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EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais

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Apresentação em tema: "EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais
Universidade de Mogi das Cruzes Teorias e Estruturas Organizacionais Profa. Ms. Maria Tereza Grimaldi Larocca JANICE ZAMBON TORRES JULIANA DIAS DOS SANTOS MARÇAL FONSECA JOSILDA APARECIDA DO NASCIMENTO VALÉRIA RODRIGUES DOS SANTOS WAGNER APARECIDO VIANA PERON

2 ESTRUTURA DO TRABALHO Origem e Conceito Pilares do Empowerment
Diferenças entre as organizações Vantagens e Desvantagens do modelo Regras antes de delegar Conclusão

3 ORIGEM E M P O W E R M E N T “EMPODERAMENTO”
“DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE”, “DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER PELOS VÁRIOS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO”. E M P O W E R M E N T surgiu na década de 80 influenciado pelos modelos de gestão implantados a partir da década de 20 (Taylor, Ford, Elton Mayo.)

4 CONCEITO EMPOWERMENT É UM MODELO DE GESTÃO
Baseia na delegacão de poder e autonomia dos funcionários Dar às pessoas o PODER e a AUTONOMIA necessários para que tomem as decisões adequadas aos objetivos da empresa Para Chiavenatto, o empowerment é uma ação que permite melhorar a qualidade e a produtividade do produto/serviço, uma vez que favorece a criação de relações de confiança entre vários níveis da empresa.

5 PILARES PODER – MOTIVAÇÃO DESENVOLVIMENTO -LIDERANÇA
dar PODER às pessoas DELEGAR autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização; CONFIAR nas pessoas, dar-lhes liberdade e AUTONOMIA DE AÇÃO. PODER MOTIVAR as pessoas e continuamente; RECONHECER o bom desempenho; Festejar as metas alcançadas; RECOMPENSAR os resultados alcançados. MOTIVAÇÃO O empowerment é baseado em 4 pilares: PODER – MOTIVAÇÃO DESENVOLVIMENTO -LIDERANÇA

6 PILARES DESENVOLVIMENTO LIDERANÇA
dar RECURSOS às pessoas para CAPACITAÇÃO e DESENVOLVIMENTO pessoal e profissional; ENSINAR – criar novos talentos na empresa. DESENVOLVIMENTO Proporcionar a LIDERANÇA na organização; definição de OBJETIVOS e METAS e avaliação de desempenho; LIDERANÇA

7 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS ORGANIZAÇÕES COM E SEM EMPOWERMENT

8 VANTAGENS Foco no cliente e no resultado;
Principais vantagens de se ter o empowerment como um modelo de gestão na empresa: Foco no cliente e no resultado; Pessoas que acreditam nos resultados da empresa; Direção alinhada às metas e aos objetivos estratégicos da organização; Responsabilidade e comprometimento com valores; Tomada de decisão mais rápida; Operacionalização da visão e missão da empresa em curto espaço de tempo.

9 DESVANTAGENS Fragilidade no controle das decisões tomadas;
Como qualquer outro modelo de gestão, o empowerment tem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de optar por este modelo: Fragilidade no controle das decisões tomadas; Trabalhadores escolhidos podem não se sentirem preparados para realizar as tarefas e tomar decisões; Sabotagem: executivos e gestores com freqüência ainda que inconscientemente, podem sabotar os trabalhos. Incompreensão sobre o modelo: a maior parte dos gestores não sabe de fato o que significa “motivar” as pessoas, e com isso, pode distorcer a essência do modelo;

10 REGRAS ANTES DE DELEGAR
Antes de delegar, o gestor deve perguntar a si mesmo as questões abaixo e definir QUAIS, QUANDO E PARA QUEM as tarefas devem ser delegadas. Veja: 1º O que eu estou fazendo que não precisa ser feito? (Comentário: Se não precisa ser feito então ninguém deve fazer.) 2º O que eu estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa? (Comentário:Essa é a mais importante pergunta, relacione e delegue aos competentes.) 3º O que eu estou fazendo que apenas eu posso fazer? (Comentário:Não delegue nunca, esse é o seu trabalho.) 4º O que eu deveria fazer que não estou fazendo? (Comentário: Deixe a preguiça de lado e faça uma troca pelas tarefas que delegou.)

11 O EMPOWERMENT é um modelo de gestão indicado para o uso nas empresas, e, se bem aplicado, pode trazer grandes benefícios como ENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES, AGILIDADE NO PROCESSO DECISÓRIO, VERSATILIDADE NA TOMADA DE DECISÕES, entre outros. Vale lembrar, que este modelo não tem o mesmo efeito em organizações centralizadoras, uma vez que a delegação de poder diminui o controle sobre as decisões tomadas. Estimula o ESPÍRITO EMPREENDEDOR pois ao delegar as responsabilidades, o funcionário sente-se o “DONO DO NEGÓCIO”. CONCLUSÃO

12 “Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram".
(Grahan Bell) PENSAMENTO


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