A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências do Ambiente Março/ 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências do Ambiente Março/ 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências do Ambiente Março/ 2012
Meio Ambiente Ciências do Ambiente Março/ 2012

2 Meio Ambiente Conceitos básicos
É o conjunto de fatores físicos, químicos e bióticos ao qual, cotidianamente, nos referimos como natureza. Em outras palavras, é o lugar em que vivemos, do qual depende nossa sobrevivência e o qual nos envolve e nos cerca, um meio extremamente dinâmico.(Braga et al, 2005)

3 É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (Lei 6938/ 1981). Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos e bióticos. Inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e próprios os seres vivos que coabitam no mesmo ambiente, que é chamado de (biótopo.)

4 Meio Ambiente Classificação
MEIO AMBIENTE NATURAL É aquele que antes mesmo do surgimento da humanidade já existia. Inclui os recursos naturais, como o solo, a água, o ar, a flora e a fauna, e a correlação recíproca de cada um destes elementos com os demais. MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL De certa forma, vem em contraponto à noção da classe de meio ambiente natural. Afinal a própria compreensão do que pode vir a ser o termo "artificial", já denota ser um bem que não se harmoniza com a idéia implícita ao "natural". De uma maneira mais direta, os estudiosos costumam vincular o meio ambiente artificial aos bens ambientais que foram modificados pelos seres humanos. Constituído pelos edifícios urbanos, que são os espaços públicos fechados, e pelos equipamentos comunitários, que são os espaços públicos abertos, como as ruas, as praças e as áreas verdes. Embora esteja mais relacionado ao conceito de cidade, também abarca a zona rural, referindo-se simplesmente aos espaços habitáveis, visto que nele os espaços naturais cedem lugar ou se integram às edificações urbanas artificiais. Informações em: e Lei 6938/1981

5 Meio Ambiente Classificação
MEIO AMBIENTE CULTURAL É aquele que, pela sua natureza peculiar, é mais valorizado pelo sua natureza cultural. Geralmente, os estudiosos associam o meio ambiente cultural ao meio ambiente artificial que detenha valor histórico, cultural, estético, artístico e paisagístico. Por exemplo, os lugares, objetos e documentos de importância para a cultura, quanto o imaterial, como idiomas, danças, cultos religiosos e costumes de uma maneira geral. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO É considerado uma extensão do conceito de meio ambiente artificial. Integrado pelos fatores que se relacionam às condições do ambiente de trabalho, como o local de trabalho, as ferramentas, as máquinas, os agentes químicos, biológicos e físicos, as operações, os processos, a relação entre trabalhador e meio físico. Informações em: Lei 6938/1981

6 Poluição Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:     a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população;     b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;     c) afetem desfavoravelmente a biota;     d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e     e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos. (Lei 6938 / 1981)


Carregar ppt "Ciências do Ambiente Março/ 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google