A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio Colégio Estadual Rubem Berta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio Colégio Estadual Rubem Berta."— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio Colégio Estadual Rubem Berta

2 Introdução ‘’Eu não odeio matemática , mas também não a amo’’.
Eu acredito que a matemática está presente em várias coisas da vida , e não somente na matéria de matemática. ‘’Eu não odeio matemática , mas também não a amo’’. As questões de matemática que eu sei fazer eu gosto e faço com prazer , mas as que eu não sei fazer me irritam mas então eu busco entendimento com a professora , com colegas , ou olhando no caderno. Este trabalho me proporcionou uma oportunidade de fazer uma crítica e uma reflexão sobre a matemática.

3 sumario Provas Trabalhos Meus métodos de estudo
Matemática nas outras matérias Aulas extras do Enem Atividade extra disciplinar de matemática e literatura Aulas Professora autoavaliação

4 provas P¹ Matrizes: 1

5 A P¹ eu achei bem fácil , me dei bem:compreendi perfeitamente a matéria.
Na prova tinham 6 questões, mais o sudoku. A questão que eu achei mais fácil foi a 1: Era a mais simples, e as questões que eu achei mais difíceis foram a 5 :

6 A nota que eu tirei na P¹ foi 8.0
E a 6: Que eu demorei para pegar o jeito. A questão 6 foi dada no caderno como um ‘’exemplo legal’’ no dia E todas as questões que tinham na prova, já tínhamos feito no caderno antes. A nota que eu tirei na P¹ foi 8.0 Os meus erros desta prova (e da grande maioria) é a falta de atenção,nervosismo e sinais que tenho bastante dificuldade

7 A questão 5 errei sinal, e eu sei que apesar de eu ter dificuldade em sinal se eu tivesse estudado mais essa poderia ter sido uma questão que eu teria acertado! E o sudoku eu não fiz por falta de tempo,enrolei nas questões e não sobrou tempo para o sudoku O recadinho da prova eu adorei:

8 P² Multiplicação de matrizes:

9 A P² foi dividida em duas provas uma ,das matrizes com 14 questões mais o sudoku e a outra do Unibanco com 15 questões. A prova de matrizes eu fui bem, as questões que eu errei foram pelos mesmos motivos da outra. E a do Unibanco tava um pouquinho complicada pois era de prestar muita atenção e tinham questões de geometria como essa: Que são difíceis!

10 P³ Determinantes de Matrizes:
A P³ tinha 9 questões mais o sudoku e eu a considerei complicada pois a matéria envolve muitos cálculos principalmente as matrizes de ordem 3. Confesso também que quando comecei a fazer a prova fiquei com um pouco de priguiça de fazer as de ordem 3.Essas contas no meu caderno chegavam a ocupar ate meia folha do caderno de tão cumprida que elas são.

11 Minha nota dessa prova também não foi nada agradável tirei 3,0, que é uma nota horrível me envergonhei de verdade desta nota,porque sei que eu deveria ter estudado mais! A questão 1a) era bem fácil ,era de ordem 2 Eu acho que o meu erro das questões de ordem 3 é que eu me perco na hora de multiplicar as matrizes.Na hora de fazer linha vezes coluna são tantos números que acabo me perdendo e se eu prestasse mais atenção acho que conseguiria fazer.

12 Trabalhos T¹ Mensagem codificada:

13 Eu adorei esse trabalho porque é diferente ,é divertido,envolvente e bem legal de fazer é a matemática vista de uma outra forma. Fizemos esse trabalho em dupla para entregar no mesmo período, todos gostaram e a turma toda fez o trabalho sem esitar. O melhor de tudo é a forma divertida que vem um pontinho extra para nós!

14 Matrizes: Este trabalho foi um pouco mais complicado mas também fácil. Tínhamos que fazer questões que já sabíamos fazer , era como se fossem questões do caderno só que em forma de trabalho. Era em grupo e a data de entrega era dia

15 Questão 1: A questão 1 deveríamos criar uma mensagem codificada , uma frase que passasse para as pessoas alguma mensagem , e a que ficasse melhor seria postada no blog do colégio. Criamos uma matriz quadrada 5x5 e a nossa mensagem era:’’existem pessoas que não precisam do seu dinheiro,da sua inteligência, ou da sua beleza,precisam apenas da sua solidariedade

16 Na questão 2 tínhamos que escolher e resolver questões de livro.
Foi bem fácil também não tivemos dificuldades. As questões eram de mesmo sentido que as do caderno.

17 A nossa nota foi 1,7 de 2,0 acertamos todas as questões .
Questão 3: A questão 3 nós deveríamos procurar questões de vestibulares e resolver. E essas foram as questões mais complicadas de se resolver mas nos conseguimos as questões que conseguimos são elas uma da Ulbra e a outra da Puc. A nossa nota foi 1,7 de 2,0 acertamos todas as questões .

18 Meus métodos de estudo O meu principal modo de estudar para a matéria de matemática é alguns dias antes da prova abrir o caderno na matéria que vai cair na prova olhar, entender , escolher questões mais fáceis e mais difíceis e refazê-las . Olhar prestar atenção fazer um resumo daquilo que é o básico para mim saber resolver as questões como as formulas. Isso me ajuda bastante e a nota que eu vou ganhar na prova depende do quanto eu vou estudar!

19 Rascunhos de estudo para prova
Folha 3 Folha 1 Folha 2

20 Matemática nas outras matérias
. A matemática esta presente também nas outras matérias colegiais como:física e química , nessas outras matérias ela é mais básica aparecendo em formas de divisão,multiplicação,adição e subtração mas que se juntando com as formulas das outras matérias ficam muito difíceis.Ou as vezes complicadas que acabamos tendo de nos lembrar de coisas que aprendemos no ensino fundamental, eu por exemplo tive que me lembrar como se resolviam divisões com virgulas que já não me lembrava mais as vezes acabamos nos esquecendo ate por causa da nossa ‘’amiga’’ calculadora.

21 Matemática na física: Nesta prova as questão eram de conversão , de soma,multiplicação,divisão,e subtração e a própria matéria dependia de umas 3 formulas cada uma aplicadas de uma maneira. Esta prova tinha que calcular: tempo gasto,distancia em metros,velocidade em km/h e m/s,velocidade media, quilômetros percorridos e velocidades constantes.

22 Matemática na química:
Esta prova de química são 4 as formulas. Só usamos a química no começo da questão porque depois é só matemática mesmo .É basicamente divisão e multiplicação. Uma prova com 5 questões só uma era de conceito o restante todo era de cálculos com formulas. São tantos zeros , virgulas , unidades que a maioria acabam se perdendo na matéria.E tudo isso exige também muita atenção.

23 Aulas extras do enem Ganhamos do colégio e do Unibanco uma aula extra do enem para nos nos prepararmos melhor para a prova. Teremos mais aulas , mas na primeira aula fizemos duas questões :uma de geometria e a outra de gráfico. Nessa aula aproveitamos para tirar duvidas mais freqüentes de geometria (principalmente)e de gráficos. Acho que esta aula ajudou bastante pessoas como eu que tem dificuldades principalmente em geometria.

24 Questão geometria: Questão Explicação e conceitos de resolução

25 Questão gráfico: Esta questão era só prestar atenção e analisar para achar a resposta.É uma questão bem simples, mas tem que saber analisar direito com muita atenção para não cair nas pegadinhas!

26 Atividade interdisciplinar de matemática e literatura
Esta é uma ficha de leitura para responder baseando-se na obra literária:Gota d’água com data de entrega para o dia ,que as professoras Ivalcir e Aline deram para nós respondermos. Eu não entendi o que que tem a ver com matemática ,mas como eu acredito que tudo envolva a matemática isso só pode ser uma surpresa reservada ao futuro. Eu já li o livro e mesmo assim achei essa ficha como disse a sora Aline : Que na nossa língua de aluno quer dizer: difícil

27 aulas As aulas de matemática na turma 200 são enérgicas.Os alunos são um pouco preguiçosos em relação a fazer os exercícios solicitados. O método que eu percebi de trabalho da professora é: explicação,exercícios (classificados em : exemplos legais,românticos,desafios entre outros.)temas , trabalhos e provas. As aulas são agitadas ,mas de grande aproveitamento. A professora nos da varias oportunidades de pontinhos extras, idéias extraordinárias para criar dinâmicas diferentes para aula. Apesar de nem sempre a matéria ser legal ou fácil as aulas de matemática se superam entre outras por não serem monótonas. Confesso que nem todas as aulas de matemática que freqüentei foram empolgadas até porque esse trimestre tivemos aulas extras de matemática por falta de professor e chegou uma hora que eu fiquei ‘’saturada ‘’ de números não agüentava mais números na minha frente.Mas nada que algumas dinâmicas não mudem o humor matemático.

28 Professora A minha professora de matemática, esta mesmo que esta lendo este slide eu acho ela incrível , doida (pelo fato de acreditar que a matemática é a sua vida),inteligente,legal,agitada e matematicamente matemática. A Aline Bonna é uma grande professora ama o que faz e acho que por isso exerce tão bem sua profissão.Acho que quando a pessoa ama o que faz, faz com mais vontade. Ela é alegre , compreendi seus alunos e suas necessidades. Ela explica a matéria de uma forma clara , e parece que os números aparecem como mágica na cabeça dela porque quando ela passa exercícios faz de cabeça. Para ela parece que a matemática é mágica e tudo que envolve números para ela é uma alegria!

29 Autoavaliaçao De uma nota de 1 á 10 eu me daria 5.Pois eu não me dou muito bem com números e tenho dificuldades em cálculos muito grandes. Mas acho que nas provas não me dou bem porque falta estudo, eu sou consciente de que se eu não estudar vou mal, mas coisa que eu nunca consegui foi ficar horas estudando: começo e depois de algum tempo acabo me distraindo e começo a viajar e me perco dos números. Não tenho muita dificuldade de aprendizagem,vejo uma vez a matéria e já consigo compreender. Acho que ‘’a matemática e eu nos damos bem mas , não gostamos muito de andar juntas’’

30 Nome: M200 Professor(a): Aline de Bonna Data: Disciplina: Matemática


Carregar ppt "Portfólio Colégio Estadual Rubem Berta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google