A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde Ambiental Módulo III: Impactos Ambientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde Ambiental Módulo III: Impactos Ambientais"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Ambiental Módulo III: Impactos Ambientais
Filomeno Fortes (MD,MPH,PhD)

2 Programa Módulo I: Introdução (11/2) Módulo II: Conceitos Básicos (13/2) Módulo III: Impactos Ambientais (16/2) Módulo IV: Gestão Ambiental (20/2) Prova de 1º Bloco: 25/2 Módulo V: Saude Ambiental e Doença (27/2) Módulo VI: Controlo de Vectores (2/3) Módulo VII: Vigilância em Saúde Ambiental (4/3) Módulo VIII: Estruturação de um Programa de Saúde Ambiental a Nível Municipal (6/3) Prova de 2º Bloco: 9/3 Prova Global: 11/3

3 Conceitos Básicos Ecossistema
Ecologia: Oikos  (casa) + Logos (estudo) = estudo das « casas » naturais, ou seja a ciência que estuda os diversos ambientes da natureza, incluindo as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Ernest Heinric Haeckel ( )  Ecossistema É a unidade básica de estudo da ecologia, definida como todo e qualquer ambiente não vivo (abiótico), possuidor de condições capazes de manter a vida juntamente com seres vivos (componente biótica) e todas as interacções presentes.

4 Conceitos Básicos Ecossistema Componente Abiótica
definida como todo e qualquer ambiente não vivo Componente biótica Definida como os «seres vivos » Biodiversidade: Multiplicidade de seres vivos que se distribuem no planeta Biocenose: os seres vivos em geral (fauna, flora, micróbios)

5 Conceitos Básicos Ecossistema
Biocenose: os seres vivos em geral (fauna, flora, micróbios) Factores bióticos: efeitos causados pelas populações Factores abióticos: efeitos causados pelos factores externos

6 Bioesfera E Bioma Bioma

7 Efeito Estufa

8 Em conclusão… A natureza é formada por ecossistemas interligados de forma equilibrada e harmoniosa, e o Homem é parte integrante desse processo. Os ecosistemas organizam-se em biomas e o conjunto destes constitue a biosfera. Os impactos ambientais surgem do desiquilibrio ecológico provocado pela má gestão dos factores bióticos, abióticos e da biocenose.

9 Meio Ambiente e Factores de Risco
AR Fisicos Biológicos Quimicos Radioactivos Agua Solo

10 Impacto Efeito Estufa Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas húmidas enfrentam períodos de estiagem.

11 Impacto Efeito Estufa Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.

12 Impacto Efeito Estufa Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

13 Impacto Efeito Estufa Pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.

14 Impacto das Radiações (Raios Ultravioletas)
Câncer de pele, que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana a doenças como herpes.

15 Impacto das Radiações (Raios Ultravioletas)
A vida marinha também está seriamente ameaçada, especialmente o plâncton (plantas e animais microscópicos) que vive na superfície do mar. Esses organismos minúsculos estão na base da cadeia alimentar marinha e absorvem mais da metade das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta.

16 Impacto das Radiações (Raios Ultravioletas)
Os seres humanos não são os únicos atingidos pelos raios ultravioleta. Todos as formas de vida, inclusive plantas, podem ser debilitadas. Acredita-se que níveis mais altos da radiação podem diminuir a produção agrícola, o que reduziria a oferta de alimentos.

17 Impacto Chuvas Acidas Este tipo de chuva pode até provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais.

18 Impacto Chuvas Acidas Poluindo rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares.

19 Impacto Chuvas Acidas Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc.

20 Qualidade do Ar A qualidade do ar é um tema de grande importância mundial por afectar a saúde humana, de animais e de plantas. A saúde de 900 milhões de pessoas que vivem em centros urbanos é comprometida diariamente pelos altos níveis de concentrações de dióxido de enxofre. A poluição de ar pode também afectar as propriedades de materiais, visibilidade e comprometer a qualidade de vida em geral.

21 Causas de Impactos Ambientais
Alteração do habitat Degradação do habitat Uso inadequado de produtos químicos Gestão inadequada da água Gestão inadequada dos meio ambientes Sobre-exploração

22 Factores de Risco/Impacto Ambiental
AR Poluição da qualidade do ar Aquecimento Global da camada de Ozono Chuvas ácidas

23 Factores de Risco/Impacto Ambiental
Contaminação Seca Poluição Recursos Naturais Agua

24 Factores de Risco/Impacto Ambiental
Erosão Desertificação Contaminação Impacto Industrial Solo

25 Factores de Risco/Impacto Ambiental
AR Alimentação Saúde Qualidade de Vida Biodiversidade Clima Agua Solo

26 Impacto Efeito Estufa/Camada de Ozónio/Chuvas Ácidas/Lixo/Saneamento
Alterações ambientais/climáticas Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta (perda da biodiversidade) Proliferação de doenças tropicais Aumento de doenças crónicas Fome/Malnutrição Cancro

27 Em Resumo Do ponto de vista ecológico:
Existem factores bióticos e abióticos que actuam sobre os ecossistemas, modificando os biomas e a bioesfera alterando a biocenose e colocam em risco a biodiversidade.

28 Protocolo de Kyoto Reunião mundial em 1997 na cidade de Kyoto no Japão para discutirem o futuro do nosso planeta e formas de diminuir a poluição mundial. O documento resultante deste encontro é denominado Protocolo de Kyoto. Neste documento ficou estabelecido que algumas propostas de redução da poluição seriam tomadas e seria criada a Convenção de Mudança Climática das Nações Unidas.

29 Principais Demandas Modernas (ECO 92)
Destruição de florestas Poluição de terras Poluição de águas Poluição do ar Perda da biodiversidade

30 Questões Ambientais Globais
Efeito estufa Lixo Contaminação ambiental Crise energética Crise de água e de alimentos Camada de ozono Chuva ácida Perda da biodiversidade

31 Problemas de Saúde Ambiental
Doenças transmissíveis Doenças crónicas não-transmissíveis Mal-nutrição Cancro Malformações congénitas Doenças hereditárias Diminuição da esperança de vida DIMINUIÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

32 Cidades Saudáveis Pressupostos
Base que conduza aos desenvolvimento de: Políticas Publicas que favoreçam a criação de: Ambientes Saudáveis para a existência de: Comunidades Saudáveis

33 Ambientes Saudáveis A Base:
A casa, a escola, a aldeia e o emprego, são os locais onde as pessoas vivem e trabalham…

34 Conceito (Políticas Públicas Saudáveis)
Definem-se como aquelas que têm uma grande repercussão nas condições de saúde das populações. O principal propósito de uma política pública saudável é de criar um ambiente favorável para que as pessoas possam viver vidas saudáveis

35 Conceito Ambientes Saudáveis
São ambientes cuja gestão adequada favorecem a saúde e contribuem para a realização dos objectivos sociais.

36 Conceito Comunidade Saudável
Uma comunidade saudável, na definição da OMS,"... é aquela que coloca em prática de modo contínuo a melhoria do seu meio ambiente físico e social utilizando todos os recursos de sua comunidade".

37 AMBIENTE SAUDÁVEL (Componentes)
Abastecimento de água potável; Recolha e tratamento de águas residuais; Recolha e tratamento dos resíduos sólidos; Luta contra os vectores; Controlo da poluição do solo e da atmosfera; Higiene dos produtos alimentares; Luta contra o ruído; Higiene do habitat Higiene do trabalho, escola e espaços recreativos Promoção da saúde e controlo da doença

38


Carregar ppt "Saúde Ambiental Módulo III: Impactos Ambientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google