A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes"— Transcrição da apresentação:

1 Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes
CIBI BRASIL Lição 11 – EBD 12 de dezembro de 2010 Miquéias Pr. José Tomaz R. Lima

2 TEXTO ÁUREO “Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado. ” Miquéias 3.8

3 PROPÓSITO DA LIÇÃO Estudar as palavras proféticas de Miquéias contra os líderes políticos e religiosos de seu tempo; Recordar que o Senhor sempre defendeu a justiça social e a integridade da vida.

4 Contexto Histórico Mensagem de julgamento, visando a conversão antes da queda; Pregação em nome do Soberano; O povo e os líderes não queriam ouvir esta mensagem; Para poder cumprir o seu chamado, Miquéias precisou “encher-se do Espírito Santo” Sem autoridade espiritual, a mensagem divina não pode ser pregada.

5 Vamos conversar? Qual a diferença entre a pregação no esforço humano e na força do Espírito Santo? Ilustração sobre o profeta Miquéias

6 Introdução O capítulo 3 começa com uma repreensão aos governantes (reis) e aos profetas: Embora o pecado seja de todo o povo, Deus deseja tratar especificamente com os líderes, que foram colocados por Ele para conduzir o povo e praticar a Justiça.

7 1 – Mensagem aos governantes
A) não conheciam a justiça – odiavam o bem e amavam o mal; Invertiam os valores e princípios estabelecidos na Palavra de Deus; B) eles usavam perversamente o direito e o poder de decisão; A insensibilidade, ganância e ambição não tinha limites; Arrancavam a pele do povo, sem dó.

8 Vamos conversar? E hoje, como estão os líderes da nossa nação?
Temos uma clara percepção de que realmente amamos o bem e odiamos o mal? Isso é determinante para a prática da verdadeira justiça?

9 2 – Mensagem aos profetas
Eram encarregados de falar ao povo, da parte de Deus; A) Falsos profetas fizeram o povo desviar-se dos caminhos do Senhor; B) eles se deixaram comprar, buscando a recompensa material, o ganho fácil, viraram profissionais; C) Se tornaram advinhos – aos invés de buscar a mensagem do Senhor; D) Profetizam o que lhes convinha, uma falsa sustentação para a fé das pessoas;

10 Vamos conversar? Nós, povo de Deus, somos capazes de suportar algumas mensagens que não soa tão bem aos nossos ouvidos; Se existe o profeta que fala o que o povo quer ouvir, será que não é porque tem gente que só ouve o que gosta – e “paga” por isso?

11 Vamos conversar? Em qualquer patamar (função) que Deus nos colocar, temos valorizado a vida dos outros, respeitando-os e promovendo o bem-estar deles? Em outras palavras: temos servido?

12 Conclusão A situação do povo era deplorável;
Os reis e profetas se afastaram do Senhor; As repreensões do Senhor nunca são infundadas; Sempre haverá conseqüências desastrosas, pois os juízos de Deus virão! Miquéias falou o que Deus mandou.


Carregar ppt "Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google