A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)

2 Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)
Objetivos: 1. Conhecer os principais conceitos acerca da gestão de processos 2. Relacionar a gestão de processos com a estratégia da organização num ambiente em mudança 3. Entender a importância dos indicadores 4. Entender o significado do ciclo de vida dos processos e seu impacto nas organizações

3

4

5 O termo processo possui várias definições, todas análogas e complementares entre si:
Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado. Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para a organização. Uma série de etapas criadas para produzir um serviço ou bem. (Maranhão, Muriti; Macieira, Maria E.B.O Processo Nosso de Cada Dia. São Paulo: Qualitymark, 2003, p.13.)

6 OS PROCESSOS SEGUNDO UMA VISÃO ESQUEMÁTICA: principais elementos
Pessoas e recursos executando atividades ENTRADAS SAÍDAS Fornecedor Usuário REQUISITOS

7 O Exército possui muitos processos. Alguns exemplos:
Planejamento Estratégico Preparo da Força Emprego da Força Gestão Orçamentária Gestão do Pessoal Ciência e Tecnologia Logística ...

8 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ENTRADAS SAÍDAS PESSOAS e RECURSOS FORNE-CEDORES USUÁRIOS - Equipe de planejamento competente -Metodologia do SIPLEx -Sistema de informações ... Planejamento Estratégico - Objetivos estratégicos Diretrizes estratégicas Metas estratégicas ... -CF 88 -LC 97, 117 -PDN, PMD, EMD, DMD - Diretriz do Cmt EB ... REQUISITOS

9 O que significa desempenho para sua Organização ?

10 Desempenho é o mesmo que resultado ?
Desempenho = resultado / meta

11 Desempenho Sustentável: essa é a parte difícil do negócio.
Sem dúvida, é um desafio apresentar bons resultados durante alguns anos. Mas o verdadeiro desafio é criar uma cultura organizacional que possa apresentar desempenho consistente ano após ano. Desempenho Sustentável: essa é a parte difícil do negócio.

12 O desempenho sustentável, superior, pode ser entendido como uma função de dois elementos:
1º Elemento: processos que gerem resultados coerentes com a missão da organização. 2º Elemento: processos que cuidem da saúde dos processos que geram os resultados, com ênfase na melhoria da forma pela qual o trabalho é realizado.

13 ASSIM COMO AS PESSOAS, PROCESSOS POSSUEM SINAIS VITAIS.
SÃO OS INDICADORES.

14 Eficiência, eficácia e efetividade
Recursos Medida da eficiência Processo Resultados Medida da eficácia Impactos no tempo Medida da efetividade

15 Quais indicadores sua organização monitora para saber o estado de saúde dos processos mais importantes?

16 Exemplos de possíveis indicadores:
- de resultado do Planejamento Estratégico no período : Número de objetivos estratégicos atingidos - de impacto desse processo: Aumento do poder de dissuasão do Exército

17 ASSIM COMO AS PESSOAS, OS PROCESSOS POSSUEM UM CICLO DE VIDA.

18 O ciclo de vida dos processos organizacionais
3 DESEMPENHO P D C A 2 1 Gestão dos Processos TEMPO (Conceitos da disciplina Mudanças e Estruturas Organizacionais, da Profa Sandra R.R.Klosovski, da Fundação Getúlio Vargas.)

19 ASSIM COMO AS PESSOAS, AS ORGANIZAÇÕES ENFRENTAM MUDANÇAS.

20 CULTURA ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA ESTRUTURA TECNOLOGIA ALGUNS FATORES GERADORES DE MUDANÇAS MISSÃO CONJUNTURA EQUIPES ORÇAMENTO CULTURA ORGANIZACIONAL

21 O efeito das mudanças no ciclo de vida dos processos organizacionais
? DESEMPENHO TEMPO

22 O efeito da gestão de processos no desempenho sustentável
A despeito das mudanças, algumas organizações integram o novo e o diferente, criam novos métodos de ação e padrões, sobrevivem e crescem. DESEMPENHO Gestão de Processos TEMPO

23 PARA ENFRENTAR AS MUDANÇAS AS ORGANIZAÇÕES TRAÇAM ESTRATÉGIAS.
ALGUNS PROCESSOS SÃO VITAIS PARA A EXECUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS.

24 Uma boa imagem vale mais que...

25 VEJAMOS AS PRINCIPAIS IDÉIAS DO FILME GOL

26 Muitas vezes as equipes e organizações não são claras sobre suas metas e prioridades. Ou existem metas demais, ou elas mudam freqüentemente, ou apenas elas não existem.

27 Na maioria dos casos elas não são comunicadas
Na maioria dos casos elas não são comunicadas. Só porque os líderes sabem o que querem alcançar não significa que a linha de frente, onde a ação realmente acontece, saiba quais são as metas.

28 Há várias razões que explicam por que as pessoas muitas vezes não se sentem comprometidas com as metas mais importantes, mas a principal é que elas não se sentem parte do sistema. Elas não estão emocionalmente conectadas com as metas.

29 As pessoas podem até saber quais são as metas e maiores prioridades, podem até se comprometer, mas não sabem o que fazer com essas informações. Muitas pessoas não sabem o que devem fazer para ajudar a organização a alcançar suas metas.

30 Resumidamente, isso é o que chamamos de lacuna na execução.
Uma coisa é ter grandes estratégias e metas, outra é executá-las.

31 É alcançado por meio de uma brilhante execução da estratégia”.
“O sucesso de uma organização não é alcançado por meio de uma brilhante estratégia. É alcançado por meio de uma brilhante execução da estratégia”. “Na verdade, a execução da estratégia é mais importante do que a estratégia em si.” (Conceitos extraídos da obra de Robert Kaplan & David Norton)

32 ALGUNS PROCESSOS SÃO VITAIS PARA A EXECUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS.

33 As equipes de sua Unidade conhecem os objetivos e as metas estratégicas da organização?

34 O Sr. conhece os processos que impactam decisivamente no desempenho de sua Organização ?

35 Objetivos e produtos do PGP

36 Objetivos e produtos Identificar ao macroprocessos (MP) e processos (P) essenciais do Exército Mapear os MP e P essenciais Documentá-los Modelo de mapeamento dos MP Banco de MP e de P

37 Impactos esperados

38 O impacto do projeto no desempenho sustentável
nº CICLO 3º CICLO DESEMPENHO 2º CICLO 1º CICLO DE APRENDIZADO Gestão de processos e melhoria transformadora TEMPO

39 O impacto do projeto na estratégia
Metas estratégicas 2015 METAS METAS SUPERIORES = DESEMPENHO SUPERIOR Metas estratégicas 2011 Metas estratégicas 2007 DESEMPENHO

40 CONCLUSÃO

41 Então, a questão é que para alcançar metas que nunca foram atingidas antes, nós precisamos começar a fazer coisas que nunca foram feitas antes.

42 ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)


Carregar ppt "ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google