A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção da violência entre os adolescentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção da violência entre os adolescentes"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção da violência entre os adolescentes
Experiências em Montreal Marc Bigras Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Social de Jovens Universidade do Quebec em Montreal, Canadá

2 Prevenção da violência entre os jovens
Apresentação do IRDS Nosso medolo de pesquisa e de ação Violencia com raizes precoces e tardias A prevenção que dá certo. 2

3 Centro da Juventude de Montreal –Instituto Universitário
O Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Social dos Jovens (IRDS) Nossos parceiros : Centro da Juventude de Montreal –Instituto Universitário Universidade do Québec em Montréal Universidade de Montréal 3

4 Missão universitária do CJM-IU
CJM-IU e IRDS pesquisa Ensino práticas inovadoras Missão universitária do CJM-IU 4

5 O IRDS : a programação Abuso físico, sexual, psicológico
Valorização das familias e da comunidade ferramentas de avaliação, tomada de decisâo e intervenção Evolução temporal : o observatório O IRDS : a programação Abuso físico, sexual, psicológico e negligência dos jovens Distribuição geográfica (CRABE) Formação dos profissionais e elaboração de políticas Violência conjugal histórico de abuso ou de negligência dos pais A transferência do conhecimento Saúde mental dos pais Trajetórias da agressão (GRISE) As formas diversas da violência Agressão de 0 até 6 anos Apego e socialização Agressão, delinqüencia e o suicídio dos jovens Formação do profíssionais e elaboração de políticas Competências dos pais Descrever Integração na escola e trabalho Valorização das famílias e da comunidade Entender ferramentas de avaliação, tomada de decisão e intervenção Cooperação e competição (GRIDECC) Intervir 5

6 Modelo do desenvolvimento da violência dos atores
Risco Sociodemo. Contexto familiar Estress parental Competências cognitivas exposição Práticas educativas Contexto escolar Violência participação dos pais mesosistema Qualidade do ensino Competências sócio-afetivas idade sexo macrosistema De plus Willms & Jacobsen (1990) notent que non seulement le niveau de préparation des enfants mais aussi leur âge au moment de l’entrée à l’école sont associés à l’accroissement des habiletés en mathématiques chez les enfants du 2e cycle du primaire. Évaluant les bénéfices de participer au programme Head Start pour les enfants de milieux défavorisés, Bryant et al. (1994) concluent que les enfants qui bénéficient d'un meilleur soutien familial profitent plus des apprentissages scolaires dans le domaine des habiletés de raisonnement et de la résolution de problèmes que les enfants dont le milieu familial est moins stimulant. Cette observation amène les auteurs à insister sur l'importance de considérer l'influence conjointe du milieu scolaire et du milieu familial dans l’étude de la réussite scolaire des enfants de milieux défavorisés. Saúde física Características do adolescente Experiência escolar T1: 6 anos T:2 16 anos tempo

7 A teoria bio-ecológica aplicada à prevenção da violência :
Violência=Pessoa Processo Contexto Tempo

8 A teoria bio-ecológica aplicada à prevenção da violência :
Influência ou sensibilização Organização do ambiente Uma abordagem inspirada nos princípios da promoção da saúde: as estratégias múltiplas Macro sistema Meso sistema Meso sistema Micro sistema Pessoa Reforço do potencial individual

9 A teoria bio-ecológica aplicada à prevenção da violência :
Violência=Pessoa Processo Contexto Tempo O processo proximal o motor do desenvolvimento

10 O processo proximal

11 O processo proximal Violência não é um evento, é um processo que implica em transações múltiplas entre a pessoa e o contexto. Este processo passa de participação-identificação, para frustração-baixa auto-estima, e está ligado a um vínculo fraco com a família, a escola e comunidade. Quase todas as crianças chegam à escola e à comunidade com atitudes positivas e com vontade de aprender e delas fazer parte… Mas, para alguns esta experiência transforma-se em fracasso, como resultante de um longo processo de desengajamento, desde a idade pre-escolar. 11

12 A violência na adolescencia com raízes precoces (early onset)

13 Características do contexto
Monoparentalidade Pobreza Baixa escolaridade da Mãe Mãe adolescente no nascimento da criança Insensibilidade dos pais/apego desorganizado Isolamento da família Agrupamento na escola de alunos com problemas Rejeição dos pares Opções limitadas, comunidade pouco mobilizada

14 Características pessoais
Um conjunto de problemas pessoais antes da escolarização Fraca prontidão escolar tanto cognitiva como afetiva Impulsividade Agressividade Falta de competência social Persistência dos problemas Associação aos pares com problemas Infrações precoces (±8 anos) Meninos

15 Prevenir a violência na adolescencia
Fluppy : abordagem multimodal com Crianças Pais Professores

16 de habilidades sociais
FLUPPY ABORDAGEM MULTIMODAL IDADE PREESCOLAR Desenvolvimento de habilidades sociais Suporte de professores Intervenção com a família Suporte dos pares Intervenção escolar

17 Desenvolver as habilidades sociais da criança …
AUTO CONTROLE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS interpessoais IDENTIFICAR AS EMOÇÕES OFERECER ALTERNATIVAS A AGRESSÕES ENTRAR EM CONTATO REDUZIR AGITAÇÃO AUMENTAR SENSIBILIDADE AO OUTROS AUMENTAR HABILIDADES ESPECÍFICAS

18 ABANDONO ESCOLAR (17 anos)
(4 / 38) (24 / 111)

19 A violência com raízes tardias (late onset)
A maioria das infrações contra a lei ou atos violentos são transitórios A violência é relacionada a um desafio desenvolvimental da adolescência

20 Características do contexto
Risco Sociodemo. Contexto familiar Estress parental Práticas educativas Recursos Familiares +Otimismo, valores positivos, expectativas importantes em relação ao desempenho escolar e participação social do adolescente +Equilíbrio entre regras e afeto, +Ajuda em materias -Pobreza, isolamento social -Estresse parental

21 Características do contexto
exposição Contexto social participação dos pais Qualidade da escola Recursos da comunidade: +Otimismo, valores positivos, expectativas importantes a respeito do desempenho escolar do aluno. +Equilíbrio entre regras e afeto, relacionamento com a professora +Bons professores. +Ajuda em materais, oferta de opções. +boa comunicação pais-escola. -abordagem socio-cognitiva? -ambiente inseguro.

22 Características pessoais
idade sexo Saúde física Características do adolescente Experiência escolar Recursos do adolescente : +Hábitos de trabalho, segue as regras e rotinas +Gosta dos pais, da escola e dos professores, +Planos para o futuro +Experiências (na escola) positivas -Meninos Vs meninas Adolescentes : associação com pares disfuncionais, baixa motivação escolar

23 Prevenção que dá certo Probaçao intensiva: prevenção da recidiva
Contribui com uma queda de 75 % a 30 % da recidiva de infrações (inclusive violentas). Com um custo menor de que a guarda contínua e fechada Baseada no princípios seguintes : 1-risco, 2- necessidade e 3- adequação da intervenção (responsiveness) 1- Quanto maior for o risco de recidiva, maior deve ser a intensidade da intervenção 2- As necessidades (só elas) são atendidas (ex. controle da raiva ou escolarização?) 3- Modulação (adequação) da intervenção em função dos riscos e necessidades de cada adolescente 23

24 Prevenção que dá certo A família, a escola e a comunidade devem oferecer várias alternativas educativas e de lazer A família, a escola e a comunidade devem oferecer um meio seguro e acolhedor A família, a escola e a comunidade devem criar vínculos positivos com o adolescente

25 Prevenção que dá certo com violencia precoce (early onset)
Os últimos 20 anos de pesquisa mostram que a prevenção da violência (promoção da integração social) dá certo e é barato. Para cada 1$ investido num programa como o FLUPPY (Perry preschool) o retorno será de 7.16$ Trata-se de um retorno maior do que investir na MicroSoft Corp Os meninos que participam de programas de estimulação (escolar e social) têm menos problemas pessoais e interpessoais com os pares e com os adultos Quanto mais jovens ao serem assistidos, mais eficiente e mais barato 25

26 Prevenção que dá certo com violencia na adolescencia
Os programas para adolescentes funcionam mas, O investimento deve ser maior em termos de : Avaliação dos riscos e necessidades dos adolescentes e competências do meio ambiente. Necessidade de um acompanhamento individual, bem como uma mobilização da comunidade. A final o custo/retorno é muito favoravel à prevenção 26


Carregar ppt "Prevenção da violência entre os adolescentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google