Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Universidade Federal do Rio Grande
Instituto de ciências humanas e da informação Curso de Biblioteconomia Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ciência da Informação Docente : Renata Braz Acadêmicas: Daniele Monteiro Elisandra Berté Marilene Marcon
2
A CONTRIBUIÇÃO DOS WIKIS COMO FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO
NO SUPORTE À GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
3
Claudio Henrique Schons
Formação: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
4
Artigo publicado na revista Informação & Sociedade em maio/agosto de 2008.
5
Objetivo: Apresentar a contribuição dos wikis frente a gestão do conhecimento nas organizações.
6
O que são wikis? Correspondem a páginas web abertas onde colaboradores podem criar, gerenciar e publicar conteúdos,tornando-se uma plataforma com ênfase para a interatividade e colaboração.
7
A tecnologia WIKI foi criada por Ward Cunningham em 1995, que tinha como intuito desenvolver uma ferramenta em qualquer usuário,mesmo sendo leigo em ferramentas computacionais,pudesse inserir dados através da WEB e alimentar uma base comum de dados vitais de forma colaborativa.
8
Metodologia: exploratório e natureza qualitativa, pautado
É um artigo de revisão, de caráter exploratório e natureza qualitativa, pautado na literatura científica especializada da área de Administração e Ciência da Informação buscando garantir os subsídios teóricos necessários para a fundamentação do referido estudo.
9
A partir do estudo comparativo,o autor, adota o MediaWiki como modelo de aplicação wiki por ser considerado o mais sofisticado para atuar no suporte a gestão da informação.
10
Justificativa: Na medida em que as organizações perceberam a importância do conhecimento como elemento capaz de agregar valor competitivo ao negócio, surgiu a preocupação em geri-lo adequadamente.
11
As rápidas mudanças e crescente competição global trouxeram as organizações um ambiente extremamente turbulento e competitivo. Os WIKIS tem se destacado em permitir que as organizações aumentem os processos ligados ao conhecimento.
12
A colaboração dos wikis nas organizações...
Os wikis, dinamizam fluxos nas esferas intra e interorganizacional amparados pela tecnologia das redes de computadores, promovendo assim uma maior interatividade entre todos os membros da cadeia produtiva,ampliando os horizontes do conhecimento.
13
O MEDIAWIKI: Baseia-se no conceito de software livre com licença GNU e GPL; Linguagem PHP para processar e apresentar dados armazenados em seu banco de dado; Possibilita fácil navegação; Implementação e manutenção com baixo custo; Por ter a mesma estrutura da Wikipédia, é bastante conhecido, sendo, portanto, umas das aplicações wikis mais populares.
15
Resultado Com as organizações percebendo os benefícios gerados pelos wikis, atuando em todos processos da Gestão do Conhecimento, o uso do conceito wiki no meio organizacional tem sido cada vez mais difundido.
16
Wikis na pratica .... Na Novell (2007) foi implementada uma plataforma wiki para o compartilhamento e criação de conhecimento entre clientes e parceiros. Internamente a mesma plataforma wiki desenvolvida atua como um espaço de colaboração e repositório de conhecimento organizacional.
17
A Intel desenvolveu em 2005 o Intelpedia para o uso de mais de 100
A Intel desenvolveu em 2005 o Intelpedia para o uso de mais de funcionários. Em 2006, após completar um ano de vida, páginas foram criadas e aproximadamente colaboradores se registraram. Em média, a plataforma recebeu acessos e 150 edições por dia.
18
Na Hering, foi implementada a tecnologia wiki primeiramente apenas para o pessoal de Tecnologia da Informação construindo-se uma grande enciclopédia técnica.
19
Considerações finais:
Na visão de Terra e Gordon (2002), a evolução do conhecimento depende do trabalho coletivo e não individual. Isto porque o conhecimento é visto como uma construção social e está vinculado a participação humana.
20
O conhecimento coletivo, fruto do compartilhamento de conhecimentos individuais, representa algo melhor do que a soma desses conhecimentos em separado.
21
Por tanto quando se criam ambientes de colaboração esses conhecimentos até então mantidos isolados, podem ser compartilhados coletivamente e facilmente categorizados visando sua recuperação no futuro.
22
Por fim o autor ressalta que a importância do estabelecimento de uma cultura organizacional que apóie a produção colaborativa, impregnando o sentido de colaboração entre os participantes, tornando-os engajados a um propósito comum.
23
Referencia: SCHONS ,Claudio Henrique Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.2, p , maio/ago. 2008
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.