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Processo Finalístico Manutenção

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Apresentação em tema: "Processo Finalístico Manutenção"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Finalístico Manutenção
Gestão por Processos Apresentação do Case MP Logístico Processo Finalístico Manutenção

2 Sumário Introdução Conceito de processo
Visão vertical e Visão horizontal II. Desenvolvimento O Macroprocesso - desdobramento O processo escolhido A lógica de funcionamento dos processos Metodologia proposta III. Conclusão Debates

3 ALGUMAS DEFINIÇÕES DE PROCESSO
FONTE BIBLIOGRÁFICA DEFINIÇÃO DE PROCESSO NORMA NBR ISO 9000:2000 Conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). IDEF – Integration Definition for Modeling of Process Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado. Michael Hammer Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para o cliente. Thomas Davenport Ordenação específica das atividades de trabalho, no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados. Rohit Ramaswamy Seqüências de atividades que são necessárias para realizar as transações e prestar o serviço. Dainne Galloway Seqüência de passos, tarefas ou atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída e adiciona valor às entradas.

4 As organizações, mesmo as pequenas, têm uma rede de processos
É de pouca relevância prática analisarmos um processo isoladamente. As atividades que ocorrem nas organizações compõem- se de uma REDE de processos. Mesmo em níveis setoriais há uma grande quantidade de processos interconectados, com ocorrência seqüencial ou concorrente, cada um influenciando os outros.

5 QUAL A CONDIÇÃO PARA OBTENÇÃO DE PROCESSOS EFICIENTES E EFICAZES?
A REDE DE PROCESSOS INTERNOS DEVE FUNCIONAR HARMONIOSAMENTE, TENDO COMO OBJETIVO ESSENCIAL A SATISFAÇÃO DO CLIENTE DO PRÓXIMO PROCESSO

6 CATEGORIAS DE PROCESSOS
Processos Finalísticos: Processo associado às atividades-fim da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus clientes\ usuários. Processos de Apoio: Processos que dão suporte a alguma atividade-fim da organização, tais como: gestão de pessoas, gestão de material e Gestão de TI. Processos de Gerenciais: Processos de informação e decisão necessária para coordenar as atividades de apoio ao processos Finalísticos. Por ex.: planejamento da gestão, gestão de processos e gestão da coordenação e controle organizacional.

7 DECOMPOSIÇÃO DE PROCESSOS
Todo processo está inserido em um processo maior e pode ser decomposto em outros processos ENTRADAS SAÍDAS Macroprocesso Processos Subprocessos

8 A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Abordagem: Funcional x Por Processo

9 A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
A abordagem funcional Representada pelos organogramas permite verificar como está organizada as funções e permite visualizar estrutura hierárquica. Visão vertical A abordagem funcional leva a uma visão prioritariamente vertical da organização.

10 A abordagem funcional Visão vertical GAB DPG DA

11 A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
A abordagem funcional – de forma prioritária: - A informação só entra e sai pelo topo; Pontos de conflitos nas interfaces das funções; Gargalos de informação; - Os gerentes têm dificuldade de enxergar as interfaces; - A comunicação e escassa (pouco feedback); Os interesses e as motivações são das pessoas são funcionais; Pouco foco no cliente. - Muitas atividades que não agregam valor.

12 A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
A abordagem por processos Implica em se buscar uma forma de melhor desempenhar o trabalho pela sinergia dos diversos processos que geram os produtos e serviço que atendem a missão da organização. São nos processos que estão as melhores oportunidade de melhoria do desempenho da organização. Visão horizontal A abordagem por processos leva a uma visão prioritariamente horizontal da organização

13 ... A visão horizontal SISLOG RH MELHOR DESEMPENHO DO PESSOAL
EFICIÊNCIA EFICÁCIA NOS PRODUTO DO SISLOG Logísitica Tecnologia da Informação AUMENTO DA EFICIÊNCIA DOS PROCESSO DO SISLOG

14 Abordagem por processo- de forma prioritária:
Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho; Auxilia a implementar a estratégia organizacional porque enfoca os processos críticos; Procura conferir agilidade e simplicidade as atividades; Da mais efetividades à organização pela possibilidade de promover a melhoria dos processos e medir seus desempenho; Permite uma visão mais integrada da organização; Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a visualização das competência que se precisa ter.

15 MELHORA O ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO Vista de produtos/serviços
Vista da Organização Vista de dados Vista de processos Vista de funções Vista de produtos/serviços

16 Tripé para operacionalizar o PGP
Gerenciamento de Processos Conceito Metodologia Tecnologia

17 MACROPROCESSO LOGÍSTICA

18 DESDOBRAMENTO DO MACROPROCESSO LOGÍSTICA

19 DESDOBRAMENTO PROCESSOS FINALÍSTICO MNT / SUP DO SISLOG

20 PROCESSOS FINALÍSTICO MNT / SUP DO SISLOG
Subprocesso Finalístico Subprocesso Apoio Missão Subprocesso Gerencial São subprocesso alinhados para produzir o desempenho do processo finalístico Mnt / Sup do SISLOG.

21 Não alinhado a está lógica...
Subprocesso Finalístico Subprocesso Gerencial Missão Subprocesso Apoio ... Tem com resultado: Produz profissionais trabalhando mal; gera erro; não atendem as necessidades do cliente; e gera reclamação e insatisfação.

22 Lógica de funcionamento dos processos
INDICADORES (SMDO/BSC) Mnt/Sup A * Orçamentário TI Missão Mnt/Sup B * * * Mnt/Sup C *

23 Os indicadores dos processos devem estar integrados no SMDO

24 Critério para seleção de processos

25 Não atende a logística de funcionamento do processo ...
Orçamentário Ilhas de Processos A Mnt/Sup A Missão Orçamentário Ilhas de Processos B Mnt/Sup B Missão

26 Como fazer o estudo de processos?
METODOLOGIA

27 METODOLOGIA

28 Navegação no Software de AMP e no Sistema ARPO

29 Conclusão -Debates


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