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PublicouArthur Basilio Alterado mais de 9 anos atrás
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Tecnologias - Matemática Medida de volume – conceitos iniciais
Matemática e suas Tecnologias - Matemática Ensino Fundamental, 6º Ano Medida de volume – conceitos iniciais
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1. Introdução Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais 1. Introdução
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Medidas Medidas de Volume
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medidas Medidas de Volume
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MEDIDAS Medida de Volume
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medida de Volume MEDIDAS Todos os dias, nós compramos, usamos ou medimos produtos que são vendidos de acordo com seu volume.
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MEDIDAS Medida de Volume
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medida de Volume MEDIDAS Quando falamos em volume, estamos nos referindo ao espaço ocupado por um corpo sólido, por um líquido ou por um gás.
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MEDIDAS Medida de Capacidade Exemplos de nosso cotidiano:
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medida de Capacidade MEDIDAS Exemplos de nosso cotidiano: Quando você vai comprar um caminhão-pipa de água potável, deve observar a capacidade que corresponde ao reservatório de sua casa e a capacidade do caminhão.
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MEDIDAS Medida de Volume Exemplos de nosso cotidiano:
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medida de Volume MEDIDAS Exemplos de nosso cotidiano: A conta de água de sua residência lhe informa a medida de volume de água que foi gasto. Observe o modelo de uma conta. Imagem: Vania Teofilo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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MEDIDAS Medida de Volume Exemplos de nosso cotidiano:
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medida de Volume MEDIDAS Exemplos de nosso cotidiano: Na sua casa, os reservatórios de água também podem ser em tamanhos diferentes.
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MEDIDAS Medida de Volume Exemplos de nosso cotidiano:
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medida de Volume MEDIDAS Exemplos de nosso cotidiano: Para medir a quantidade de ar que ocupa uma sala ou o espaço que uma quantidade de livros ocupa em uma caixa, também calculamos o volume.
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Conceitos importantes O QUE É UNIDADE DE MEDIDA?
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Conceitos importantes O QUE É MEDIR ? O QUE É GRANDEZA? O QUE É UNIDADE DE MEDIDA?
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O QUE É MEDIR ? O QUE É GRANDEZA ?
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais O QUE É MEDIR ? É associar valores numéricos às grandezas, através de instrumentos. O QUE É GRANDEZA ? É tudo aquilo que pode ser medido.
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Toda medida é constituída de um número e de uma unidade padrão.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais MEDIR É comparar a grandeza a ser medida com outra de mesma espécie, considerada padrão e denominada. UNIDADE DE MEDIDA Toda medida é constituída de um número e de uma unidade padrão.
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No Sistema Internacional
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais VOLUME É uma das grandezas mais comuns e mais utilizadas no nosso cotidiano. Está sempre presente no nosso dia a dia. No Sistema Internacional A grandeza volume tem como unidade base o metro cúbico (m³).
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É, então, a medida que quantifica o espaço ocupado por um objeto.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Volume É, então, a medida que quantifica o espaço ocupado por um objeto.
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Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais Capacidade Logo, podemos dizer que a quantidade de um líquido ou de um gás que ocupa o volume interno de um recipiente utilizado é igual à sua capacidade.
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Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais Metro Cúbico O sistema métrico adota o metro cúbico (m³) como unidade-padrão de medida de volume.
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Os contornos em um cubo são as arestas, e o volume do cubo é de 1 m³.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Metro Cúbico Metro cúbico (m³) é a medida equivalente ao espaço ocupado por um cubo de 1 metro de aresta (lado). Cubo 1 m Os contornos em um cubo são as arestas, e o volume do cubo é de 1 m³.
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Unidades de Medidas de Volume
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Unidades de Medidas de Volume Além do metro cúbico, utilizamos também seus múltiplos e submúltiplos.
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Múltiplos e Submúltiplos do Metro Cúbico
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Múltiplos e Submúltiplos do Metro Cúbico QUADRO DE UNIDADES MÚLTIPLOS UNIDADE FUNDAMENTAL Quilômetro cúbico (km³) m³ Hectômetro cúbico (hm³) m³ Decâmetro cúbico (dam³) 1000 m³ Metro cúbico (m³) 1 m³ SUBMÚLTIPLOS Decímetro cúbico (dm³) 0,001 m³ Centímetro cúbico (cm³) 0, m³ Milímetro cúbico (mm³) 0, m³
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Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais OBSERVAÇÃO Você percebeu que cada unidade é 1000 vezes maior que a anterior a ela? No sistema métrico decimal, cada 1000 unidades de volume equivalem a 1 unidade de volume imediatamente superior. Veja: 1 000 m³ = 1 dam³ 1 000 cm³= 1 dm³
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Para medir o volume de uma piscina, usaremos o m³.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais OBSERVAÇÃO A unidade de medida que será escolhida depende de cada situação. Exemplos: Para medir o volume de uma piscina, usaremos o m³. Para medir o volume de uma caixa onde serão colocados livros, usaremos o cm³.
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As unidades de medida de volume mais utilizadas são o cm³ e o m³.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Medidas de Volume As unidades de medida de volume mais utilizadas são o cm³ e o m³. LEMBRETE
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Leitura das Medidas de Volume
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Leitura das Medidas de Volume A leitura das medidas de volume é feita da mesma forma que a das unidades de medidas de superfície. Observação: Em cada unidade do quadro, ficarão 3 algarismos. Se houver casas incompletas à direita, completaremos com zeros.
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Leitura das Medidas de Volume
Matemática, 6º Ano Medida de volume – conceitos iniciais Leitura das Medidas de Volume Com a ajuda do quadro de medidas, fica mais simples fazermos a leitura. Vejamos alguns exemplos:
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Leitura das Medidas de Capacidade
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Leitura das Medidas de Capacidade Quantidade Km³ hm³ dam³ m³ dm³ cm³ mm³ 321,4 m³ 321, 400 6,215 dam³ 6, 215 12,34561 hm³ 12, 345 610 Observe que foram acrescentados zeros para completar as casas incompletas.
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Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais Quantidade Km³ hm³ dam³ m³ dm³ cm³ mm³ 321,4 m³ 321, 400 6,215 dam³ 6, 215 12,34561 hm³ 12, 345 610 A leitura de cada número será expressa da seguinte forma: a 321,400 m³ → trezentos e vinte e um metros cúbicos e quatrocentos decímetros cúbicos. b 6,215 dam³ → seis decâmetros cúbicos e duzentos e quinze metros cúbicos. c 12, hm³ → doze hectômetros cúbicos, trezentos e quarenta e cinco mil, seiscentos e dez metros cúbicos.
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Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais Alerta!!! Devemos fazer a leitura das medidas de volume, agrupando os algarismos de 3 em 3. Imagem: LadyofHats / Public Domain.
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Transformação de Medidas de Capacidade
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Transformação de Medidas de Capacidade Em nosso cotidiano, há ocasiões em que é necessário transformarmos uma unidade de volume em outra.
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Transformação de Medidas de Capacidade
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Transformação de Medidas de Capacidade É preciso lembrar, porém, que cada unidade de medida de volume é 1000 vezes maior que a unidade imediatamente à direita. Logo, sob cada unidade de medida, são colocados 3 algarismos.
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Transformação de Medidas de Capacidade
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Transformação de Medidas de Capacidade :1000 :1000 :1000 :1000 :1000 :1000 Km³ hm³ dam³ m³ dm³ cm³ mm³ x1000 x1000 x1000 x1000 x1000 x1000
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Vejamos, agora, exemplos.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Vejamos, agora, exemplos. 1) Mário precisa transformar 20 m³ em cm³. Km³ hm³ dam³ m³ dm³ cm³ mm³ x1000 x1000 Mário deve multiplicar 1000 ·1000, ou seja: Logo, teremos: 20 · = cm³.
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Vejamos, agora, exemplos.
Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental Medida de volume – conceitos iniciais Vejamos, agora, exemplos. 2) Matheus queria saber quantos dam³ equivaliam a 6543,21 dm³. :1000 :1000 Km³ hm³ dam³ m³ dm³ cm³ mm³ Matheus deve dividir por (1000 ·1000), ou seja: Logo, teremos: 6543,21 : = 0, dam³.
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Matemática, 6º Ano do Ensino Fundamental
Medida de volume – conceitos iniciais Exemplos de nosso dia a dia: Transformar 15 m³ de água em cm³ = cm³. b) Transformar dm³ de óleo em dam³ = 15 dam³. c) Transformar mm³ de suco em m3 = 25 m3. d) Transformar 1 km3 de areia em m³ = m³. e) Transformar 3,5 m3 de água em dm³ = dm³. f) Transformar 87 dm3 de gás em mm³ = litros.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTOS, Judson, 1974 – Matemática: 6º ano do ensino fundamental em nove anos/ Judson Santos, Annelise Maymone. – 2. ed. Revista e atualizada. – Recife: Prazer de Ler, p < >. Acesso em 08 jul. 2012, 21:58:49. < >. Acesso em 09 jul. 2012, 21:57:06. < >. Acesso em 09 jul. 2012, 21:54:37 Professor Edmilson Menino da Silva Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza
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Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 7 Vania Teofilo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 06/11/2012 27 LadyofHats / Public Domain.
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