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Aula 6 – Gestão Estratégica da Qualidade

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Apresentação em tema: "Aula 6 – Gestão Estratégica da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 6 – Gestão Estratégica da Qualidade
Objetivo: Apresentar as diretrizes estratégicas para sistematização da Gestão da Qualidade Total, como forma de garantir a qualidade, a competitividade e a sobrevivência das Organizações.

2 A era da Gestão Estratégica da Qualidade
Nesta era a qualidade deixa de ser atributo do produto ou serviço e de ser exclusiva responsabilidade do departamento da qualidade. A qualidade passa a ser problema de todos e envolve todos os aspectos da operação das Organizações.

3 O que é Estratégia? Estratégia é o caminho escolhido para posicionar a Organização de forma competitiva no mercado e, assim, garantir sua sobrevivência a longo prazo.

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5 A Gestão Estratégica da Qualidade
A Gestão pela Qualidade Total é a estratégia que as Organizações buscam para sua ascensão e sua melhor colocação no mercado em que atuam.

6 Gestão Estratégica da Qualidade
Para definição da estratégia a Organização deve estabelecer: Missão Visão Valores Objetivos Metas

7 Gestão Estratégica da Qualidade

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9 Missão É a razão de ser da Organização
É o propósito da Organização existir. Deve: esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo. ser inspiradora e motivadora Ser transmitida e vivenciada por todos os envolvidos com o negócio

10 Não me ofereça coisas Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar. Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade. Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento...” Autor desconhecido

11 Visão É a declaração de como a Organização quer ser vista no futuro:
quer ser a maior? a melhor e/ou a mais admirada? A mais inovadora? A mais confiável?

12 Valores Consiste em um conjunto de princípios que todos na empresa devem se engajar para cumprir constantemente. Exemplo: Transparência Pontualidade Respeito ao meio ambiente

13 Objetivos São os alvos a ser atingidos, o que se pretende alcançar.
Exemplos: Fazer o Curso Superior de Administração Realizar uma viagem pelo ao exterior. Aumentar o faturamento da empresa.

14 Metas São os objetivos a serem atingidos, em termos quantitativos e com prazos. Exemplos: Fazer curso superior até dez/2016. Viajar para Paris em 2015. Aumentar o faturamento em 20% até dez/2014.

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16 Como definir a Estratégia?
Para escolha da estratégia, pergunta-se: A estratégia serve para alcançar o objetivo? Está de acordo com os valores? E com o negócio, a missão e a visão de futuro da Organização?

17 Matriz Estratégica FOFA
Ferramenta que permite: Analisar o ambiente interno e externo da empresa para definir ações estratégicas; Analisar as ameaças e oportunidades externas e de fraquezas e fortalezas internas para identificar possibilidades de crescimento da empresa.

18 Objetivos da Matriz FOFA
Permitir a formulação de ações objetivas para: neutralizar as ameaças, eliminar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e potencializar as fortalezas em alinhamento com a Visão de Futuro

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20 Matriz Estratégica FOFA
FORTALEZAS São características internas da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar o seu desempenho

21 Matriz estratégica FOFA
OPORTUNIDADES São situações atuais ou futuras que ocorrem no ambiente externo e independem da vontade da empresa. Se aproveitadas podem trazer benefícios à empresa.

22 Matriz estratégica FOFA
FRAQUEZAS São situações internas da empresa, tangíveis ou não, que devem ser eliminadas para evitar que comprometam o seu desempenho.

23 Matriz estratégica FOFA
AMEAÇAS Situações que ocorrem no ambiente externo e independem da vontade da empresa. Podem ser atuais ou futuras e, se não forem evitadas, podem afetar negativamente o desempenho da empresa.

24 Fundamentos da Excelência

25 Brainstorming Significa tempestade de ideias. Junção das palavras:
"brain", que significa cérebro, intelecto; "storm", que significa tempestade.

26 Brainstorming

27 Brainstorming O brainstorming é uma dinâmica de grupo usada para:
resolver problemas específicos; desenvolver novas ideias ou projetos; estimular o pensamento criativo.

28 Brainstorming Também pode ser usado para a composição da matriz FOFA.

29 Brainstorming Regras para uma sessão de Brainstorming:
é proibido debates e críticas às ideias apresentadas; quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada;

30 Brainstorming Regras:
deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de exporem suas ideias.

31 FERRAMENTA 4Q1POC Utilizada para planejar a implementação de uma AÇÃO. Deve ser elaborado em resposta às questões: Que? Quem? Quando? Quanto? Por que? Onde? Como?

32 FERRAMENTA 4Q1POC O Que? Qual a ação planejada
Que medidas serão tomadas Quem? Quem é o responsável pela condução dessa ação ( uma pessoa)

33 FERRAMENTA 4Q1POC Quando?
Quando será implementada, data de inicio e fim Quanto? Quanto vai custar Quak o custo do investimento

34 FERRAMENTA 4Q1POC Por quê? Por que essa ação será necessária?
Qual o resultado esperado? Onde? Onde a ação será desenvolvida? Qual a abrangência da ação?

35 FERRAMENTA 4Q1POC Como? Como será implementada? Qual o método?
Quais os passos a serem dados?

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37 MATRIZ DE PREFERÊNCIA É uma ferramenta que permite à empresa priorizar ideias ou alternativas segundo certa ordem ou grau de preferência.

38 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Permite escolher e priorizar alternativas de forma rápida e precisa. Qualquer setor da organização e qualquer pessoa pode usar a matriz

39 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Como fazer
1. Selecionar uma lista de alternativas a ser priorizadas, relacionadas a determinada situação. 2. Listar as alternativas na coluna da esquerda da Matriz de Preferência, em qualquer ordem. 3. Definir qual o critério que será utilizado para comparar as alternativas

40 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Como fazer
Os critérios podem ser: Custo de implantação Complexidade Prazo para implantação Coerência com os valores da empresa

41 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Processo:
Comparar as alternativas, duas a duas, com cada uma das outras; A primeira alternativa é comparada com a segunda quanto ao critério escolhido. Se a escolha recair na primeira alternativa, o número 1 é marcado na primeira coluna à direita da lista das alternativas.

42 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Processo:
Se for escolhida a segunda alternativa, o número 2 é assinalado nessa coluna Em seguida, comparar a primeira alternativa com a terceira; Nessa sequência a primeira alternativa deve ser comparada com as demais;

43 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Processo:
Completar a matriz, calculando o número de vezes que cada uma das alternativas foi escolhida. A alternativa prioritária será aquela que somar o maior número de pontos.

44 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Processo:
Da mesma forma fazer a comparação da segunda alternativa com as outras, exceto com a primeira alternativa. As escolhas devem ser anotadas na segunda coluna.

45 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Processo:
Todas as alternativas serão comparadas entre si; O número de colunas com os resultados das comparações será igual ao número de alternativas existentes.

46 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Situação
1. Uma mulher com 32 anos, de classe média alta, com uma fratura na tíbia da perna esquerda. 2. Um homem com 59 anos, de classe baixa, com o crânio trincado e início de hemorragia. 3. Um homem de 38 anos de idade, de classe baixa, com várias costelas e o braço direito fraturados. 4. Uma criança que sentia muitas dores no abdômen e várias escoriações pelo corpo.

47 Comparação das alternativas, pelo critério GRAVIDADE DOS PACIENTES
MATRIZ DE PREFERÊNCIA Comparação das alternativas, pelo critério GRAVIDADE DOS PACIENTES

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49 MATRIZ DE PREFERÊNCIA Resultado:

50 Para reflexão Agora que você já estudou várias ferramentas que ajudam a planejar estrategicamente o caminho da Organização, faça seu próprio planejamento!

51 Para reflexão “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é "muito" pra ser insignificante”. (Charles Chapplin

52 Bibliografia Paladini, Edson Pacheco -Gestão Estratégica da Qualidade: Princípios, Métodos e Processos – Editora. Atlas  CAMPOS, Vicente Falconi, TQC Controle da Qualidade Total no Estilo Japonês, INDG TECS, Belo Horizonte, 1999.


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