A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ; 218 -220.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ; 218 -220."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ;

2 MORAL É UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DETERMINAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS EM DETERMINADA ÉPOCA E EM UM GRUPO SOCIAL, buscando solução às questões: O QUE DEVO FAZER? COMO DEVO AGIR NESSA SITUAÇÃO? O QUE É CERTO? O QUE É ERRADO? ETC.

3 MORAL Moral, vem do latim, mos, moris, que significa “costume”, maneira de se comportar regulada pelo uso (costume). O sujeito moral, de um modo simplificado, é aquele que age bem ou mal na medida em que cumpre ou não cumpre as regras morais. Assim, pode-se questionar: “Há uma hierarquia de valores a ser obedecida? Se houver, o bem supremo é a felicidade? É o prazer? A utilidade? O dever? A justiça? Sobre a moral, os filósofos continuaram, ainda, a questionar: “Os valores têm um conteúdo universal, válido em todos os tempos e lugares? Ou, ao contrário, são relativos? Como veremos ao longo de nossas próximas aulas, as respostas a essas e outras questões deram origem à diversas Teorias Éticas elaboradas pelos filósofos através dos tempos.

4 ÉTICA ou FILOSOFIA MORAL
A palavra Ética vem do grego ethos , que tem o mesmo significado que costume. Como se constata, os termos Ética e Moral designam quase a mesma coisa, no entanto, a Ética investiga o que á a Moral, como ela se fundamenta e se aplica. Isto é, a Ética estuda os diversos sistemas morais elaborados pelo homem. A Ética, como filosofia prática, procura unir o saber ao fazer, visando aplicar o conhecimento sobre a pessoa para que construa o que se deve ser. .

5 EM UM PRIMEIRO MOMENTO OS VALORES SÃO HERDADOS
1. Caráter histórico e social da Moral EM UM PRIMEIRO MOMENTO OS VALORES SÃO HERDADOS DA CULTURA EM QUE VIVEMOS; DA FAMÍLIA, QUE NOS MOSTRA COMO DEVEMOS AGIR, NOSSOS DIREITOS E DEVERES, O QUE É BELO OU FEIO, O CERTO OU O ERRADO, O BOM OU O MAL, VARIANDO DE TEMPO, LUGRA E GRUPO SOCIAL. HÁ, POR ISSO, DIVERSOS TIPOS DE VALORES : ÉTICOS, ESTÉTICOS, RELIGIOSOS, MORAIS ETC.

6 Caráter histórico e social da Moral
EM UM PRIMEIRO MOMENTO OS VALORES SÃO HERDADOS Então, existe, quando nascemos, uma moral constituída, ou seja, em vigor, que herdamos. Nossos atos serão morais ou imorais, conforme atenda ou não à essa moral. Essa herança, baseada em normas, visa garantir a sobrevivência do homem em sociedade, em sua vida de ralação com a sociedade a que pertença. É impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras morais.

7 2. Caráter pessoal da Moral
A medida que a criança se aproxima da adolescência, aprimorando seu pensamento abstrato e sua reflexão crítica, ela tende a questionar os valores herdados. A ampliação do grau de consciência e de liberdade, e portanto de responsabilidade pessoal, traz um contraditório: ao mesmo tempo que é um conjunto de regras que determina como deve ser o comportamento dos indivíduos do grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas. Ou seja, o ato só é moral se a pessoa aceitá-lo livremente.

8 3. Caráter social da Moral
Pelo exposto, os fatos morais nos colocam entre duas situações contraditórias: o caráter social e o individual da moral. Se aceitarmos apenas o caráter social da moral nos submetemos ao dogmatismo (uma verdade aceita como verdadeira sem poder ser questionada) e ao legalismo, aos valores herdados sem serem questionados; e de outro , a consciência individual da pessoa. Então? Diante do dogmatismo e do relativismo individual, qual será a solução?

9 Caráter social da Moral
Então qual será a solução? É preciso considerar os dois lados contraditórios: o pessoal e o social, entre a aceitação e a recusa da norma, porque somos seres sociais, não vivemos isolados. O SER HUMANO SÓ CONSEGUE VIVER EM GRUPO E O GRUPO SÓ SOBREVIVE SE OS “VALORES”, IDEIAS, PROCEDIMENTOS, VISAREM A SOBREVIVÊNCIA DO GRUPO E NÃO DO INDIVÍDUO ISOLADA OU EGOÍSTICAMENTE.

10 VALORES AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES  RAMO DA FILOSOFIA, SURGIDO NO SÉCULO XIX, QUE SE OCUPA DAS RELAÇÕES ENTRE OS SERES (COISAS INERTES - SEM VIDA, SERES VIVOS OU IDEIAS) E O SUJEITO (PESSOA) QUE OS APRECIA.

11 VALORES POR QUE A PREOCUPAÇÃO COM TAL RELAÇÃO ?
PORQUE VALOR NÃO É UMA PROPRIEDADE DOS SERES EM SI, ISTO É, ALGO NÃO É BELO, FEIO, BOM OU MAL POR SI MESMO, MAS PELA RELAÇÃO (DE NECESSIDADE SOCIAL E NÃO INDIVIDUAL) DO SUJEITO (PESSOA) COM TAL SER NA SOCIEDADE OU GRUPO SOCIAL EM QUE VIVE.

12 VALORES Dessa forma, conforme a Teoria dos Valores a que estão submetidas, as pessoas emitem um valor (feio, bonito, útil etc) ao que fazem ou às coisas e pessoas com que se relacionam.

13 JUÍZOS DE VALOR É O VALOR (BOM, MAL, BELO, FEIO, ÚTIL ETC) QUE O SUJEITO ATRIBUI A UM SER. JUÍZOS DE REALIDADE É UM SER REAL E NÃO ABSTRATO, OU SEJA, UMA CANETA, UMA MULHER ETC. EX: JOANA É UMA BELA MULHER. - JOANA É A REALIDADE, PORÉM, O ADJETIVO BELA É UM JUÍZO DE VALOR CONFERIDO POR CERTA PESSOA, POIS OUTRA PODERÁ CONSIDERÁ-LA FEIA.

14 É IMPORTANTE DESTACAR QUE:
VALORES É IMPORTANTE DESTACAR QUE: NA VISÃO DA TEORIA DOS VALORES, ALGO NÃO PODE SER CONSIDERADO VALIOSO APENAS NA ÓTICA INDIVIDUAL, POIS VIVERÍAMOS EM UM RELATIVISMO, COMO COSTUMAMOS OUVIR DAS PESSOAS ERRADAMENTE: “ISSO TEM VALOR PARA MIM E MINHA IDEIA TEM DE SER RESPEITADA”.

15 ATO MORAL É aquele ao qual podemos atribuir ao agente uma responsabilidade não só pelo que propôs realizar , mas também pelos resultados ou consequências de sua ação.

16 DESSAS CARACTERÍSTICAS DECORRE  A RESPONSABILIDADE.
ATO MORAL = É UM ATO VOLUNTÁRIO. UM ATO PARA SER MORAL  TEM QUE SER LIVRE, CONSCIENTE, INTENCIONAL E SOLIDÁRIO. - PROVOCA EFEITOS EM QUEM O REALIZA, EM QUEM ESTÁ PRÓXIMO E NA PRÓPRIA SOCIEDADE COMO UM TODO. DESSAS CARACTERÍSTICAS DECORRE  A RESPONSABILIDADE.

17 MORAL E LIBERDADE

18 RESPONSABILIDADE RESPONSÁVEL É A PESSOA CONSCIENTE E LIVRE QUE ASSUME A AUTORIA DO SEU ATO, RECONHECENDO-O COMO SEU E RESPONDENDO PELAS CONSEQUÊNCIAS DELE. A RESPONSABILIDADE CRIA UM DEVER  O COMPORTAMENTO MORAL, POR SER CONSCIENTE, LIVRE, RESPONSÁVEL E OBRIGATÓRIO.

19 DEVER OBRIGATORIEDADE MORAL = DEVER
NÃO É EXTERIOR ! É MORAL PORQUE A PESSOA IMPÕE-SE O CUMPRIMENTO DA NORMA. PORÉM, O COMPROMISSO NÃO EXCLUI A DESOBEDIÊNCIA À DECISÃO LIVREMENTE ASSUMIDA, PORQUE SOMOS LIVRES, POIS TEMOS A POSSIBILIDADE DE TRANSGREDIRMOS A NORMA QUE ESCOLHEMOS RESPEITAR.

20 DESEJO DESEJO NÃO RESULTA DA ESCOLHA, PORQUE SURGE EM NÓS COM TODA A FORÇA E EXIGÊNCIA DE REALIZAÇÃO. SEGUIR O IMPULSO DO DESEJO TODA A VEZ QUE ELE SURGE É NEGAÇÃO DA MORAL E DA POSSIBILIDADE DE QUALQUER VIDA EM SOCIEDADE.

21 VONTADE VONTADE É O PODER DE REFLEXÃO QUE ANTECEDE A REALIZAÇÃO OU NÃO DO DESEJO (QUERO, POSSO, DEVO). OBSERVAÇÃO: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA, SUPÕE ENSINÁ-LA A AVALIAR A ADEQUAÇÃO OU NÃO DE REALIZAR SEU DESEJO, A PRIORIZAR ALGUNS, ADIAR OUTROS E NÃO FAZER OS QUE LHE PARECEM INADEQUADOS (“TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM”).

22 Bibliografia Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins . Editora Moderna. - Fundamentos da Filosofia – de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes

23 Orientações para estudo
O estudo para as provas não pode abranger apenas este esquema de aula. O aluno deve associar as presentes informações ao seu próprio resumo do capítulo e, quando for o caso, frequentar as aulas do plantão de dúvidas do Colégio para uma melhor preparação para as avaliações.


Carregar ppt "Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ; 218 -220."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google