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A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações

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Apresentação em tema: "A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
Joana Matos nº 257 Ricardo Sá nº 224 SIM 2º Semestre Gestão do Conhecimento

2 A Globalização trouxe mudanças radicais para a economia.
Tornou o conhecimento no activo de produção mais importante do Terceiro Milénio.

3 O conhecimento é o produto das sociedades modernas, milhares de informações são divulgadas e estão acessíveis através de diversos meios a toda a sociedade global.

4 Ter controlo, facilidade de acesso e manter uma gestão integrada sobre essas informações passou a ser um diferencial, para atingir objectivos desejados.

5 Como controlar e gerir essa informação?

6 É necessário gerir o conhecimento de forma integrada e relacionada, através da Gestão do Conhecimento.

7 “A Gestão do Conhecimento abrange tanto a gestão da informação como a gestão das pessoas.
O Conhecimento não pode ser gerido directamente – só a informação sobre o conhecimento das pessoas na organização pode ser gerida”.

8 Criada para facilitar e incentivar a aprendizagem e inovação
fortalece os processos internos.

9 A Gestão do Conhecimento procura melhorar os serviços e produtos oferecidos aos clientes e a memória intelectual da organização.

10 Sonda os possíveis canais de produção de conhecimento relevante.
Estabelece uma agenda positiva das estratégias e prioridades do conhecimento Gere os processos e caminhos que o saber percorre na instituição

11 O Conhecimento na organização

12 Incorpora muitas qualidades intangíveis:
Experiência Julgamento Competência Lições aprendidas O que cada informação significa e que impacto terá

13 Uma vez captado, tem de ser moldado conforme os objectivos da empresa.

14 O Conhecimento é reconhecido como o activo estratégico mais importante de qualquer organização e é gerado a partir do tratamento adequado da informação.

15 Deve ser articulado, capturado, armazenado e reutilizado para importantes tomadas de decisão.

16 O conhecimento útil tem de ser estabelecido com um sistema que efectue a avaliação e o controlo da informação. Assegure a qualidade da informação disponibilizada para os que dela necessitam.

17 Identificar objectivos organizacionais

18 1º Passo – Identificar onde o Conhecimento:
É criado? Existe? É necessário? 2º Passo – Determinar: Como será utilizado? Como flui através da organização e entre a organização e seus parceiros externos?

19 3º Passo – Compreender: A organização O seu funcionamento
Sua estrutura e cultura As relações internas e externas As redes de comunicação formais e informais

20 Encontrar o ambiente de computação e a interface correcta juntamente com um alinhamento de todos os trabalhos de modo a converter o conhecimento dos trabalhadores em auto realização e em benefícios para as empresas, é o objectivo da Gestão do Conhecimento.

21 Como alcançar os objectivos organizacionais?

22 A qualidade das pessoas pode ser o diferencial competitivo num mercado globalizado:
Com as suas capacidades O seu saber acumulado O conjunto das técnicas E métodos e procedimentos de gestão

23 As pessoas maximizam o desenvolvimento da organização
Para se investir nos produtos e serviços Deve-se investir nas pessoas que os entendem e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. As pessoas maximizam o desenvolvimento da organização

24 As pessoas são fundamentais, na execução do trabalho, na qualificação, criatividade, inovação e parceria efectiva na perenidade do negócio. Pessoas não comprometidas com o negócio podem gerar a descontinuidade do negócio.

25 “As empresas se constroem através de pessoas e nunca serão maiores ou melhores que as pessoas que a compõe” (autor desconhecido)

26 Para uma boa gestão do conhecimento é fundamental que seja bem compreendido todo o processo de criação de conhecimento e os papéis de todas as pessoas envolvidas na sua criação.

27 Gestão de Conhecimento
Os Sistemas de Gestão de Conhecimento

28 Codificam as informações e classificam-nas segundo o tipo de impacto, grau e qualidade que possa vir a ter no meio, bem como as formas que o meio utiliza como reacção.

29 Inclui: Bases de dados Documentos Políticas Procedimentos Experiência implícita e a experiência armazenada na cabeça de cada um dos membros da organização

30 É um processo: Sistemático Articulado Intencional

31 Apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

32 As organizações

33 São analisadas quanto ao que acontece no seu interior, em termos de fases, métodos e processos.

34 Muito do conhecimento envolvido nos seus processos é implícito e intangível.

35 Não está escrito e apenas existe na cabeça dos empregados.
Pode estar escrito na forma de relatórios, documentação, de dificil reutilização e partilha.

36 Para que esse conhecimento possa realmente ser partilhado, reutilizado e gerido é necessário que seja escrito, de forma concreta, obedecendo normas adequadas aos objectivos da organização.

37 Um sistema de gestão do conhecimento deve permitir a fácil reutilização da informação.
É constituída por uma memória viva, capaz de guardar todo o tipo de informação vital da organização. Mesmo quando os seus empregados chave se vão embora.

38 Um estudo revela que a maioria das pessoas mudam de emprego em busca de trabalhos mais desafiantes, respeito profissional e a possibilidade de influenciar a organização. pesquisa publicada pela Korn/Ferry International, Fórum Mundial de Economia de 2001 Davos, Suíça.

39 É preciso propiciar às pessoas novas formas de crescimento profissional e pessoal.
As organizações bem sucedidas são as mais experientes em atrair, desenvolver e reter indivíduos com competências que trazer mais valor ao negócio.

40 “Antes do profissional e do produto, até mesmo da própria empresa, está a pessoa humana em todos os níveis, quem se descuida da pessoa, perde o profissional. A pessoa e o profissional são inseparáveis” (SILVA, 2004, p.1-2).

41 A Gestão do Conhecimento

42 Pode ser utilizado de inúmeras formas e varia desde simples reuniões para divulgação e análise, até as mais modernas que são fóruns e conferências pela Internet.

43 Mas o mais importante, é que tudo isso fique registado e acessível a todos na organização para consultar em qualquer altura.

44 Muitas organizações implementam estratégias de gestão do conhecimento com base em novas tecnologias e atribuem pouca importância à qualidade da informação e menos ainda às pessoas que geram o conhecimento.

45 Mas são as pessoas que trazem valor às organizações através de sua competência e interacção mútua
Não devem ser consideradas como custos operacionais e sim, como fonte de receita.

46 O resultado acontecerá somente através das pessoas e da sua formação, elas serão os grandes diferenciais entre o sucesso ou insucesso de uma organização.


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