A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por."— Transcrição da apresentação:

1 JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882[1]. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal

2 A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Uwagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (Obi), o judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais

3 Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

4 JUDÔ NO BRASIL O judô no Brasil passou a ser organizado e largamente difundido a partir de agosto de , com a fundação da Hakkoku Jûkendô Renmei, a Federação de Judô e Kendô do Brasil, por ocasião do 25 aniversário da imigração japonesa ao Brasil. Do lado do judô, foram membros fundadores as seguintes personalidades: Katsutoshi Naito, Tatsuo Okochi, Teruo Sakata e Zensaku Yoshida.

5 Os três princípios Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes: Princípio da máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen’yo) Princípio da prosperidade e benefícios mútuos (jita kyoei) Princípio da suavidade, ou seja, o melhor uso de energia (ju)

6 Cores das faixas no Brasil
Branca Cinza Azul Clara e escura Amarela Laranja Verde Roxa Marrom Preta

7 Formas de saudação (Hei)
A prática do judô é regida por cortesia, respeito e amabilidade. A saudação é o expoente máximo dessas virtudes sociais. Através dela expressamos um respeito profundo aos nossos companheiros. No judô, há duas formas de expressarmos: tati-rei ou ritsu-rei (quando em pé) e za-rei (quando de joelhos). Esta última é conhecida por saudação de cerimônia. Efetua-se as seguintes saudações:

8 Tachi-rei ou Ritsu-rei
Ao entrar no dojô bem como ao sair; Quando subir no tatami para cumprimentar o professor ou seu ajudante; Ao iniciar um treino com um companheiro, assim como ao terminá-lo. Za-rei Ao iniciar, bem como ao terminar o treinamento; Em casos especiais, por exemplo, antes e depois dos KATA; Ao iniciar um treino no solo com o companheiro, bem como ao terminá-lo.

9 Pessoas lutando judô

10

11 Alunos: Aline n°04 Josilaine n°20 Érica n°13 Alice n°03


Carregar ppt "JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google