A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representantes de Deus em uma missão importante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representantes de Deus em uma missão importante"— Transcrição da apresentação:

1 Representantes de Deus em uma missão importante
PROFETAS MAIORES Representantes de Deus em uma missão importante Um profeta entre os exilados Unidade III

2 Introdução Ezequiel, um profeta que teve como tema principal de suas mensagens a queda de Judá e o seu cativeiro como medida necessária para a correção do povo antes que a apostasia se tornasse generalizada e permanente sobre a nação.

3 Capítulo 1 – Os tempos de Ezequiel
Ezequiel, um profeta que viveu o exílio junto como povo e Judá e que teve a maior parte de suas visões e experiências próximas às margens do rio Quebar, no território da Babilônia, profetizou para toda nação judaica. 1.1 – O livro de Ezequiel O livro de Ezequiel, embora sofra algumas contestações, é reconhecido como sendo de sua própria autoria devido principalmente à menção de seu nome em diversos capítulos.

4 Capítulo 1 – Os tempos de Ezequiel
1.2 – O cenário político e histórico Profetizou um julgamento vindouro a Judá aproximadamente seis anos antes da invasão de Jerusalém e da destruição do templo. 1.3 – As datas das visões de Ezequiel Diferentemente dos livros de Isaías e Jeremias, com poucas exceções, está em ordem cronológica, por isso há mais facilidade para vincular suas visões as datas e a determinado acontecimentos. 1.4 – A política de Ezequiel Quase todos os acontecimentos políticos do ministério de Jeremias foram vistos por Ezequiel, entre eles, a queda de Nínive, a morte de Josias em Megido, coroação de Jeoacaz, ocupação do posto de rei vassalo do Egito por Jeoaquim e sua submissão à Babilônia, rebeliões e deportação para Babilônia.

5 Capítulo 1 – Os tempos de Ezequiel
1.5 – A vida Espiritual de Judá e de sua liderança A visão de Ezequiel a respeito dos acontecimentos em Judá era extremamente sacerdotal. Para ele, tudo o que estava ocorrendo tinha relação com a espiritualidade da nação.

6 Capítulo 2 – Um chamado longe de casa
Ezequiel, um profeta que teve oportunidade de sentir a manifestação divina e perceber Sua glória antes de iniciar seu ministério. 2.1 – O profeta Ezequiel Ezequiel – cujo nome significa “Deus fortalece”, nasceu durante o reinado de Josias, cento e vinte anos depois do inicio do cativeiro de Israel pelo povo assírio. 2.2 – A chamada de Ezequiel e sua missão A chamada para a atuação profética de Ezequiel, um fato acontecido na Babilônia, ocorreu quando ele, próximo ao rio Quebar, teve um visão assustadora de seres estranhos.

7 Capítulo 3 – O juízo contra Judá e Jerusalém
O livro de Ezequiel é uma obra que, além de registrar parte da história de um povo e a misericórdia de Deus sobre esse, permite ao cristão a aprendizagem de diversas e importantes lições. 3.1 – Os juízos de Iahweh O tempo final dos judeus em suas terras estava se aproximando e Ezequiel, já em solo estrangeiro, foi chamado para profetizar sobre os iminentes acontecimentos que levariam o povo a sofrimentos em decorrência dos pecados cometidos. 3.1.1 – O sinal do tijolo com relevos 3.1.2 – O profeta deitado e amarrado com cordas 3.1.3 – O racionamento de alimentos e água 3.1.4 – A preparação de alimentos imundos 3.1.5 – O corte de cabelos

8 Capítulo 3 – O juízo contra Judá e Jerusalém
3.2 – Um pecado detestável A prática da idolatria, um dos pecados mais condenados por Deus, foi a principal causa do castigo infligido a Judá. 3.3 – Os anjos de Deus Ezequiel, teve outra visão que mostrava seis executores que, embora chamados de homens, devem ser entendidos como anjos responsáveis pelo julgamento divino da liderança transviada de Jerusalém e do povo.

9 Capítulo 3 – O juízo contra Judá e Jerusalém
3.4 – A glória de Deus Ezequiel contemplou Iahweh retirando Sua glória de sobre Jerusalém e do tempo por causa da idolatria e se afastando para as montanhas. 3.5 – A falsa esperança do remanescente Em meio à situação dramática de Judá, um grupo que havia ficado em Jerusalém acreditou que faziam parte da elite espiritual que daria continuidade à nação de Israel e que seriam poupados da punição.

10 Capítulo 3 – O juízo contra Judá e Jerusalém
3.6 – A teimosa incredulidade de Judá Após diversas tentativas inúteis para mudar o coração da nação, Ezequiel anunciou o trágico fim de Jerusalém através de duas dramatizações que significava o exílio e o desespero. 3.7 – A responsabilidade Individual Muitos judeus, devido ao padecimento que estavam vivendo, começaram a se esquiva de qualquer tipo de responsabilidade, principalmente os exilados que atribuíam aos antepassados a culpa pelo castigo. 3.8 – O fim da oportunidade para Judá A última profecia de Ezequiel, antes da queda de Jerusalém, foi a informação de que não haveria mais tempo para arrependimento e que, portanto, as punições destinadas a Judá e Jerusalém já eram inevitáveis.

11 Capítulo 4 – Um novo êxodo para Israel
Aqui verificaremos as novas mensagens profetizadas para os cativos, a promessa de um novo líder para governar seu povo e a restauração espiritual de Israel. 4.1 – Uma nova mensagem para os cativos Após a queda de Judá, o profeta iniciou uma nova fase de seu ministério, com advertências de Iahweh sobre a sua responsabilidade como atalaia de transmitir fielmente a mensagem divina.

12 Capítulo 4 – Um novo êxodo para Israel
4.2 – Um verdadeiro líder para governar A esperança de retorno do cativeiro para Judá começou a ser infundida através da promessa de novos e justos pastore que seriam dados a eles. 4.3 – A restauração espiritual de Israel Ezequiel teve a visão de um vale cheio de ossos secos de pessoas que posteriormente começavam a se mexer e a serem revestidos de pele.

13 Capítulo 5 – A restauração de Israel
Verificaremos as questões sobre o templo, a glória de Iahweh, o culto e a partilha de terras para as tribos do Senhor durante o milênio. 5.1 – O templo Os últimos capítulos de Ezequiel tratam especificamente de uma visão referente a um novo templo, à volta dos sacrifícios e à edificação de um enorme muro. 5.2 – A glória de Iahweh Faltava esclarecer um importante assunto sem o qual nada daquela coisas vista fariam sentido: A Glória de Deus 5.3 – O culto e a nova partilha para as tribos Além das visões anteriores sobre o milênio,Ezequiel pôde prever também o culto a Deus no período vindouro e a nova partilha de terras para tribos do Senhor.


Carregar ppt "Representantes de Deus em uma missão importante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google