A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Ensino Médio, 2 Série Texto Argumentativo: Resenha

2 Conhecer o gênero textual resenha; Trabalhar o gênero argumentativo;
Produção de texto, 2 Série Texto Argumentativo: Resenha OBJETIVOS Conhecer o gênero textual resenha; Trabalhar o gênero argumentativo; Distinguir uma resenha de outros gêneros textuais em produção de texto;

3 Construir uma resenha crítica a partir de obras analisadas - especificamente, filmes;
Desenvolver o uso da norma culta na produção textual; Estimular a visão crítica; Incentivar a produção de texto.

4 CONTEÚDOS CURRICULARES:
Ortografia (Nova Ortografia); Concordância verbal e nominal; Semântica: coerência textual;

5 Uso de conectivos (termos coesivos);
Estrutura do texto: frase, oração e período; Produção textual argumentativa; Estrutura de Resenha; Tipos de resenhas.

6 RECURSOS Ambiente: sala de aula / auditório da escola Opções de links : Portal do Mec: ; Lendo.org:

7 Instrumentos : Folhas impressas (cópias); Máquina de Xerox; Mídias: datashow, dvd (disco/filme), amplificador e cabos de som ou televisão.

8 CineResenha: Esta sequência didática tem por título “CineResenha”, pois, partindo de filmes pré-selecionados pelo professor, desenvolve a produção de texto a partir do ponto de vista crítico do educando.

9 A estrutura é basicamente a própria sala de aula, com textos impressos para análise, e a projeção do conteúdo audiovisual em powerPoint ou televisão, criando um ambiente de cinema na escola. Seguindo as etapas...

10 Seguindo as etapas: Etapa 1: o professor deverá acessar os links dos sites sobre resenha de filmes disponíveis no Portal do MEC ou o Lendo.org. Logo após, fará a seleção de 6 a 8 resenhas de filmes conhecidos e não conhecidos pelos alunos. Deverá imprimi-las.

11 Etapa 2: na sala de aula, o professor deverá formar com os alunos grupos de 6 a 8 integrantes. Distribuirá entre as equipes a resenhas previamente selecionadas e pedirá para que os grupos leiam atentamente e façam anotações, observando o ponto de vista e a linguagem do autor da resenha sobre a obra analisada.

12 Etapa 3 : após a leitura e anotações das equipes, o professor poderá fazer três trocas de resenhas para que cada equipe tenha a oportunidade de observar pontos de vistas diferentes e ainda também tomarem nota das novas resenhas adquiridas.

13 Etapa 4: exibição do filme selecionado – O professor trará o filme a ser exibido, calculando o tempo de acordo com a quantidade de aulas (Sugere-se o uso de aulas geminadas). Durante a exibição, os educandos deverão tomar nota de pontos que eles creem mais relevantes para sua resenha crítica.

14 Etapa 5: após o término da exibição, as equipes deverão novamente se reunir para levantar e confrontar os pontos de vista sobre o filme entre os membros de suas equipes. Em seguida, o professor deverá organizar um debate com o grande grupo.

15 Etapa 6: durante a socialização das ideias, o professor junto com o grande grupo pode elencar pontos relevantes e expor na sala de aula um painel com os pontos de vista sobre os argumentos dos autores das resenhas.

16 Etapa7: tomando por base as resenhas inicialmente distribuídas pelo professor e conceitos de resenha crítica de filme, as equipes deverão desenvolver as suas próprias resenhas, atentando para o uso da norma culta, estrutura do texto com coesão e coerência, e revisão do texto elaborado.

17 O professor pode sugerir ao grande grupo que, ao término do trabalho, as equipes troquem as produções entre as si para que se faça uma correção mútua das resenhas.

18 A sequência didática será satisfatória quando os alunos apresentarem o conceito de resenha crítica e diferenciar este gênero textual dos demais tipos de resenhas.

19 Extra: Antes da sequência aplicada, o professor pode trabalhar conceito e estrutura de resenha;

20 Além do conceito, pode em aula expositiva apresentar os diferentes tipos de resenha, o enfoque dado por cada uma, tamanho do texto, linguagem, etc.

21 Em relação ao debate sobre o filme, o professor pode “instigar” os alunos, fazendo perguntas, levando-os a se imaginar dentro do próprio enredo da história, comparando-a com a vida real.

22 As produções podem ser expostas em um varal ou mural na escola.

23 Se for opção do educador trabalhar mais de um filme em salas de aula diferentes, pode também, após o processo, promover a socialização e debate entre salas de aula.

24 Pode-se trabalhar somente com um filme ou mais alguns, a partir dos quais o professor pode desenvolver uma atividade comparativa em relação à produção anterior exibida.

25 Sugestão de filmes para o CineResenha: A Maçã;
FICHA TÉCNICA Características: filme iraniano, colorido, legendado, com 86 minutos, produzido em 1998. Direção: Samira Makhmalbaf. Gênero: drama. Distribuição em vídeo: Cult Filmes. (1)

26 A Fortuna de Ned: FICHA TÉCNICA Características: filme inglês, colorido, legendado, 91 minutos, produzido em 1998. Direção: Kirk Jones. Gênero: comédia. Distribuição em vídeo: Abril Vídeo/F. (1)

27 A Vida é Bela: FICHA TÉCNICA
Características: filme italiano, colorido, legendado, 116 minutos, produzido em 1997. Direção: Roberto Benigni. Gênero: drama. Distribuição em vídeo: Miramax. Prêmios/indicações: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. (1)


Carregar ppt "Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google