Haddad Bistane;  Edilson Carlos Caritá Silvia Sidnéia da Silva Contato: Outubro/2014

2 Sumário Introdução Objetivo Metodologia Resultados
Considerações Finais

3 Introdução

4 Introdução O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é uma constante no dia a dia das pessoas; Recebem ou transmitem informações, leem notícias, promovem interações, entre outras diversas atividades; Processos de ensino-aprendizagem atualmente são realizados com o apoio da TIC, em especial, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

5 Objetivo O objetivo desse trabalho é elaborar uma arquitetura para implementação de um curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde para promoção e prevenção em saúde bucal, fazendo uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem com apoio da Taxonomia de Bloom para a estruturação da parte didático-pedagógica.

6 Metodologia Metodologia / Estratégia Pedagógica
Tecnologia da Informação e Comunicação

7 Metodologia Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam a montagem de cursos pela Internet; os professores podem gerenciar conteúdos através da aprendizagem virtual ou construir um curso semipresencial. Utilizam sistemas de informações computacionais para dar suporte na execução do processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia.

8 Metodologia

9 Metodologia A Taxonomia de Bloom é um dos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, estruturação, a organização, a definição de objetivos instrucionais e um instrumento de avaliação destes objetivos.

10 Metodologia Trabalhar os níveis da Taxonomia de Bloom de forma hierárquica e interdependente - do mais simples ao mais complexo – ou seja, para avançar de categoria é necessário ter concluído com sucesso o nível anterior.

11 Metodologia avaliação síntese análise aplicação compreensão
conhecimento

12 Metodologia Trata-se de um estudo de caráter exploratório.
A arquitetura contará com 6 módulos que possibilitarão aos Agentes Comunitários de Saúde atingirem os níveis propostos pela Taxonomia de Bloom.

13 Metodologia Os módulos serão baseados em três princípios:
Flexibilização; Interdisciplinaridade; Contextualização.

14 Metodologia Recursos que serão utilizados nos módulos: Textos; Vídeos;
Exercícios no AVA; Fóruns de discussões; Atividades práticas presenciais.

15 Metodologia Os módulos 1 e 6 terão atividades presenciais:
Módulo 1 - Ambientação dos alunos ao AVA; Módulo 6 - Avaliação da aprendizagem sobre saúde bucal e avaliação do curso pelos alunos.

16 Metodologia Módulo 2: Tema: noções básicas sobre nutrição, sistema mastigatório e preservação em saúde bucal com repercussão sistêmica. conhecimento compreensão

17 Metodologia Módulo 3: Tema: Higiene Bucal.
Taxonomia de Bloom: nível 5 – “Fazer julgamentos com base em critérios e padrões”. VERIFICAR, CRITICAR

18 Metodologia Módulo 4: Tema: doenças mais comuns; hábitos. conhecimento

19 Metodologia Módulo 5: Tema: minimizar os danos existentes.
conhecimento compreensão

20 Considerações Finais Atualmente, é essencial que novas estratégias pedagógicas sejam implementadas para capacitar profissionais da área da saúde, principalmente aqueles que possuem menor disponibilidade para encontros presenciais em virtude de sua jornada de trabalho e atividades pessoais.

21 Agradecimentos OBRIGADA!


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