A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A abordagem do sistema da qualidade automotivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A abordagem do sistema da qualidade automotivo"— Transcrição da apresentação:

1 A abordagem do sistema da qualidade automotivo
ISO TS 16949:2002 A abordagem do sistema da qualidade automotivo

2 ISO TS 16949:2002 É baseada nos oito princípios da gestão da qualidade apresentados na norma NBR ISO 9001:2000: - Foco no cliente - Liderança - Envolvimento - Abordagem por processos - Abordagem Sistêmica - Melhoria Contínua - Tomada de Decisões baseada em fatos - Benefícios mútuos aos fornecedores

3 Foco no cliente: é de importância fundamental satisfazer as necessidades dos clientes e expectativas ao longo do tempo, já que a razão da existência de organizações são os clientes.

4 Liderança: Os líderes, como responsáveis pelos objetivos e rumos de uma organização, devem criar condições necessárias para o envolvimento de todas as pessoas para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos.

5 Envolvimento pessoal: as organizações são formadas por diversas pessoas que se encaixam nos vários níveis hierárquicos, e cada uma delas dispõe de habilidades e competências específicas. Portanto, o envolvimento das pessoas é um fator estratégico para a obtenção de uma sinergia que resultará em benefícios para a organização.

6 Abordagem por processos: Se as atividades e o inter-relacionamento das atividades são vistos como um processo, os objetivos planejados pela organização são alcançados com maior eficácia e eficiência.Devemos conhecer e gerenciar os processos da organização.

7 Abordagem sistêmica: Identificação, compreensão e gestão dos processos e suas interfaces promovem um resultado eficaz na obtenção dos objetivos. Ou seja , controlamos e melhoramos os processos de forma integrada , para obter resultados para o negócio.

8 Melhoria Contínua: O sistema de gestão da qualidade de uma organização deve possuir as condições necessárias para promover a melhoria contínua do seu desempenho de maneira permanente.

9 Tomada de decisões baseadas em fatos: decisões tomadas com base em análise de dados reais obtêm resultados com maior eficácia.

10 Benefícios mútuos na cadeia de fornecimento: a organização e seus fornecedores são interdependentes, estabelecimento de um relacionamento que traga benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos agregar valor, e conseqüentemente atingir os objetivos para a satisfação do cliente final.

11 Alguns aspectos fundamentais:
Necessidades estruturais da organização para sua operacionalização; Objetivos da organização; Características específicas dos produtos fornecidos; Processos aplicados em todo ciclo do produto; Tamanho e complexidade da estrutura da organização; Diversificação dos requisitos específicos dos clientes.

12 Abordagem com enfoque nos processos
Determinar indicadores mensuráveis e objetivos para a monitoração de desempenho; Identificar e implementar os processos necessários para as operações da empresa; Estabelecer as Entradas e Saídas de casa processo; Delegar responsabilidade e autoridade sobre cada processo; Mapear as interações existentes entre os processos; Aplicar técnicas de análise para detectar falhas nos processos; Estratégias para gerenciamento e melhoria nos processos.


Carregar ppt "A abordagem do sistema da qualidade automotivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google