A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem do Teatro Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem do Teatro Português"— Transcrição da apresentação:

1 Origem do Teatro Português

2 Origens do Teatro A história da arte dramática, é tão velha como a dos homens na terra. Pensa-se que já na Pré-história o teatro era feito sob a forma de danças (guerreiras ou mágicas) com as quais tentavam atrair a boa vontade dos deuses e favorecer a vitória. Na Grécia, e, mais tarde, em Roma, o teatro atingiu uma grande perfeição e nobreza.

3 A importância do Teatro Medieval em Gil Vicente
Se considerarmos teatro como de aplicação do género dramático, poderemos considerar três períodos distintos na história do teatro português: - o teatro pré-vicentino; - o teatro vicentino; - o teatro pós-vicentino. Sendo Gil Vicente o primeiro autor a produzir textos de acordo com o género dramático logo na sua origem, destinados a serem representados. Gil Vicente inicia o teatro propriamente dito.

4 O que era o teatro pré-Vicentino?
O teatro pré-vicentino, impropriamente chamado "teatro", não passava de uma "récita" feita sobretudo pela altura das festas principais do calendário religioso (o Natal e a Páscoa). As pessoas limitavam-se a extrair passagens textuais da Bíblia e "recitar" de cor aqueles acontecimentos. Atores e espetadores situavam-se todos, ao mesmo nível, dado não existir palco para tais recitações.

5 Quais os tipos de representações?
Recuando no tempo, de acordo com a intenção que presidia vários tipos de representações, havia a existência de agrupamentos que podemos classificar do seguinte modo: - as Moralidades - peças mais curtas cujas personagens eram abstracções personificadas de vícios ou virtudes. - os Milagres - apresentavam dramatizações da vida dos santos ou situações em que eles intervinham miraculosamente. - as Farsas - peças satíricas e muito populares. Aproximavam-se da nossa "comédia". - as Sotties - espécie de farsas em que intervinham "parvos" a fim de permitir a crítica mais livre e mordaz. - os Momos - são pantominas alegóricas bastante espectaculares devido ao desfile vistoso de personagens de novelas cavaleirescas ou de símbolos régios. É de notar a ausência de diálogo.

6 Porque era chamado Gil Vicente o pai do Teatro Português?
Gil Vicente é o primeiro autor a utilizar o género dramático. À maneira do que já acontecia na Europa, sobretudo a Alemanha e a Inglaterra. Estas, introduzem nas suas representações o palco, a fim de colocar o ator acima do horizonte visual do espetador, e o cenário para recriar o espaço cénico adaptável ao conteúdo de cada peça. Por estas razões bem podemos dizer que Gil Vicente é o pai do teatro português.

7 Biografia de Gil Vicente
Gil Vicente é considerado, além de poeta de renome, o primeiro grande dramaturgo português e o pai do teatro nacional. Parece ter desempenhado, para além da tarefa já referida, a de músico, actor e encenador. Com a realização dos já referidos espectáculos, Gil Vicente aproveitava para retratar a sociedade portuguesa do séc. XVI, demonstrando uma enorme capacidade de observação, característica própria do autor, que viveu numa época de transição entre o Medievalismo e o Renascentismo, pois era crítico em relação ao que via e tinha pensamentos modernos para a época, embora parte da sua inspiração seja de carácter religioso.

8 Algumas Perguntas Quais as diferenças entre o teatro Pré-Vicentino, Vicentino e Pós-Vicentino? Quais os tipos de representações que existiam antes de Gil Vicente? Porque era chamado Gil Vicente o pai do Teatro Português?

9 Trabalho elaborado por: -Miguel Leão Nº12 -Miguel Candeias Nº13
-Neuza Almeida Nº15


Carregar ppt "Origem do Teatro Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google