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Administração de Recursos Humanos II

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos II
Sistema de pagamento A remuneração inclui o retorno financeiro e os serviços e benefícios que os empregados recebem como parte de pagamento em uma relação de trabalho. Os sistemas de pagamento podem ser projetados para atingir um grande número de objetivos: Melhorar a produtividade e a satisfação do cliente; Controlar os custos; Tratar os empregados com justiça; Atender às exigências legais; Aperfeiçoar o desempenho individual ou de equipe. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administração de Recursos Humanos II
Sistema de pagamento Benefícios Trabalho e vida pessoal: Feriados Férias Assistência à criança Assistência ao idoso Horários individualizados de trabalho Programas de combate ao absenteísmo Aposentadoria e capitalização: Aposentadoria Poupança Planos de compras de ações Assistência à saúde: Programas de benefícios pessoais Planos médicos e odontológicos Seguro contra catástrofes Assistência psiquiátrica Prescrição de medicamentos Proteção de receitas e ativos: Renda por acidentes e doenças Invalidez de longo prazo Seguro de vida em grupo Seguro de viagens Seguro-saúde de longo prazo Total em dinheiro Pagamento-base Pagamento variável Recompensas Comissões Serviços aos empregados Vendas aos empregados Empréstimos para a casa própria Bolsas de estudos Reembolso educacional Fundo para serviços comunitários Contrapartida de subsídios Educação e treinamento MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

3 Administração de Recursos Humanos II
Sistema de pagamento A competitividade externa refere-se à remuneração considerada em relação às várias empresas. A essência do conceito de competitividade externa é sua natureza relativa: comparação entre empresários. Enfoca três aspectos: Pesquisar o mercado (o que a concorrência está pagando); Estabelecer um patamar de remuneração que reflita a política de competitividade externa; Implementar programas para atingir este patamar estabelecido. O alinhamento interno refere-se às comparações entre funções ou habilidades dentro de uma única organização. As contribuições dos empregados referem-se à ênfase dada ao desempenho e/ou antiguidade das pessoas que executam as mesmas tarefas ou possuem a mesma habilidade: comparação entre os empregados. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

4 Administração de Recursos Humanos II
Sistema de pagamento Os objetivos de pagamento são atingidos por meio de quatro políticas: Objetivos Atrair, reter e motivar os empregados para a obtenção de vantagem competitiva Competitividade externa Definições do mercado Pesquisas sobre a concorrência Estruturas de pagamento Alinhamento interno Análise do trabalho (funções e habilidades) Descrição de funções Avaliação e Certificação Estruturas internas Contribuições dos empregados Experiência ou Antiguidade Desempenho Mérito Equipes Gerenciamento e Implementação Orçamento Comunicação Mudança MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

5 Administração de Recursos Humanos II
Sistema de pagamento Mercados de trabalho relevantes por região e grupo de empregados Grupos de empregados/Ocupações Escopo geográfico Produção Serviços administrativos Técnicos Cientistas e engenheiros Chefias e gerências Executivos Local Muito Provável Regional Apenas em casos de escassez ou situação crítica Provável Nacional Internacional MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

6 Administração de Recursos Humanos II
Sistema de pagamento Relacionamento provável entre as políticas de nível de remuneração e os objetivos da remuneração. Objetivos do sistema de remuneração Política Capacidade de atração Capacidade de retenção Controle de custos Redução da insatisfação Aumento da produtividade Pagar mais do que o mercado + ? Pagar igual ao mercado = Pagar menos do que o mercado - MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.


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