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AMBIENTE DE TRABALHO As ocorrências de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e incidentes críticos devem ser considerados fatores que podem interferir.

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1 AMBIENTE DE TRABALHO As ocorrências de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e incidentes críticos devem ser considerados fatores que podem interferir no equilíbrio das empresas. As causas desses fatores são elementos não conforme à segurança e higiene do trabalho que se desenvolvem em condições favoráveis. Essas causas podem ter sido originadas dentro da própria empresa ou podem ter vindo do meio externo. Para combater esses problemas, normalmente as empresas recorrem a medidas corretivas quando o correto seria tomar medidas preventivas. Simone Sampaio

2 AMBIENTE DE TRABALHO Mapa de risco: é realizado apontando-se os riscos encontrados em cada setor por meio de círculos coloridos desenhados no layout do setor: O tamanho do circulo e a cor indicam, respectivamente, o grau de risco (pequeno, médico ou grande) e o tipo de risco (físico, biológico, ergonômico ou de acidentes). A classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a natureza e a padronização das cores, é a seguinte: Simone Sampaio

3 AMBIENTE DE TRABALHO Grupo 1 – verde- risco físico: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressão o, umidade. Grupo 2 – vermelho – riscos químicos: poeiras,fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias compostas ou produtos químicos em geral; Grupo 3 – marrom – riscos biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos; Simone Sampaio

4 AMBIENTE DETRABALHO Grupo 4 – amarelo – riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivo, trabalho em turno e noturno, jornadas prolongadas, monotonia e repetitividade, outras situações de estresse físico e/ou psíquico; Grupo 5 – azul – riscos de acidentes: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas; iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes. Simone Sampaio

5 6. GESTÃO DE RECURSOS Provisão de recursos Recursos humanos
Infra-estrutura Ambientes de trabalho A organização deve prover recursos para: Implementação, manutenção e melhoria do SGQ Aumento da satisfação dos clientes A organização deve: Determinar as competências necessárias para o pessoal Fornecer treinamento ou outras ações para atender essas competências Avaliar a eficácia dessas ações Assegurar que o pessoal está consciente da pertinência e importância de suas atividades Manter registros da educação, treinamento, habilidades e experiência do pessoal A organização deve prover e manter infra-estrutura para assegurar a conformidade dos produtos: Edifícios, espaços de trabalho e instalações Equipamentos Serviços de apoio A organização deve gerenciar as condições dos ambientes de trabalho para assegurar a conformidade dos produtos Simone Sampaio

6 Projeto e desenvolvimento
Diagrama – gestão do projeto e desenvolvimento Análise crítica de projeto e desenvolvimento Mercado Realização do produto Projeto e desenvolvimento Análise crítica dos requisitos Determinação de requisitos relacionados ao produto Entradas de projeto e desenvolvimento Projeto e desenvolvimento Saídas de projeto e desenvolvimento Produção e fornecimento de serviço Controle de alterações Verificação de projeto e desenvolvimento Validação de projeto e desenvolvimento Simone Sampaio

7 Propriedade do cliente
Propriedade do cliente (e partes interessadas) Preservar durante o desenvolvimento do serviço: equipamentos e materiais pertencente aos clientes e utilizados pela unidade todos os registros pertencentes ao cliente (registros escolares) produção intelectual – direitos autorais: identificação de autoria em caso de divulgação em caso de utilização de projetos, produção científica, produção literária, entre outros, obter a autorização para os fins propostos materiais didáticos impressos ou eletrônicos utilização de cópias de recursos didáticos (apostilas, livros, softwares, entre outros) OBS: Uma política de propriedade intelectual deveria ser aplicada à organização como medida preventiva na preservação e uso dos recursos pertencentes a usuários, empresários, funcionários e outras partes interessadas Propriedade do cliente Simone Sampaio

8 Planejamento da produção
Relação com o cliente Planejamento com determinação de: Objetivos da qualidade e requisitos do produto Necessidade de processos, documentos e registros Recursos específicos para a produção Métodos para verificação, validação, monitoramento, ensaios e critérios de aceitação do produto 7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO Determinação dos requisitos do produto: Especificados ou não pelos clientes Estatutários e regulamentares Determinados pela organização Projeto e desenvolvimento do produto ou serviço Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto antes de assumir o compromisso de fornecimento do produto, para assegurar que: Os requisitos do produto estão definidos Os requisitos de contrato estão resolvidos A organização tem a capacidade para atender os requisitos definidos e para entregar o produto ou serviço Registros da análise critica devem ser mantidos Aquisição Produção e fornecimento de serviço Simone Sampaio

9 7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO (Continuação)
A organização deve planejar e controlar o projeto e desenvolvimento de produto (registros): Entradas de projeto e desenvolvimento Saídas de projeto e desenvolvimento Análise crítica de projeto e desenvolvimento Verificação e validação de projeto e desenvolvimento Controle de alterações de projeto e desenvolvimento 7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO (Continuação) Projeto e desenvolvimento do produto ou serviço A organização deve assegurar que o produto ou serviço adquirido está de acordo com o especificado: Avaliação e seleção de fornecedores (registros) Especificação do produto ou serviço a ser adquirido Verificação do produto ou serviço adquirido Aquisição A organização deve planejar e fornecer serviços sob condições controladas: Validar os processos de produção e de fornecimento de serviços (registros) Identificar os produtos de forma a permitir a sua rastreabilidade Preservar a propriedade do cliente (registros) Preservar o produto durante sua produção e entrega Controlar dispositivos de medição e monitoramento (registros) Produção e fornecimento de serviço Simone Sampaio

10 Medição análise e melhoria
Processos de medição, análise e melhoria Análise crítica pela Direção Análise de dados Tomada de decisão com base em informações controle de produto não – conforme controle de processo não conforme controle de potenciais situações não-conformes identificação de oportunidades de melhorias de processo e produto Análise e solução de problemas Medição análise e melhoria Monitoramento do índice de satisfação do cliente Ações corretivas Tratamento das sugestões e reclamações de clientes Plano de ação Medição e monitoramento de processos Ações preventivas Medição e monitoramento de produto Auditoria interna Simone Sampaio

11 Não-conformidade - Não atendimento a um requisito
Conceitos Não-conformidade - Não atendimento a um requisito Requisito - Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória: Requisitos especificados pela NBR ISO 9001 Requisitos contratuais do cliente - Requisitos normativos e legais Requisitos definidos pela organização Correção - Ação para eliminar uma não-conformidade Ação Corretiva - Ação para eliminar as causas de uma não-conformidade identificada ou de outra situação indesejável Ação Preventiva - Ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade ou de outra situação potencialmente indesejável Simone Sampaio

12 Metodologia para implementação de ação corretiva
Análise crítica da não-conformidade Determinação de causas da não-conformidade Avaliação da necessidade de ações para evitar a repetição da não-conformidade Determinação e implementação de ações corretivas Registro das ações executadas Análise crítica das ações corretivas executadas (com foco na eficácia dessas ações) Simone Sampaio

13 Eficiência – Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados
Conceitos Eficácia – Extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados, alcançados Eficiência – Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados Melhoria contínua – Atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender requisitos Simone Sampaio

14 INDICADORES Indicadores são formas de representação quantificáveis das características da qualidade do produto ou desempenho do processo Os indicadores devem estar orientados para os resultados do negócio de forma a direcionar as ações da organização Simone Sampaio

15 expectativas dos clientes Ação: correção, melhoria e/ou padronização
Monitoramento do Desempenho do Processo e da Qualidade do Produto expectativas dos clientes Requisitos e Saída: produto ou serviço Planejamento Desenvolvimento Verificação ID ID ID Ação: correção, melhoria e/ou padronização IE ID Indicadores de Desempenho de Processo IE Indicadores de Eficácia do Produto / Estratégicos Simone Sampaio

16 Indicadores de Desempenho de Processo - Exemplos
ID Indicadores de Desempenho de Processo - Exemplos Reclamações de clientes Problemas técnicos durante a operacionalização das atividades e eventos (filas,...) Acidentes Qualidade da água da piscina Repunção em pacientes Distorção idade – série Frequência dos participantes Visitas as empresas Alimento não consumido Ações de Melhoria IE Indicadores de Eficácia / Estratégicos - Exemplos Satisfação dos Clientes Produção (espectadores, participantes, horas, etc...) Empresas atendidas ou parceiras Resultados de campanhas Produção financeira Evasão de curso Fidelização do cliente Avaliação ou comparação externa Simone Sampaio

17 INDICADORES Seletividade ou Importância. Simplicidade e clareza.
Rastreabilidade. Estabilidade e disponibilidade. Baixo custo de obtenção. Simone Sampaio

18 INDICADORES Como atingir? Problema, anomalia Melhor 300 250 200 150
Reclamações Melhor Histórico dos anos anteriores Problema, anomalia 300 250 Meta 200 150 100 Como atingir? 50 Tempo Simone Sampaio

19 Importância ou Expectativa
As expectativas dos clientes estão sendo satisfeitas? Quais requisitos são mais importantes? Baixa Satisfação Alta Expectativa Alta Satisfação Alta Expectativa Crítico Importância ou Expectativa Baixa Satisfação Baixa Expectativa Alta Satisfação Baixa Expectativa Satisfação Simone Sampaio

20 Métodos para identificar necessidades ou monitorar a percepção de clientes
Simone Sampaio


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