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A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof. Juliana Grigoli
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Weber e a Sociologia da Religião
Teoria Sociológica II Weber e a Sociologia da Religião Weber – pensador que pensa a sociologia como um campo do conhecimento capaz de tecer análises sobre a sociedade tendo como eixo a análise da moral da convicção. Nesse sentido, a análise da moral da convicção leva, assim, a uma sociologia da religião. O que leva uma pessoa a cometer ou não uma violência? Qual é o significado da expressão – “oferecer a outra face” ?
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Teoria Sociológica II O pacifismo por convicção só se explica dentro de uma concepção global de mundo. O pacifismo do cristão só é inteligível, isto é, adquire seu verdadeiro sentido com referência à idéia que ele tem da vida, e aos valores supremos aos quais ele adere. Para ser compreendida, toda a atitude exige a percepção da concepção global da existência que anima o ator e na qual ele vive. Esse é o pressuposto argumentativo que justifica o desenvolvimento dos estudos de Weber no campo da sociologia da religião.
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Teoria Sociológica II A pergunta chave é? Em que medida as concepções religiosas têm influenciado o comportamento econômico das diferentes sociedades? Weber demonstra que: A conduta dos homens nas diversas sociedades só pode ser compreendida dentro do quadro da concepção geral que esses homens têm da existência. Os dogmas religiosos e sua percepção fazem parte desta construção construção de mundo.
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Teoria Sociológica II É preciso entendê-los para compreender as condutas nos âmbitos – individual e coletivo e assim entender as escolhas de uma sociedade em relação a adoção de um determinado modelo econômico. Em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber afirma que as concepções religiosas são, efetivamente, um determinante da conduta econômica, e, em conseqüência, uma das causas das transformações econômicas da sociedade. Assim, deduzimos que:
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Não há um capitalismo, mas capitalismos.
Teoria Sociológica II “(...) as pesquisas sociológicas sobre a religião se tornam ao mesmo tempo pesquisas relativas à sociologia econômica e política e à sociologia da moral” (FREUND, p.130) Uma das teses centrais de Weber em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, está na afirmação: Não há um capitalismo, mas capitalismos. Existe um modelo, e existem as adaptações relativas a esse modelo.
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Teoria Sociológica II Em que sentido? “(...) Toda a sociedade capitalista apresenta singularidades que não encontramos em outras sociedades do mesmo tipo.” (ARON,p.492) Por isso, Weber define um tipo ideal de capitalismo, da seguinte forma: Capitalismo – definido pela existência de empresas, tem como meta o lucro acima de tudo sendo que a forma de obter esse lucro está fundamentado na organização racional do trabalho e da produção.
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O que caracteriza o capitalismo para Weber?
Teoria Sociológica II O que caracteriza o capitalismo para Weber? Desejo de acumular sempre.....cada vez mais. Sem ter uma forma de produção altamente definida. Quais foram os aspectos que possibilitaram a emergência dessa forma de pensar? Compreendida a partir do estabelecimento de uma relação causal entre as condições sociais e religiosas no sentido de estabelecer uma explicação sobre à formação do capitalismo do tipo ocidental.
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Um dos recursos metodológicos utilizados por Weber foi perguntar:
Teoria Sociológica II Um dos recursos metodológicos utilizados por Weber foi perguntar: Em que medida uma atitude particular em relação ao trabalho, determinada por crenças religiosas teria constituído o fato diferencial, presente no ocidente e inexistente em outras regiões? Tese principal de Weber em – A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo:
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A adequação do espírito capitalismo e do espírito do protestantismo.
Teoria Sociológica II A adequação do espírito capitalismo e do espírito do protestantismo. Portanto, podemos deduzir que: Há uma afinidade entre uma certa visão de mundo e determinado estilo de atividade econômica. Distinção entre a religião orientada pela convicção da salvação e a religião fundamentada em rituais ou da lei que aceita o mundo e tenta adaptar-se. Confucionismo chinês X Protestantismo - Calvinismo
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3- Deus criou o mundo para a sua glória.
Teoria Sociológica II A ética protestante mencionada por Weber é basicamente a concepção calvinista, resumida em cinco proposições: 1- Existe um Deus absoluto, transcendente, que criou o mundo e o governa, mas que não pode ser percebido pelo espírito finito dos homens. 2- Esse Deus todo poderoso e misterioso predestinou cada um de nós à salvação ou à condenação, sem que por nossas obras, possam modificar esse decreto divino. 3- Deus criou o mundo para a sua glória. 4- O homem que será salvo ou condenado, tem dever de trabalhar para a glória de Deus, e de criar seu reino sobre a terra.
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O que é o desencanto do mundo? Passagem da magia a racionalidade.
Teoria Sociológica II 5- as coisas terrestres, a natureza humana, a carne, pertencem a ordem do pecado e da morte; a salvação só pode ser um totalmente gratuito da graça divina. O que é o desencanto do mundo? Passagem da magia a racionalidade. Dos ritos mágicos aos ritos de salvação.
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Religiões Pagãs Catolicismo Protestantismo Lutero Catolicismo
Teoria Sociológica II Religiões Pagãs Catolicismo Protestantismo Lutero Catolicismo Protestantismo Calvino Puritanismo Inglês Metodista Anabatismo Quaker Batista
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Teoria Sociológica II
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