A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SINAL DO BRONCOGRAMA AEREO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SINAL DO BRONCOGRAMA AEREO"— Transcrição da apresentação:

1 SINAL DO BRONCOGRAMA AEREO
SINAL DO BRONCOGRAMA AÉREO = OPACIDADE ALVEOLAR (bronco= brônquio, grama= imagem). Dá para ver brônquio dentro do pulmão? Não, só dá para ver vasos. Não dá para ver brônquio porque brônquio tem ar e o alvéolo tem ar, então não tem contraste. No sinal do broncograma aéreo você vê brônquios. Então, quando você tiver o sinal do broncograma aéreo, ou seja, quando você ver brônquio dentro de uma opacidade, quer dizer que essa opacidade é alveolar. Os alvéolos estão doentes, e por isso, o brônquio normal apareceu. Muitas pessoas falam que broncograma aéreo é pneumonia! Mas não é!!!! Broncograma aéreo é ver opacidade alveolar. Da opacidade alveolar, a mais comum é a pneumonia.

2 Essa opacidade chama pneumonia, uma infecção do pulmão
Essa opacidade chama pneumonia, uma infecção do pulmão. Tem pus no pulmão. Dentro de uma pneumonia (há vários tipos) estamos vendo vários brônquios desenhados com ar. Um monte de riscos pretos são brônquios, são ar. Esse brônquio que está aparecendo não está doente, é o brônquio normal (já tinha ar, mas agora apareceu porque envolta dele não tem mais ar, então fez contraste – chama-se sinal do broncograma aéreo). Em uma tomografia é mais fácil entender, observem: Aqui nessa tomografia mostra o brônquio normal ( ) que normalmente não aparece, e mostra o brônquio que foi desenhado uma opacidade em volta dele ( ) que acabou aparecendo na tomografia, justamente por essa opacidade fazer contraste com ele. Isso chama sinal do broncograma aéreo, e esse sinal diz que a opacidade é alveolar. Como alveolar? O pulmão tem 2 compartimentos: alveolar e intersticial (alveolar é o espaço aéreo, intersticial é o tecido que está no meio). Uma opacidade pode ser alveolar ou intersticial. Quando ela é alveolar, a doença é alveolar, aparece o broncograma aéreo. Por quê? Porque o brônquio está normal, tem ar no brônquio e tem ar no alvéolo, não aparece nenhum nem outro, fica tudo preto. Se você pegar um pulmão doente, você enche o alvéolo de pus, o brônquio que já estava lá aparece por causa do contraste. Isso se chama broncograma aéreo.

3 Nessa opacidade alveolar não tem como saber se é pus. Por quê
Nessa opacidade alveolar não tem como saber se é pus! Por quê? Pus tem densidade de partes moles, e se o paciente, por exemplo, foi tomar café com leite e aspirou o café com leite que também tem densidade de partes moles, não dá para diferenciar. Então não dá para olhar para essa opacidade e logo dizer que é pneumonia, porque você não está vendo pus. Está vendo uma opacidade com densidade de partes moles. Poderia ser até suco de laranja, hemorragia pulmonar... então quando você estiver diante de um broncograma aéreo, você está diante de uma opacidade alveolar, não está diante de uma pneumonia. Depende da clínica do paciente, por exemplo, vai que ele tem febre, tosse, escarro com pus e o hemograma dele deu que seus leucócitos aumentaram, daí sim pode ser que seja pneumonia. Já, se o paciente sofreu um acidente de automóvel, daí vai ser hemorragia pulmonar. Se o paciente for um idoso que sofreu um derrame, um AVC, e tem um distúrbio de deglutição, então ele aspirou um líquido, ou aspirou comida.

4 Opacidade alveolar sem sinal do broncograma aéreo
Numa opacidade alveolar, pode o pus que está no alvéolo escorrer para o brônquio e aí não vai ter o broncograma aéreo. Não vai ter broncograma aéreo, mas não é por isso que não vai deixar de ser opacidade alveolar. Mas sempre que tiver broncograma aéreo, com certeza será opacidade alveolar. Outra característica da opacidade alveolar é que ela é homogênea, é lisa. Por quê? Porque o alvéolo que era ar ficou com partes moles, ficou homogêneo. Não tem ar no meio. O alvéolo está obliterado, é uma das características da opacidade alveolar. Opacidade alveolar sem sinal do broncograma aéreo Broncograma com opacidade alveolar

5 OPACIDADE INTERSTICIAL
O exemplo para a opacidade intersticial é o chocolate Suflair (se chama aerado, porque tem ar dentro, existe um espaço aéreo). Essas paredes de dentro do chocolate suflair são o intersticio (ao contrário do chocolate maciço que não tem ar, perdeu a aeração). Assim são esses pulmões, pois apesar da opacidade, ainda tem ar dentro deles, porque essa opacidade não envolveu o espaço aéreo, a aeração do pulmão está preservada. Um MACETE ótimo para diferenciar opacidade alveolar de opacidade intersticial: fazer a pergunta – isso aqui tem como ser comparado com um chocolate suflair? Se não tiver como comparar, não pode ser intersticial. Então, ou você tenta comparar com um pedaço de chocolate maciço ou com um pedaço de chocolate suflair.

6 Opacidade Intersticial Reticular
 As lesões de opacidade intersticial tem vários aspectos, podem ser formadas por um aspecto reticular, uma rede como essa imagem acima, uma rede de opacidade; pode ter um aspecto nodular ou um aspecto misto reticulo-nodular ou linhas, ou combinações variáveis disso. Mas, o fato é que dentro da opacidade intersticial ela tem aeração. Dentro de uma opacidade alveolar ela não tem aeração.

7 Opacidade intersticial nodular

8 PNEUMONIA O que é pneumonia? É uma inflamação do tipo infecção. É um processo de infecção do pulmão que pode ser causada por bactérias (pneumonia bacteriana), por vírus (pneumonia viral), por protozoários ou por fungos (pneumonia fungica). A mais comum é a pneumonia bacteriana ou a viral. Qual o papel da radiografia na pneumonia? Ver a localização da lesão, o tamanho da lesão (extensão) e identificar as complicações da lesão. Para que serve uma radiografia no caso de uma pneumonia? Serve para ver o local, a extensão e as complicações dessa pneumonia Você não pode dizer que é uma pneumonia somente olhando pela radiografia, porque ela é inespecífica, é preciso ver a história clínica do paciente. Olhando a radiografia só posso dizer que ela apresenta uma opacidade alveolar. Poderia ser um tromboembolismo pulmonar, ou uma hemorragia pulmonar, qualquer coisa com densidade de partes moles. Se eu suspeitar que o paciente está com pneumonia, ou seja, é um paciente com febre, tosse, piorou a 2 dias, tem escarro com catarro, daí peço uma radiografia. Agora, se o paciente está com dispnéia súbita (falta de ar) daí vai ser um tromboembolismo pulmonar (TEP). O que é um abcesso? É uma cavidade infeccionada. A pneumonia é uma infecção que não fez uma cavidade, ela está infiltrada no pulmão, então se você dá antibiótico, ela melhora. Mas por que melhora? Por exemplo, a pneumonia mais comum causada por estreptococo, quando você dá amoxicelina, se esse estreptococo for sensível à amoxicelina, haverá a cura da pneumonia porque a amoxicelina chega pelo sangue, independente de você tomar um comprimido ou fazer via intravenosa, ou seja, dará certo porque uma pneumonia é um tecido perfundido. Já em uma abcesso não adianta dar antibiótico porque ele não vai chegar nessa cavidade, é um buraco, que se você der antibiótico, ele vai acabar se espalhando. Você dá antibiótico para combater a infecção que tem em volta do abcesso, porque ele, você vai ter que drenar (chegar nele e tirar o pus, mecanicante). Uma complicação da pneumonia é fazer um derrame pleural. O que é um derrame pleural? É um aumento do volume de líquido na pleura. Se chegar até a pleura pode infeccionar a pleura e fazer um derrame pleural, chama-se derrame pleural parapneumônico (ao lado da pneumonia, relacionada à pneumonia). Pode ter um empiemapleural (pie= pus), ou seja, um derrame pleural com pus, é uma complicação da pneumonia. Se você tem uma pneumonia e não trata, ela chega até a pleura, faz um derrame pleural e ela ainda infecciona a pleura. Ou, também, uma das complicações da pneumonia pode ser um pneumatocele (uma cavidade no pulmão não infectada, uma cavidade limpa). O abcesso mais comum é o da unha do pé. Quando ela encrava, solta uma secreção denominada “secreção em leite condensado”. Existe a secreção em geléia de espinafre, tem a diarréia em geléia de groselha!

9 PNEUMONIA LOBAR Não quer dizer que tem que pegar um lobo inteiro. Pneumonia lobar ou pneumonia do espaço aéreo é uma pneumonia localizada, ela pode pegar o lobo inteiro ou pode pegar o segmento do lobo. Nessa pneumonia lobar (mostrada anteriormente), a opacidade é alveolar, ela é lisa. E esses pontinhos? São broncogramas aéreos. Mas como eu sei que isso aqui é alveolar e não é intersticial? Essa opacidade você consegue compará-la com um chocolate suflair, nele não tem que ter muito mais pontinhos!? Então ela não é intersticial. A pneumonia lobar, geralmente, é causada por uma bactéria chamada estreptococos pneumônico ou vulgarmente conhecida como pneumococo

10 BRONCOPNEUMONIA (lembrar de algodão)
Ela é espalhada porque se espalha pelos brônquios e pega vários focos. É multifocal e se dissemina por via brônquica. * O que é uma broncopneumonia? Causada por estafilococos áureos ou por bactérias gram negativas. Ela é multifocal, são vários focos pneumônicos, cada opacidade dessa (mostrada na figura) é alveolar. As opacidades alveolares são algodonosas. São vários focos alveolares (vários focos de algodão). Até pode ter focos intersticiais um pouco mais acima na figura mostrada.

11 PNEUMOIA INTERSTICIAL
PNEUMONIA INTERSTICIAL. Não está nos alvéolos, ela é intersticial. Ela é muito aerada no meio da opacidade, tem ar, mas também tem opacidade. O pulmão está sujo, mas tem ar preservado. Tem vários causadores: pode ser vírus, podem ser pneumonias atípicas raras.

12 Pneumonia lobar sem broncograma aéreo
A mais comum das pneumonias é a bacteriana causada por estreptococos pneumonie. Qual é o padrão dela? É uma pneumonia alveolar lobar. Não tem particularidades. Agora, eu quero que vocês aprendam uma coisa: lembram que quando vocês tem broncograma aéreo (ou seja, brônquios desenhados por ar), vocês estão diante de uma opacidade alveolar!? Mas nem toda opacidade alveolar tem que ter broncograma aéreo. Veja esse caso: não tem uma mancha branca (opacidade alveolar, homogênea) aqui? Cadê o broncograma? Não tem, pois deve ter pus dentro dos alvéolos, o pus escorreu para dentro do brônquio e o brônquio também ficou branco. Essa é uma pneumonia lobar sem broncograma aéreo.

13 * Radiografias frontal (PA) e perfil mostram consolidação (pneumonia pelo Streptococcus pneumoniae) de lobo superior direito. Observar o limite cissural nítido (setas) e a presença de broncobramas aéreos. * Toda vez que uma opacidade terminar numa linha reta, tem que desconfiar que ela está indo até a fissura (acabou o lobo aí) e ela não consegue passar de um lobo para o outro através da fissura.

14 CONSOLIDAÇÃO = OPACIDADE ALVEOLAR

15 Pneumonia por vírus pode fazer qualquer padrão: intersticial ou alveolar, não dá para saber se é vírus ou se é bactéria. Tem uma tendência a pegar a parte peribrônquica, perto do hilo. Quando aparece uma opacidade que você enxerga através dela, chama opacidade em vidro fosco. Não dá para olhar para a radiografia e dizer que é uma pneumonia viral. A bactéria tem uma secreção muito mais espessa, é difícil espalhar tanto, já o vírus tem uma secreção mais fina, transparente, espalha mais do fácil que a de bactéria.

16 Pneumonia pelo vírus da varicela
Ele deixa vários nódulos calcificados no pulmão como seqüela da varicela. A complicação mais comum da varicela é a complicação por bactéria na pele, porque coça e na unha tem sujeira. Faz também pneumonite e pode fazer uma cerebelite (infecção pelo vírus da varicela só no cerebelo). O nome do vírus da varicela se chama: vírus varicela zoster. A primeira infecção que dá na pessoa se chama varicela, se ela pegar de novo se chama herpes zoster (pega o nervo e dói demais).

17 Pneumonia por pneumocystis jiroveci
Quem tem pneumonia por pneumocystis jiroveci? É o paciente com AIDS, é raríssimo um outro paciente ter isso Isso porque os linfócitos CD4 tem que estar abaixo de para conseguir pegar esse tipo de pneumonia. Então qual é o macete? Saber se o paciente tem AIDS (tem que ter a doença porque um portador de HIV não faz isso, o portador de HIV tem o CD4 alto) e tem uma opacidade em vidro fosco, daí a chance de ter pneumonia por pneumocystis jiroveci é muito alta. O tratamento é um antibiótico chamado BACTRIN (usado até para dor de barriga) que é a combinação de 2 antibióticos SULFAMETRAZOL E CIMETROPIN e custa cinco reais

18 Pneumonia aspirativa é comum em paciente idoso com problema de deglutição. O paciente idoso que tem problema de AVC, pequenos infartos cerebrais, acaba atingindo a área de deglutição. Também é comum em paciente que foi acamado e vomitou (logo depois da cirurgia foi deitado) e dessa forma, acaba aspirando, pois está inconsciente, assim esse paciente também pode desenvolver uma pneumonia aspirativa. Pneumonia aspirativa ou Síndrome de Mendelson é uma pneumonite, uma inflamação do pulmão pelo HCl que veio do estômago, faz opacidades alveolares. Vai suco gástrico para dentro do alvéolo. Pega mais os lobos inferiores e o médio. Quando você está deitado, quais são os locais mais comuns que são observados quando se aspira alguma coisa? É o segmento posterior do lobo superior e o segmento superior do lobo inferior (parte apical do lobo inferior). São os 2 locais que mais vão o conteúdo de aspiração.

19 Pneumonia lipídica geralmente o paciente idoso tem problema de deglutição e também tem problema intestinal, tem dificuldade para evacuar, aí fica tomando muito óleo para tentar soltar o intestino (óleo vegetal, óleo mineral, óleo de rísseno...), ele se engasga com o óleo e acaba fazendo microaspirações de óleo, desenvolvendo portanto uma pneumonia lipídica (Isso é a causa exógena). Também tem a causa endógena que é o aumento da concentração de lipídios no sangue, mas é muito raro, o mais comum é a exógena. A característica é que faz opacidade do lado do coração, porque o local que o óleo escorre é para os brônquios do lado do coração (faz duas opacidades alveolares paracardíacas).

20


Carregar ppt "SINAL DO BRONCOGRAMA AEREO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google