A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral da Administração (TGA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração (TGA)"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração (TGA)
ABORDAGEM SISTÊMICA

2 Abordagem Sistêmica ORIGEM
Em 1950 Ludwig Von Bertalanffy elabora a Teoria Geral de Sistemas. Sua idéia era a de proporcionar princípios e modelos gerais para todas as ciências de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais. Interesse maior em juntas as coisas do que separá-los.

3 Abordagem Sistêmica Evolução dos Princípios
Abordagem Clássica Reducionismo Pensamento Analítico Mecanicismo Abordagem Sistêmica Expansionismo Pensamento Sintético Teleologia

4 Abordagem Sistêmica Os três Grandes Pilares
Cibernética e Administração Teoria Matemática Teoria de Sistemas Estes três tópicos serão desenvolvidos a seguir!

5 Cibernética e Administração
Abordagem Sistêmica Cibernética e Administração

6 Cibernética e Adm Origem
Cibernética: do grego Kybernytiky – arte de governar navios. O conceito originário de cibernética decorre do conceito de que governar um navio equivale a dirigi-lo por meio da comunicação e controle. Foi criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 e 1947. O campo de estudo da Cibernética são os sistemas.

7 Cibernética e Adm Propriedades
Os sistemas cibernéticos apresentam três propriedades principais: a) São excessivamente complexos, portanto devem ser focalizados através da caixa negra b) São probabilísticos, portanto, devem ser focalizados através da estatística e da teoria da informação. c) São auto-regulados, portanto, devem ser focalizados através da retroação que garante a homeostase.

8 Cibernética e Adm Os Modelos
Modelo é a representação simplificada de alguma parte da realidade. Na construção de um modelo, devem ser considerados o isomorfismo (semelhança de forma) e o homomorfismo (proporcionalidades de forma). Ex: maquetes ou plantas de edifícios, diagramas de circuitos elétricos ou eletrônicos, organogramas de empresas, fluxogramas de rotinas e procedimentos, modelos matemáticos de decisão etc.

9 Cibernética e Adm Principais Conceitos
Entrada, Saída e Caixa Negra Retroação Homeostasia Informação Redundância Entropia e Sinergia Informática

10 Cibernética e Adm Efeitos na Administração
Automação: engenhos que contém dispositivos capazes da tratar informações que recebem do meio exterior e produzir ações ou respostas, e até mesmo mudar sua própria estrutura interna em função dela (aprendizagem). Informática: importante ferramental tecnológico à disposição do homem para promover seu desenvolvimento econômico e social.

11 Abordagem Sistêmica Teoria Matemática

12 Teoria Matemática Origem
A teoria Matemática surgiu com a concepção da Pesquisa Operacional (PO) no decorrer da Segunda Guerra Mundial. A partir de a PO passou a ser utilizada nas empresas públicas e privadas, devido ao sucesso nas operações militares.

13 Teoria Matemática Aspectos Principais
A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para ênfase na decisão que a antecede. Perspectiva no processo Perspectiva no problema

14 Teoria Matemática Tipos de Decisão
Decisões Não-Programadas Dados inadequados Dados únicos Condições dinâmicas Incerteza Decisões Programadas Dados adequados Dados repetitivos Condições estatísticas Certeza

15 Teoria Matemática Aspectos Principais
Vantagens dos modelos matemáticos Permitem o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal. Descobrem relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal. Permitem tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis simultaneamente. Podem ser aplicados por etapas e considera outros fatores não descritos verbalmente. Utilizam técnicas matemáticas e lógicas. Conduzem a uma solução segura e qualitativa. Permitem uso de computadores para processar grandes volumes de dados.

16 Teoria Matemática Pesquisa Operacional
Definição: Embora haja diversas definições para PO. A unanimidade quanto ao seu objetivo é de fornecer subsidios racionais para a tomada de decisões nas organizações. Etapas: Formular o problema , Construir um modelo matemático , Deduzir uma solução do modelo , Testar o modelo e a solução , Implementar a solução.

17 Teoria Matemática Teorias
Teoria dos Jogos Teoria das Filas Teoria dos Grafos

18 Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas

19 Teoria de Sistemas Origem
A Teoria de Sistemas (TS) é uma ramificação da Teoria Geral de Sistemas (TGS). Surgiu com trabalho do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy (1950), que buscava produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

20 Teoria de Sistemas Origem
Busca a integração científica! Química Biologia Física Sociologia Psicologia EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

21 Teoria de Sistemas Premissas
Sistemas existem dentro de sistemas Os sistemas são abertos As funções de um sistema dependem da sua estrutura

22 Teoria de Sistemas Teoria de Sist. X Teoria Adm
A Teoria de Sistemas introduziu-se na teoria administrativa por: A necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforço tentado sem muito sucesso pelas teorias estruturalista e comportamental, que tinham um ponto fraco: microabordagem. A cibernética permitiu o desenvolvimento e a operacionalização das idéias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada à administração. Os resultados bem-sucedidos da aplicação da teoria de sistemas nas demais ciências,

23 Teoria de Sistemas Tipos de Sistema
Quanto a sua constituição: Físicos ou concretos – Hardware Abstratos ou conceituais – Software Quanto a sua natureza: Fechados – Sistemas mecânicos, como as máquinas e os equipamentos Abertos – Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas

24 Teoria de Sistemas Modelos de Organização
O modelo de Schein O modelo de Katz e Kahn Modelo Sociotécnico de Tavistock

25 FIM! um chopps e dois pastél
Agora... Em homenagem ao nosso querido professor Aldair, vamos comemorar no anexo com: um chopps e dois pastél


Carregar ppt "Teoria Geral da Administração (TGA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google