A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari"— Transcrição da apresentação:

1 EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Alessandra I. da Silva 4ª série A Vanessa A. Alves 4ª série B Ribeirão Preto JUNHO-2009

2 Produção do aluno 4ª Etapa: (Projeto Temático “Água”, Seqüência Didática-Notícia) Reunidos em grupos, na sala de aula, os alunos receberam diversos jornais, para que escolhessem algum e “explorassem”, mantendo um primeiro contato com o material jornalístico. Em seguida, as professoras pediram aos alunos que escolhessem, lessem uma notícia e explicassem o porquê da sua escolha. Logo após, as professoras colocaram no mural da sala de aula e na lousa cartazes contendo os enunciados: ... As professoras perguntaram aos alunos qual a relação dos enunciados com as notícias que tinham em mãos. Várias hipóteses foram levantadas e rapidamente eles descobriram que tais “enunciados” compunham a notícia. Em seguida, recortaram e colocaram as notícias correspondentes nas legendas. NOTíCIAS Títulos Linhas finas Textos Foto (Imagens) Notícia sobre o tema água

3 5ª Etapa: Análise da Professora e Intervenção Proposta As produções foram analisadas primeiramente pelas professoras; logo após, os alunos foram chamados individualmente para que junto com suas respectivas professoras “reavaliassem” sua própria produção. O aluno lia sua notícia e a professora solicitava que ele fizesse uma segunda leitura, quando havia algum tipo de “erro”. Desta forma, o próprio aluno percebia onde precisava fazer ajustes. Durante tal análise observamos que os alunos demonstraram ter conhecimento de que era necessário separar algumas partes ou componentes (Títulos, Legendas (Linhas Finas), Textos....) ao produzirem uma notícia. Os alunos elaboraram excelentes “notícias” onde também demonstraram entusiasmo com a união das duas 4ª séries, durante as atividades extra classe como o jogo do campo minado realizado na quadra e no laboratório de informática. Produção do aluno após intervenção Notícia sobre o tema água

4 textos sobre o tema água
Para que os alunos pudessem elaborar suas próprias notícias, familiarizaram-se, anteriormente, com a sequência didática proposta pelo Projeto Algar. Laboratório de Informática “Jogo Campo Minado” Apresentação dos diferentes tipos de textos sobre o tema água Jogo Campo Minado Contato com jornais Mural de notícias Elaboração da notícia


Carregar ppt "EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google