A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04"— Transcrição da apresentação:

1 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04 Prof. Rosângela Kronig

2 Informação Processos

3 Empresa T.I. Realidade Fatos Tratamento Estruturação Automatizada
Informação DADOS T.I. Estruturação Automatizada Negócios O maior desafio é capturar a informação junto as áreas de negócio, transformá-la em dados para que o computador consiga manipula-la e ao final do processo, traduzir o dado obtido em informação novamente. Ciclo que envolve os dados, a sua transformação em informação, a consequente estruturacão em sistemas e a interação da área TI. A área responsável por fornecer a infra-estrutura necessária é a Área de Informática, oferecendo sistemas efetivos que atendam ao máximo o negócio. É necessária a utilização de uma metodologia que oriente as empresas na construção de modelos de negócios que representem o conhecimento obtido; e, a partir daí, mostrar como esses modelos de negócios serão transformados em estruturas de bancos de dados. Sistemas de informação são formados pela combinação estruturada de vários elementos, organizados da melhor maneira possível, visando atingir os objetivos da organização. São integrantes dos sistemas de informação: a informação (dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos ( pessoas que coletam, armazenam, disseminam e utilizam informações, as tecnologias (hardware e software) e as práticas de trabalho( métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades) DEVELOPERS ABRIL/1999 N.32 Sistemas de informação computadorizados contribuem para mudanças na empresa através de automação de mais tipos de trabalho, desde guiar máquinas até transmitir informações dentro da organização O S.I. ajudar a reagir aos concorrentes, clientes, fornecedores e mudanças sociais e tecnológicas em um ambiente dinâmico e fluido. Em face às mudanças externas e problemas organizacionais, novos sistemas e tecnologias podem ser necessários ou sistemas antigos podem ser modificados. Utilização Decisões Sistemas de Informação Mercado Fonte de Vantagem Competitiva

4 Informação estratégica
A informação competitiva, ou informação estratégica, é necessária para criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência Em toda empresa, as informações se interligam, não permanecendo isoladas em um determinado setor; As informações não produzem resultados se isoladas em órgãos

5 Informação estratégica
Necessidade de interligação de todas as informações para que se obtenha uma visão corporativa, para mostrar a empresa como ela é. VISÃO POR PROCESSOS PROCESSO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO FABRICAÇÃO PROCESSO ADMINISTRAÇÃO R.H. E M P R S A DEPTO

6 O que é processo ? Processo é um método particular de fazer alguma coisa, geralmente envolvendo pessoas, sistemas, etapas e operações Qualidade e custo são pré-requisitos existenciais básicos. Velocidade, flexibilidade e inovação são os desafios.

7 Informação estratégica
Visão por Função Diretoria Vendas Oficina Peças Admin. Controle Qualid.. Produção Tesou- raria

8 Visão Funcional da Empresa
Foco na eficiência dos departamentos. Prejuízo pelas barreiras de comunicação entre os departamentos. Um resultado que é bom para um departamento, nem sempre é bom para outro departamento da empresa.

9 Visão Funcional da Empresa
Falta cooperação efetiva entre as áreas; A hierarquia de funções estabelece um modelo rígido de administração, permitindo a independência administrativa das áreas funcionais, que se por um lado facilita a gestão de recursos, por outro permite a formação e silos; Sistemas de informação fragmentados

10 Visão Tradicional Área Funcional A Área Funcional B Área Funcional C
A hierarquia de funções estabelece um modelo rígido de administração, permitindo a independên cia administrativa das áreas funcionais, que se por um lado facilita a gestão de recursos, por outro permite a formação e silos Falta colaboração efetiva entre as áreas funcionais

11 Abordagem por Processo
Ordenação específica das atividades com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados.

12 Abordagem por processo
Processo é um conjunto de atividades com INÍCIO E FIM que gera coletivamente VALOR para um CLIENTE fluxo de atividades que agregam valor Necessidades do Cliente Satisfação do Cliente

13 Visão por Processos Foco no resultado da cadeia.
Redução nas barreiras de comunicação criadas pela estrutura potencializando o serviço oferecido pela empresa.

14 Abordagem por Processo
Área Funcional A Área Funcional B Área Funcional C Área Funcional D

15 Desenvolvimento de mercado
Visão por Processo EMPRESA Pesquisa e Desenvolvimento Marketing Fabricação Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Função Processo

16 Processos Gestão por Processos
Cada departamento cuida apenas de suas atividades, executando funções restritas sem a visão geral das influências que tais atividades têm sobre a totalidade do sistema logístico. Processos

17 Processos Empresariais
Os processos empresariais refletem as maneiras específicas pelas quais as organizações coordenam o trabalho, a informação e o conhecimento. Os processos empresariais bem desenvolvidos e executados podem tornar a organização mais eficiente e competitiva. Processo de negócio: modo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valor Laudon&Laudon, 2003

18 Administrar Financeiro
Exemplo de Processos Como organizar os Processos da Empresa??? Prospecção/ Fidelização Especificar Produto Vender Produtos Operacionalizar Administrar Financeiro

19 Como Organizar os processos de uma empresa?
Exemplo de Processos Como Organizar os processos de uma empresa? Estruturando os Processos Especificar Produtos Vender Produtos Operacionalizar

20 Fabricação e produção: Montagem do
Processos de negócios Fabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compra • Vendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, venda Laudon&Laudon, 2003

21 Exemplo: Processamento de pedidos
Processos de negócios Exemplo: Processamento de pedidos • Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento • Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Laudon&Laudon, 2003

22 Processos de negócios e sistemas de informação
O processo de processamento de pedidos Laudon&Laudon, 2003

23 Visão por Processos do Negócio -
Montagem da Arquitetura de Negócio (Cadeia de Valor), que representa o desenho da operação empresarial. A análise estruturada das atividades a partir da Cadeia de Valor permite melhor compreender o comportamento dos custos, tempos e qualidade dos processos, facilitando a detecção e a implementação das possibilidades de melhorias.

24 Arquitetura de Negócio - Estruturação
Cadeia de Valor (Michael Porter) Cadeia de Valor (Michael Porter) Fornecedor Cliente

25 Arquitetura de Negócio - Estruturação
Processo chave(Core process) – é o agrupamento de atividades associadas à cadeia de produção dos serviços e produtos da empresa. Processo suporte – é o agrupamento de atividades que provêm recursos para a execução dos processos chave e outros processos de suporte.

26 Elementos de um Processo
Produto Serviço Informação Insumo Políticas E Regras Dono do Processo Fornecedor Cliente Executores / Participantes Recursos Tecnologia da Informação

27 Hierárquica dos Processos

28 Hierarquia do processo
Macroprocesso Sub-processos Atividades

29 Hierarquia do processo
Macroprocessos: são as atividades-chave necessárias para administrar e/ou operar uma organização. Subprocessos: agrupamento de atividades de um macro processo do negócio correspondente a cada uma das etapas do ciclo de vida do macro processo.” Atividades : as ações necessárias para produzir um resultado particular.”

30 Decomposição Macroprocessos Subprocessos Atividades Procedimentos
Tarefas

31 Modelo do Negócio Representa os macroprocessos e
CHAVE Fases Macro Processos mercado produto vendas produção APOIO mate -riais finan -ças recs. human. informá -tica Planeja- mento Infra- estrutura Incorpora- ção Administra- Desincorpo- ração Controle Representa os macroprocessos e subprocessos da empresa

32 Representar junto às atividades
DADOS ENVOLVIDOS UNIDADES ORGANIZACIONAIS RESPONSÁVEIS REQUISITOS DE QUALIDADE MÓDULOS SISTÊMICOS

33 Matriz Arquitetura da Informação
OBJETIVO PERMITIR UMA VISÃO ESTRUTURADA E ABRANGENTE, ATRAVÉS DE UMA FRAMEWORK, DAS INFORMAÇÕES QUE SÃO CRIADAS E UTILIZADAS AO LONGO DOS SUBPROCESSOS, ESTABELECENDOA CADEIA DE VALÔRES DA INFORMAÇÃO.

34 Arquitetura da Informação
Arquiteturas Assuntos de Informação Processos Esta matriz fornece as interações entre os processos do negócio e suas necessidades de informações, indicadas por cria’s (C) e usa’s (U), estabelecendo uma maneira de permitir que os requisitos de informação do negócio estejam alinhados com suas atividades.

35 Arquitetura da Informação
Arquiteturas C = Cria U = Usa Controle Receita ASSUNTO Plano Venda Canal Venda Controle Estoque Serviços Adm. Cliente Faturamento Expedição Pedido PROCESSO Planej. Vendas C U U U U Gerenciamento Vendas c U U Serviço Cliente C U U U Atende Pedido U U C U U U C Faturamento U U C Limite de Crédito U U U U Estoque Prod.Acabado U U C Apuração Receita U U C Distribuição Produto U U U C Controle de Vendas U C Estatística de Vendas U U U C

36 MPE- Modelagem de Processos Empresariais
Entendimento dos processos do negócio, seus relacionamentos, estruturados em uma visão top/down até um nível que permita a perfeita compreensão do negócio e das informações necessárias para conduzi-lo.


Carregar ppt "7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google