A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Aula 9: Desenvolvimento Biossocial da Adolescência Profª. Taísa Vliese

2 DESENVOLVIMENTO BIOSSOCIAL DA ADOLESCÊNCIA
OMS – Período de 10 a 19 anos de idade Biológico Social Psicológico Depende do contexto sócio-cultural Atravessados pelo social Amadurecimento sexual Transição da infância para a adolescência Crise Estruturação da identidade Múltiplas Transformações

3 TRANSFORMAÇÕES FISIOLÓGICAS
Ganham: 20% da estatura e 50% de peso do adulto em 3 anos Observam-se muito no espelho. O cérebro precisa ajustar mapas sensório-motores para a nova realidade social. Crescimento das extremidades para o centro Vídeo 1

4 TRANSFORMAÇÕES ENDÓCRINAS
Produção hormonal Aumento do desejo sexual Puberdade Pelos pelo corpo Aumento da massa e gordura corporais Mudança da voz Produção maior nas células sudoríparas

5 TRANSFORMAÇÕES NEUROLÓGICAS
Funções dos Lobos Pré-frontal e Frontal: Auto-controle/Controle inibitório Funções Executivas Raciocínio Abstrato Memória de trabalho Lobo Temporal Capacidade de compreensão da Linguagem Facilidade para leitura

6

7 MIELINIZAÇÃO As informações são transmitidas numa
velocidade até 100 vezes mais rápida por sinapse em relação à infância Funções Executivas Autonomia de Raciocínio Pensamento Abstrato Supressão de respostas automáticas Inibição de comportamentos Características da Cognição adolescente

8 POR QUE UM ADOLESCENTE NÃO CONSEGUE TOMAR DECISÕES IMPORTANTES SOZINHO NEM CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES?

9 Porque as Funções Executivas ainda não estão amadurecidas.
Estabelecer prioridades, estar motivado para iniciar o dia, planejar-se com antecedência, ter o autocontrole e auto regulação das emoções, colocar suas ideias em uma ordem lógica para que sejam bem sucedidas, botar um plano em prática monitorizando o comportamento passo a passo, olhar à frente e ver se o seu projeto está saindo conforme o esperado ou mudar o seu rumo caso avalie ser necessário, frear comportamentos inadequados, manejar adequadamente o tempo, lidar bem com os estresses normais da vida diária, aprender com os erros.

10 TRANSFORMAÇÕES PSÍQUICAS
Reorganização Subjetiva Perda de 30% dos receptores dopaminérgicos D2 do Núcleo Accumbens.

11 Comportamento de Risco Busca por novidades
Poda dos circuito neurológicos inúteis Embotamento do Sistema de Recompensa Características: Tédio Impulsividade Comportamento de Risco Busca por novidades Insatisfação com as coisas de criança Identificação com grupos Interesse sexual Acidentes Homicídios Transtornos de Humor DST Abuso de Substâncias

12 Necessidade fisiológica de
ABUSO DE SUBSTÂNCIAS Droga Ativa o sistema de recompensa Estimula a produção e liberação de Dopamina (neurotransmissor do prazer) Dependência Química: Necessidade fisiológica de buscar mais Dopamina

13 CONSEQUÊNCIAS: Mudança na estrutura e Funcionamento cerebral. Problemas com segurança e violência do tráfico de drogas. Alteração da personalidade. Agressividade, Impulsividade e Irritabilidade. Depressão.

14 PREJUÍZO NA APRENDIZAGEM
Dificuldade de raciocínio lógico. Lentificação do pensamento. Dificuldade de concentração e retenção de informações. Alterações na capacidade de julgamento crítico.

15

16 PERSONALIDADE Tomada do próprio corpo Vivência do desejo Identidade contraposta aos pais Auto-afirmação Recusa em Crescer Rebeldia Importantes aprendizagens: Fazer escolhas responsáveis, Convívio com as diferenças, Respeito às regras, Capacidade de amar e confiar, Autocontrole

17 Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial na Adolescência
NA PRÓXIMA AULA Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial na Adolescência


Carregar ppt "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google