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Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.

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1 Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011

2 Módulo II Cultura Organizacional e Liderança – Bibliografia Organizational Culture and Leadership Edgar H. Schein Jossey-Bass Publishers

3 Cultura Organizacional Porque precisamos entender as culturas – A análise da cultura consegue explicar problemas graves na empresa (problemas de comunicação, falta de espírito de equipe, etc.) – A análise da cultura é necessária para entender como as novas tecnologias afetam e são afetadas pelas organizações

4 Cultura Organizacional Porque precisamos entender as culturas – A análise da cultura é necessária no gerenciamento de empresas em vários países, regiões de características diferentes – O aprendizado, o desenvolvimento e as mudanças planejadas de uma empresa não podem ser entendidas sem considerar a cultura como a principal fonte de resistências às mudanças.

5 Cultura Organizacional – Aspectos relacionados com cultura: Comportamentos regulares na relação entre as pessoas – Linguagem, tradições e rituais Normas do Grupo Valores adotados Filosofia formal Regras do jogo Ambiente – Layout, interação com clientes, fornecedores, colegas

6 Cultura Organizacional – Aspectos relacionados com cultura: Modos de pensar, modelos mentais e paradigmas Modos de lidar com problemas Símbolos: como as pessoas se descrevem

7 Cultura Organizacional CULTURA é um padrão de pressupostos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu na medida em que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerado válido e portanto para ser ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas. Edgar Schein Organizational Culture & Leadership

8 Os níveis da Cultura – Artefatos: fáceis de ver, difíceis de entender. Linguagem, layout, produtos, tecnologia, vestuário, ritos, comportamentos – Valores adotados: demonstra o que a organização quer ser – Pressupostos básicos: credos, verdades, percepções, pensamentos e sentimentos

9 Os níveis da Cultura – Criação/Mudança de Cultura Pressuposto básico do líder é assumido pelo grupo e passa a ser um pressuposto básico compartilhado.

10 Cultura Organizacional – Sobrevivendo e se adaptando ao ambiente externo Pressupostos básicos compartilhados sobre: – Missão e estratégia – Metas – Meios para se atingir as metas – Medições – Correções

11 Cultura Organizacional – Gerenciando a integração interna Criação de uma linguagem comum. Comunicação Definindo castas e critérios de inclusão e exclusão Distribuindo poder e status Desenvolvendo normas de intimidade, amizade e amor Definindo prêmios e punições Explicando o inexplicável: ideologia e religião

12 Cultura Organizacional – Pressupostos sobre Realidade Moralismo x Pragmatismo – Pressupostos sobre Tempo Monocrônico x Policrônico – Pressupostos sobre Espaço Distância Íntima Distância Pessoal Distância Social Distância Pública

13 Cultura Organizacional – Pressupostos a Natureza do Ser Humano Bom x Ruim – Pressupostos sobre a Atividade Humana Fazer x Ser – Pressupostos sobre o Relacionamento Humano Individualidade x Grupo Emocional x Frio Específico x Generalista

14 Cultura e Liderança – Cultura e Liderança são duas faces da mesma moeda: os líderes primeiramente criam uma cultura quando criam a organização. Uma vez existente, a cultura determina os critérios de liderança e então determina quem irá ou não ser líder na organização – O ponto crítico para os líderes é que se eles não tiverem consciência da cultura na qual eles estão envolvidos, a cultura os gerenciará. Entender cultura é bom para todos mas é ferramenta básica para líderes que efetivamente desejam exercer bem o seu papel.

15 Cultura e Liderança A diferença entre líderes e administradores / gerentes é que os líderes criam ou alteram culturas.

16 Cultura e Liderança – De onde vêm as culturas Dos credos, valores e pressupostos dos fundadores Do aprendizado conseguido com as experiências ocorridas durante a evolução da organização Novos credos, valores e pressupostos trazidos por novos membros ou líderes do grupo

17 Cultura e Liderança – Como nascem as culturas O fundador tem uma idéia de negócio Ele junta um pequeno grupo que acredita que ele dará certo A empresa começa a se estruturar e esse grupo vai ganhando companheiros Quem não se adapta, nem compartilha das idéias é facilmente excluído do grupo.

18 Cultura e Liderança – Como o líder transmite a cultura O que o líder presta atenção, mede e controla. Como o líder reage nas crises e problemas. Critérios de alocação de recursos escassos Como ele desempenha o papel de treinador e professor Critérios de alocação de prêmios e status Critérios de recrutamento, seleção, promoção, punição e demissão

19 Cultura e Liderança – Como mudam as culturas Empresa já estabelecida (adulta) Criação de subculturas – Diferenciação funcional/ocupacional – Descentralização geográfica – Diferenciação por produto, mercado ou tecnologia – Divisionalização – Diferenciação por hierarquização – Aquisições, fusões, joint ventures, alianças estratégicas – Grupos estruturais de oposição

20 Mudança de Cultura – A dinâmica da mudança Texto sobre Sistemas Humanos 3 Fases – Descongelamento – Reestruturação Cognitiva – Congelamento

21 Sistemas Humanos Todos os sistemas humanos procuram manter o seu equilíbrio e procuram maximizar sua autonomia perante o meio ambiente. A segurança, o crescimento e a sobrevivência de todos é conseguida através da manutenção da integridade do sistema face as mudanças de ambiente que constantemente causam vários graus de desequilíbrio. A função das estruturas cognitivas como os conceitos, credos, atitudes, valores e pressupostos é organizar a massa de estímulos vindos do ambiente, dar lógica a eles e prover então aos membros do grupo um senso de sentido e previsibilidade aos membros do grupo. O conjunto de pressupostos compartilhados por um grupo ou organização tem esta função de dar estabilidade e de dar sentido às coisas. A evolução da cultura é portanto um dos meios nos quais o grupo ou organização preserva sua integridade e autonomia, se diferencia do ambiente e de outros grupos e portanto dá ao grupo uma identidade.

22 Mudança de Cultura – Descongelamento Maus resultados (desequilíbrio) Conexão dos maus resultados com metas e objetivos (Ansiedade / Culpa) Segurança psicológica de que podemos melhorar os resultados sem perder a identidade ou integridade

23 Mudança de Cultura – Reestruturação Cognitiva Tentativa e erro Redefinição de conceitos Lento e Gradual Mudança de comportamento

24 Mudança de Cultura – Congelamento Bons resultados Relacionamento entre os novos comportamentos e conceitos com os resultados obtidos

25 Mudança de Cultura – Mecanismos de Mudança Empresa jovem – Mudanças incrementais através da evolução – Mudança provocada por terapia organizacional – Mudança através da promoção de híbridos

26 Mudança de Cultura – Mecanismos de Mudança Empresa adulta – Mudança através de promoções sistemáticas de subculturas específicas – Mudança planejada através do desenvolvimento de novos projetos e a criação de estruturas paralelas de aprendizado – Descongelamento e mudança através de sedução tecnológica

27 Mudança de Cultura – Mecanismos de Mudança Empresa Madura ou em Declínio – Mudança através de inserção de elementos de fora do ambiente – Descongelamento através de escândalos ou derrubada de mitos – Mudança através de Viradas de Mesa – Mudança através de persuasão forçada – Destruição e renascimento

28 Sua Cultura – Descreva características de sua cultura – Quem são os líderes – Que aspectos na sua opinião devem ser reforçados na cultura da sua empresa – Quais deveriam ser mudados

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