A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um espaço especial Pentateuco Unidade III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um espaço especial Pentateuco Unidade III"— Transcrição da apresentação:

1 Um espaço especial Pentateuco Unidade III
Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento Um espaço especial Unidade III

2 Introdução Esta unidade propõe estudar dois grandes temas do Pentateuco, o Tabernáculo, e os Sacerdotes.

3 Capítulo 1- A Casa de Deus
Um lugar pensado por Deus não só para servi-Lo como também para promover a comunhão entre os israelitas. 1.1- A construção do tabernáculo O projeto foi dado por Deus ao seu servo Moisés. Nesse projeto, havia as medidas e detalhamentos específicos como as repartições que deveria haver e o tipo de material a ser utilizado 1.2- As finalidades do Tabernáculo Revelava o propósito especial de Deus de fazer notória a sua presença e despertar seu povo para um relacionamento no qual houvesse uma íntima comunhão entre o povo e Seu Deus.

4 Capítulo 2- O significado Espiritual do Tabernáculo
Estudaremos os aspectos simbólicos dessa organização religiosa, verificando a simbologia presente nas divisões do santuário, nos móveis, nas cores das cortinas e cobertas e nos materiais empregados em sua construção. 2.1- O simbolismo das partes do Tabernáculo O Tabernáculo era dividido em três partes: Átrio, Lugar Santo e Santo dos Santos. Essas partes, de acordo com o livro de Hebreus, são alegorias de realidades espirituais ao plano da salvação. 2.2 – O simbolismo dos móveis do Tabernáculo Havia sete móveis no Tabernáculo: o Altar do Holocausto, a Pia de Bronze, o Altar do Incenso, a Mesa dos Pães, o Candelabro, a Arca da Aliança e o Propiciatório.

5 Capítulo 2- O significado Espiritual do Tabernáculo
2.3 – Simbolismo dos materiais do Tabernáculo Não podemos garantir o significado de todos esses elementos, porém temos diretrizes para fazermos um entendimento mais geral acerca desses valores simbólicos.

6 Capítulo 3 – Os Homens com Uniforme Branco
Abordaremos o perfil da linhagem sacerdotal, o comportamento ético dos sacerdotes e, por sim, o exercício da sua vocação ministerial. 3.1 – A linhagem sacerdotal Os sacerdotes procederam de uma família específica, a família de Arão, logo todos os seus descendentes seriam sacerdotes, já o restante dos homens da tribo seriam levitas. 3.2 – O comportamento ético dos sacerdotes Os levitas, antes de serem ministros, deveriam ser bons israelitas, deveriam seguir as orientações explicitadas no pacto, deveriam viver para a glória de Deus. 3.3 – A importância do exercício da atividade sacerdotal O exercício do ministério sacerdotal foi um dos maiores destaques no seio da nação israelita.

7 Capítulo 4 – Os Valores Espirituais dos Sacerdotes
O sacerdócio, é rico em representações das quais podem ser extraídas várias lições para serem aplicadas à realidade atual, à vida do cristão e ao próprio ministério. 4.1 – Simbolismo relacionados à condição física do sacerdote ( seu corpo) Deus recomenda que homens levitas com problemas físicos não fossem separados para o exercício do sacerdócio. 4.2 – Simbolismo relacionados às roupas dos sacerdotes Essas vestimentas, consideradas sagradas, eram utilizadas com a finalidade de destacar as características daquele ministério.

8 Capítulo 4 – Os Valores Espirituais dos Sacerdotes
4.3 – Símbolos a partir da família do sacerdote Os sacerdotes deveriam observar algumas normas com relação ao seu casamento. Primeiro, deveriam casar com mulheres da tribo de Levi, isto é, da sua própria tribo. Segundo, as escolhidas tinham de possuir honra e dignidade. Terceiro, deviam tomar cuidado para que o procedimento dessas mulheres não fosse promíscuo ou leviano.


Carregar ppt "Um espaço especial Pentateuco Unidade III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google