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VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –

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Apresentação em tema: "VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –"— Transcrição da apresentação:

1 VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – val@uber.com.br Elsa Guimarães Oliveira Elsa Guimarães Oliveira - Orientadora – elsag@uniminas.brUNIMINAS Apresentação O presente trabalho visa analisar a formação a distância por videoconferência, tendo como objeto de pesquisa o Curso de Mestrado em Engenharia de Produção promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC em parceria com a UNIMINAS e com o apoio da CTBC-Telecom, desenvolvido no período de 2000 /2002 em Uberlândia. O ensino a distância possibilita não só a discussão, mas também ações para a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos, integrando e encurtando fronteiras geográficas, minimizando custos, tempo e inovando os ambientes de aprendizagem, além de outras possibilidades. A utilização de um modelo de educação via videoconferência pode ser considerada uma proposta inovadora de Educação a Distância ou uma reprodução do modelo tradicional de ensino, onde o professor exerce papel preponderante e reproduz um modelo ultrapassado de educação. Baseando-se neste viés, procura-se investigar até que ponto a videoconferência, como estratégia de Educação a Distância, oportuniza a interatividade, participação ativa e o trabalho colaborativo, na visão dos alunos concluintes daquele curso de Mestrado. Metodologia e procedimentos A metodologia está fundamentada em uma pesquisa qualitativa, através de estudo de caso com um cunho exploratório. Analisar-se-ão algumas categorias de estrutura e funcionamento - como a construção do conhecimento, a interatividade e os processos de comunicação - assim como a definição dos recursos mediadores utilizados na relação professor/aluno, planejamento e procedimentos didáticos para identificar os indicadores de uma proposta pedagógica inovadora ou reprodutora do modelo conservador de ensino. Para viabilizar a investigação, serão utilizados como procedimentos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas orais e análise de vídeo-aulas, desenvolvidos a partir de uma pesquisa de campo. Contribuições As contribuições da pesquisa serão relevantes e significativas, visto que é necessário entender os avanços do processo de Educação a Distância e suas modalidades de acesso, para a desmistificação e preconceito quanto a esta prática de ensino. Por ser um tema pouco explorado e estudado, evidencia- se a possível contribuição científica e social da presente investigação, visto que a necessidade de investigação desta temática é relevante e representa um traço do tempo e espaço contemporâneos. Problematização e Objetivo SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 18 a 21.10.2005 ? A videoconferência pode ser considerada proposta inovadora em EAD ou uma reprodução no ambiente virtual, do modelo tradicional de ensino presencial? Nessa perspectiva, pretende-se analisar a mediação tecnológica e humana na formação a distância por videoconferência, a partir de modelos pedagógicos conservador e inovador. Exemplo de salas de recepção de videoconferência Na videoconferência, a comunicação e a construção do conhecimento são bidirecionais, uma vez que imagem, som e informação são geradas e mediadas por tecnologias em tempo real e compartilhados sincronicamente. Visita dos alunos do curso ao LED em ocasião do WORKSHOP


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