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Metodologia Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Projeto da pesquisa Monografia e partes constituintes ABNT Linguagem Científica

2 O aluno e sua monografia
O que é uma monografia? Para que serve ? Existe vida durante a confecção de uma dissertação? Por que causa tanta angústia no aluno? E qual é sua expectativa após a sua apresentação? É necessário “defender” sua monografia? Qual o papel do aluno e o papel do orientador?

3 A produção monográfica é um esforço solitário que exige muita disciplina, perseverança e planejamento. O projeto de pesquisa é a tradução desse planejamento e deve ser desenvolvido de forma racional e sistemática.

4 As expectativas em relação à monografia
Demonstração de domínio sobre a literatura na área Concatenação entre problema de pesquisa, revisão da literatura e metodologia Rigor na seleção e aplicação de procedimentos metodológicos Relevância das conclusões Ineditismo? Originalidade? Desbravamento das fronteiras do conhecimento? Análise crítica?

5 A revisão da literatura ajuda o pesquisador a encontrar algumas respostas
O que já se conhece sobre o seu problema de pesquisa em particular ou sobre esse campo de estudos em geral; Quais as principais teorias (e as alternativas) utilizadas e discutidas na área; Quais conceitos são usualmente utilizados para a “modelagem” do fenômeno ou seu entendimento;

6 Quais as controvérsias entre teorias ou entre resultados empíricos (nota: tais discrepâncias poderiam servir como ponto de partida para uma nova pesquisa) ou entre métodos; Quais são as principais questões ainda em aberto; Quais aspectos do fenômeno ainda não foram estudados.

7 Formulação do Problema
O pesquisador deve formular um problema de pesquisa, que será o fio condutor de sua investigação, a questão à qual ele espera dar resposta com seu estudo. Um problema de pesquisa é... uma questão ainda não resolvida na literatura aquilo que o pesquisador quer descobrir. Trata-se de uma lacuna epistemológica ou metodológica

8 Embora o tema da pesquisa possa ser apresentado
de forma ampla e genérica, o problema da pesquisa deve ser formulado de forma clara e precisa.

9 O problema da pesquisa…
Não deve ser amplo demais que não possa ser razoavelmente respondido dentro das limitações temporais, de recursos e intelectuais/cognitivas do pesquisador Não deve tratar de questões sobre juízo de valor para as quais não há resposta necessariamente certa ou errada

10 Formulação da Hipótese
Hipótese é uma reposta (ainda a ser verificada) sobre o problema. Uma afirmação, geralmente relativa ao tipo de associação entre variáveis, que pode ser testada com vias a ser declarada “verdadeira” ou “falsa”. Pode ser entendida como uma resposta tentativa para atendimento aos objetivos intermediários da pesquisa.

11 Formulação das hipóteses do estudo
Uma hipótese bem formulada deve: Ser plausível e embasada no referencial teórico Auxiliar na investigação do problema da pesquisa, por meio dos resultados de seu teste Ser escrita na forma de sentença declarativa, simples e concisa, bem como internamente consistente Ser passível de teste e de refutação por dados empíricos

12 A Fundamentação Teórica
Permite maior clareza na formulação do problema de pesquisa Facilita a formulação de hipóteses e suposições Sinaliza para o método mais adequado à solução do problema Permite identificar qual o procedimento mais pertinente para a coleta de dados Auxilia a interpretação de dados durante o desenvolvimento do projeto Ser um percurso crítico relacionado intimamente com a pergunta à qual se quer responder

13 Coleta de Dados Bibliográfica Descritiva Experimental

14 A redação do trabalho Partes opcionais e obrigatórias (elementos prétextuais, textuais e póstextuais) Vide Manual de Confecção e Trabalhos Acadêmicos das FIJ. Linguagem simples, formal, objetiva, concisa, gramaticalmente correta e impessoal.

15 Constituintes da Monografia
Quanto à estrutura, uma monografia divide-se em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Constituem-se elementos pré-textuais:Nem todos os elementos pré-textuais listados são obrigatórios. a capa a folha do rosto a dedicatória agradecimentos epígrafe resumo

16 abstract lista de figuras lista de abreviaturas lista de siglas lista de símbolos sumário

17 Os elementos textuais obrigatórios são:
a) Introdução (inclui descrição do problema, justificativa e objetivos) b) Desenvolvimento ou estrutura do trabalho (corresponde ao desenvolvimento de idéias por meio de capítulos) c) Conclusão Os elementos textuais constituem a redação do trabalho.Qual é a importância da introdução de um trabalho acadêmico e como ela deve ser?

18 Elementos pós-textuais:
As referências bibliográficas Anexos

19 Citações Bibliográficas
textuais – o pesquisador transcreve integralmente as palavras de algum autor, respeitando todas as suas características formais, inclusive a pontuação. Curtas – Não se ultrapassam três linhas e não devem ser destacados no texto da monografia, aparecendo simplesmente entre aspas duplas com a indicação do último nome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e o ano de publicação da obra de onde foi retirado o trecho. Longas – destacadas no texto

20 b) citação conceitual ou citação livre- o pesquisador reproduz o pensamento de um autor sem utilizar suas palavras literalmente, mas usando paráfrase. Por essa razão, a idéia transcrita não precisa de aspas, porém é obrigatório mencionar a fonte de onde a idéia foi extraída. c) citação mista - mistura dos 2 tipos anteriores.O pesquisador transcreve literalmente apenas alguns termos do autor, entre aspas, e completar a frase com suas próprias palavras.

21 CASO 1 ASSUNTO: Adoção TEMA: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção PROBLEMA: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção? (Reparem que o problema retrata uma dificuldade acerca do tema, dificuldade essa que se pretende solucionar por meio da pesquisa) HIPÓTESE: As condições relacionadas à formação de atitudes exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção do que condições relacionadas a fatores biológicos e sócio-econômicos. (Reparem que a construção da hipótese ajuda muito o pesquisador a delimitar o problema e o possibilita aprofundar-se na investigação)

22 Caso 2 Assunto: Endomarketing e Auditoria
Tema: Aplicação do endomarketing como forma de potencializar mudanças na relação entre o auditado e o auditor, visando a melhorar a qualidade da auditoria. Problema: Como melhorar a percepção dos funcionários em relação às atividades de auditoria?

23 Hipótese:

24 Caso 3 Assunto: Liderança
Tema: A influência determinante dos líderes no sucesso do processo transitório de privatização de empresas. Problema: Qual influência do líder no sucesso ou fracasso do processo transitório de privatização de empresas?

25 Hipótese para esse problema: O processo de privatização, quando conduzido por líderes habilidosos, possibilita a obtenção de êxito com menores traumas e prejuízos à cultura da organização.

26 Etapas de confecção Identificação das dificuldades que o assunto sugere. ___________________________________ Integração racional dos dados descobertos em um conjunto organizado, dando unidade ao material coletado. Aí será desenvolvido o raciocínio demonstrativo do tema em questão. ___________________________. Registro e interpretação das informações reunidas que serão utilizadas em trabalhos para responder a questões específicas._______________________________________

27 Fase do levantamento bibliográfico e seleção da literatura pertinente, supondo o conhecimento das fontes. ___________________________. Seleção de um tópico ou parte a ser focalizada, fixando circunstâncias, sobretudo de tempo e espaço. Pode, ainda, considerar os diversos tratamentos que o assunto pode receber, tais como, psicológico, sociológico, filosófico etc. ______________________________ Organização das etapas do trabalho a fim de definir o objetivo desejado. ______________________

28 Referências Bibliográficas
1- Livro: Título:A Redação de Trabalhos Acadêmicos; Subtítulo: Teoria e Prática; Edição :2ª; Editora: EdUerj; Organizadores: Claudio Cezar Henriques e Darcília Marindir P. Simões. Ano: 2003; Local de Publicação : Rio de Janeiro. HENRIQUES, Cláudio Cézar; SIMÕES, Darcília M.P. A. Redação de Trabalhos Acadêmicos. 2.ed. Rio de Janeiro, 2003.

29 2- Livro: O capítulo 4 de um livro (está compreendido entre as páginas 55 até 59). Título do capítulo: A clareza textual nos trabalhos científicos; Autora do capítulo: Vânia Lúcia Rodrigues Dutra; Livro: a 1ª obra considerada neste exercício. DUTRA, Vânia L. Rodrigues. A Clareza Textual nos Trabalhos Científicos. In HENRIQUES, Cláudio Cézar; SIMÕES, Darcília M.P. A. Redação de Trabalhos Acadêmicos. 2.ed. Rio de Janeiro, 2003.p

30 3- Livro: Título: Contribuição à estilística portuguesa
3- Livro: Título: Contribuição à estilística portuguesa. Editora: Ao Livro Técnico; Autor: Joaquim Mattoso Câmara Jr.; Ano de publicação: 1977; Local: Rio de Janeiro. 4- Livro: Título: Manual de Expressão Oral e Escrita; Autor: Joaquim Mattoso Câmara Jr.; Local de publicação Petrópolis (RJ); Editora: Vozes; Ano: 1988. CÂMARA Jr., Joaquim Mattoso. Contribuição à estilística portuguesa.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1977. ___________.Manual de Expressão Oral e Escrita.Petrópolis (RJ):Vozes, 1988.

31 lista que figura na capa do livro é Lília da Rocha
5- Livro: Autores: são mais de Três, mas a primeira da lista que figura na capa do livro é Lília da Rocha Bastos; Título da obra: Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Editora: JC; Ano: 1993; Local : Rio de Janeiro. BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: JC, 1993.

32 6- CD: Dicionário Houaiss da língua portuguesa
6- CD: Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Autores: Antônio Houaiss e Mauro de Salles. Versão 1.0 ; Editora: Objetiva Ano: 2001; Local: Rio de Janeiro.

33 7 - Artigo: Muito além dos sonhos
7 - Artigo: Muito além dos sonhos. Entenda o que acontece quando você dorme e o que pode interferir­­­­ no seu sono. Revista: Proteste. Ano VIII. outubro de 2009 Local : Rio de Janeiro. Páginas 32,33 e 34.

34 Meu objetivo com esta humilde, porém importante, pesquisa é analisar como as gramáticas de nossa língua portuguesa, tão rica e por isso tão difícil, trata da questão do sujeito. Apresento críticas às definições que nela se encerram e proponho outras descrições mais simplificadas e de acordo com a realidade dos fatos gramaticais, tais como estes se apresentam. Para tanto, creio que seja necessário considerar os papéis semânticos do sujeito. Destarte, temos que considerar o sujeito agente, o paciente, o instrumento, a meta, o beneficiário, a fonte, o experienciador, o lugar, o recipiente, o possuidor, o instigador e o nulo.


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