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BOM DIA.

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Apresentação em tema: "BOM DIA."— Transcrição da apresentação:

1 BOM DIA

2 Atendimento Educacional Especializado
A atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008, reafirma o direito de todos os alunos à educação no ensino regular, recebendo, quando necessário, o Atendimento Educacional Especializado.

3 Educação especial e o atendimento educacional especializado
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem comum do ensino regular (Secretaria de Educação Especial, 2008, p.15).

4 E a quem se destina este atendimento
A Educação Especial se destina a alunos com deficiência física, deficiência intelectual, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

5 As atribuições do AEE em cada deficiência
No caso de alunos com surdez, o AEE deverá providenciar o ensino da Língua Brasileira de Sinais –  LIBRAS; o ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita, o ensino em LIBRAS, a produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens, entre outros. Deve ser considerado e encaminhado para os profissionais responsáveis os alunos que optam pela oralização como forma de comunicação.

6 As atribuições do AEE em cada deficiência
Aos alunos cegos o ensino do Sistema Braille; as noções sobre orientação e mobilidade; as orientações sobre atividades da vida autônoma; o uso de ferramentas de comunicação: sintetizadores de voz para ler e escrever via computador; as adaptações em alto relevo; o ensino da técnica de sorobã; a transcrição e adaptação de material em tinta para o Braille; a produção de áudio-livro; a produção de textos escritos em formato digital.

7 As atribuições do AEE em cada deficiência
Aos alunos com baixa visão: o ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos; as adaptações em tinta; o encaminhamento para avaliação funcional; a estimulação visual; a ampliação de fontes, entre outros; a produção de materiais com contraste visual; a produção de materiais didáticos e pedagógicos adequados ao tipo de visão.

8 As atribuições do AEE em cada deficiência
Aos alunos com deficiência física: o ensino da comunicação alternativa; os recursos de acesso ao computador: ponteira de cabeça, acionadores, entre outros; a adequação e confecção de material pedagógico: engrossadores de lápis, plano inclinado, tesouras adaptadas, entre outros; o mobiliário adequado: mesas, cadeiras, quadro, entre outros; a aquisição de materiais: quadro magnético com letras imantadas, entre outros; os recursos de auxílios da vida autônoma; os recursos de auxílio de mobilidade: cadeira de rodas, andadores, entre outros.

9 As atribuições do AEE em cada deficiência
Aos alunos com deficiência mental: o desenvolvimento de processos mentais/exercício da atividade cognitiva; a aprendizagem que possibilita passar de regulações automáticas para regulações ativas; a possibilidade de sair de uma posição passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do próprio saber.

10 As atribuições do AEE em cada deficiência
Aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento: sempre que o transtorno ocasionar uma deficiência, o aluno é atendido na sua necessidade de serviço e recursos de acessibilidade.

11 Qual é a função do AEE? O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela (secretaria de educação especial, 2008, p.15).

12 O PROFESSOR DO AEE, ALÉM DE TRABALHAR COM O ALUNO NA SALA DE RECURSOS, DARÁ O APOIO NECESSÁRIO AO PROFESSOR DO ENSINO REGULAR QUE POSSUI EM SUA SALA UM ALUNO INCLUÍDO...

13 O que faz o AEE? Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização oferece tecnologia assistiva – TA adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos,tendo em vista as necessidades específicas dos alunos, oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades)

14 Quando e Onde? O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno e, PREFERENCIALMENTE, na própria escola desse aluno, em turno oposto ao que ele estuda. Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima.

15 Espaços de AEE Escola comum: salas de recursos multifuncionais
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP Centro Especializado

16 E o que dizem algumas leis sobre a inclusão e o AEE?
Constituição Federal de 1988 artigo 208: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.

17 DE ACORDO COM AS DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O AEE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE ESTIVEREM MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR E MATRICULADOS TAMBÉM NO AAE SERÃO CONTADOS DUPLAMENTE NO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – FUNDEB.

18 Decreto 6.571 de 17 de setembro de 2008
I- PROVER CONDIÇÕES DE ACESSO, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR AOS ALUNOS REFERIDOS NO ARTIGO 1º3; II- GARANTIR A TRANSVERSALIDADE DAS AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR; III- FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS QUE ELIMINEM AS BARREIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; E IV- ASSEGURAR CONDIÇÕES PARA A CONTINUIDADE DE ESTUDOS NOS DEMAIS NÍVEIS DE ENSINO.

19

20 Alunos com Dificuldades ou Problemas de Aprendizagem ?
Você tem alunos com dificuldades ou com problemas de aprendizagem ?

21 Seria assim: Um aluno com desordem neurológica ou psiquiátrica seguramente terá dificuldades para aprender qualquer coisa e consequentemente apresentará também problemas de aprendizagem em tudo o que for proposto. Já um aluno dito “normal” poderá ter problemas com a tabuada, pois não conseguiu elaborar corretamente o conceito da multiplicação, porém, se forem feitas as devidas intervenções pedagógicas esse mesmo aluno conseguirá superar este problema e seguirá adiante no que for ensinado.

22 Percebeu a diferença ? Um problema de aprendizagem é temporário, já uma dificuldade de aprendizado é duradoura.

23 Os estilos de Aprendizagem são:
- Cinestésico:  quando se utiliza da expressão corporal e a manipulação  de objetos - Visual: quando é utilizado textos, livros, gráficos, fotos, diagramas, desenhos, provas escritas - Auditivo: quando é utilizado fala, sons e  músicas

24 Encare do seguinte modo
Ao adotar um determinado estilo de aprendizagem estou escolhendo a melhor forma de processar o conhecimento novo que estou recebendo. Assim ao conhecer o estilo de uma pessoa você saberá qual será a forma mais fácil e a mais difícil dela processar qualquer conhecimento.

25 Como levantar os estilos de aprendizagem dos meus alunos ?
Observe no dia a dia na hora da execução das tarefas, quais são os momentos, ou em quais atividades determinados alunos mostram-se mais eficientes em realizar a tarefa dada.

26 Consideram-se alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

27 ALUNOS ATENDIDOS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.

28 ALUNOS ATENDIDOS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

29 Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros.

30 A discalculia é um dos transtornos de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática.
A disgrafia é também chamada de letra feia. A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. O distúrbio envolve percepção, memória e análise visual. A disortografia a característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.

31 As Salas de Recursos Multifuncionais
As salas de recursos multifuncionais são espaços localizados nas escolas públicas de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Elas são constituídas de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade, equipamentos específicos e de informática. Estas salas permitem que o AEE, feito no turno oposto ao da sala de aula comum, seja realizado na própria escola em que o aluno freqüenta ou em outra escola próxima a sua.

32 As Salas de Recursos Multifuncionais

33 AEE nas escolas comuns

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35 Equipamentos


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