A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hebreus e Epístolas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hebreus e Epístolas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Hebreus e Epístolas Gerais
A Superioridade do Sacerdócio de Cristo e as Práticas da Vida Cristã Epístolas Universais de João e de Judas Unidade IV

2 Introdução Estudaremos no primeiro capítulo, “A Vida e a Obra do Apóstolo João”, no segundo veremos a “Canonicidade das Epístolas de João e Judas”, no terceiro capítulo veremos” O Conteúdo e o Objetivo das Epístolas Joaninas”, no quarto capítulo “ A Teologia das Epístolas Joaninas” e por fim no capítulo cinco estudaremos “ A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína”

3 Capítulo 1 – A Vida e Obra do Apóstolo João
Neste capítulo, apresentaremos uma breve biografia do escritor, a data em que foram escritas as epístolas e o Evangelho,algumas particularidades desse textos e, em seguida, verificaremos a quem foram endereçados. 1.1 – João, o Apóstolo Amado Teve seu chamado, possivelmente, aos 24 anos de idade, quando, na presença de João Batista e de André, viu, por dois dias seguidos, o Senhor Jesus passar a certa distância.

4 Capítulo 1 – A Vida e Obra do Apóstolo João
1.2 – A Autoria das Epístolas Universais de João Tomando por base a gramática como elemento determinante para atribuir autoria a um escrito, pode-se afirmar, categoricamente, que as Epístolas Universais de João e o Quarto Evangelho foram escritos pelo apóstolo João. 1.2.1 – O Testemunho dos pais da Igreja Sobre a Autoria das Epístolas Joaninas

5 Capítulo 1 – A Vida e Obra do Apóstolo João
1.3 – A Data das Epístolas de João O Evangelho e as Epístola de João foram escritos na cidade de Éfeso, em um tempo não muito distante do ano 90 d.C., tendo em vista o combate que o apóstolo faz às heresias, principalmente, ao Gnosticismo, que difundia seus ensinos por meio do Evangelho (Jo. 1.14). 1.4 – Os Destinatários das Epístolas de João Tinha como foco as igrejas existentes na Ásia Menor, próximas de Éfeso, mais especificamente as Sete Igrejas da Ásia ( Esmirna, Pérgamo, Tiatria, Éfeso, Sardes, Filadélfia e Laodicéia).

6 Capítulo 2 – A Canonicidade das Epístolas de João e de Judas
Neste capítulo, estudaremos a canonicidade das Epístolas Universais de João e Judas. A inclusão das Epístola no cânon Neotestamentários obedeceu a diferentes ordens e momentos para cada Epístola. 2.1 – A Canonicidade das Epístolas Joaninas Atanásio de Alexandria elaborou o cânon do Novo Testamento com seus 27 livros, como hoje conhecemos, incluindo nele as três Epístolas de João.

7 Capítulo 2 – A Canonicidade das Epístolas de João e de Judas
2.2 – A Canonicidade da Epístola de Judas A canonicidade da Epístola de Judas foi muito questionada em decorrência da citação de passagens extraídas de livros considerados apócrifos ( não-canônicos), e também por Judas não ser apóstolo.

8 Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas
Neste capítulo, estudaremos separadamente o conteúdo de cada uma das epístolas com seus principais assuntos, tais como: o combate ao gnosticismo em defesa da fé na Primeira Epístola, e a humanidade de Cristo, como identificação do cristão verdadeiro, tema esboçado na Segunda Epístola e a valorização de um coração voluntarioso na Terceira Epístola.

9 Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas
3.1 – O Combate ao Gnosticismo Objetivo principal combater os falsos ensinos disseminados pelos pseudo-mestres do Gnosticismo e defender a doutrina já anteriormente apresentada no Evangelho. 3.1.1 – No Caminho da Luz 3.1.2 – A Imitação do Mestre Amado 3.1.3 – O Ataque aos Falsos Mestres 3.1.4 – A Essência do Amor 3.1.5 – O Teste dos Espíritos 3.1.6 – A Veracidade do Ensino de Cristo 3.1.7 – O Objetivo da Primeira Epístola de João

10 Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas
3.2 – O Conteúdo e Objetivo da Segunda Epístola de João: A Humanidade de Cristo Abordaremos o conteúdo da Segunda Epístola de João. Veremos: 3.2.1 – A Senhora Eleita e Seus Filhos 3.2.2 – A Humanidade de Cristo como Identificação do Cristão 3.2.3 – O Objetivo da Segunda Epístola de João

11 Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas
3.3 – O Conteúdo e Objetivo da Terceira Epístola de João: O Valor de um Coração Hospitaleiro Nessa Epístola, que o apóstolo João valoriza a atitude fraternal e cristã de Gaio, que sabiamente diferenciava os cristãos verdadeiros dos hereges e hospedava os irmãos em Cristo em seu lar. 3.3.1 – O Objetivo da Terceira Epístola de João

12 Capítulo 4 – A Teologia das Epístolas Joaninas
Neste capítulo, verificaremos como o apóstolo defendeu a fé na doutrina da encarnação de Cristo, a qual também inspirou o apóstolo amado a destacar a importância da regeneração e a esperança que o batismo produz na vida do cristão, que será discutido no segundo tópico. 4.1 – A Humanidade de Jesus A apologia joanina decorre da presença de falsos mestres que negavam veementemente a encarnação de Cristo (I jo ; 22-24; 4.1,4; II Jo. 7)

13 Capítulo 4 – A Teologia das Epístolas Joaninas
4.2 – A Regeneração e a Segunda Vinda de Cristo A humanidade de Jesus Cristo é a revelação da natureza a ser desfrutada pelo cristão após a Segunda Vinda. O que habilita o homem a desfrutar a realidade do ensino joanino era o sangue de Jesus, ou seja, através da regeneração. 4.3 – O Amor de Deus João ensina que a prova que somos filhos de Deus é demonstrada através do exercício do amor fraternal (I Jo. 1.7ss), cuja identificação precisa dos filhos de Deus é dada mediante a confissão correta sobre a humanidade de Jesus Cristo.

14 Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína
Neste último capítulo, estudaremos a Epístola de Judas, apesar de ser um dos menores livros da Bíblia, possuindo apenas vinte e cinco versículos, e de ser também um dos livros menos lidos. Esta Epístola tem em seu escopo as mais importantes doutrinas bíblicas, por isso estudá-la trará enriquecimento pessoal e espiritual. 5.1 – O Autor da Epístola O autor, nesta Epístola, identifica-se apenas como sendo Judas, servo do Senhor Jesus Cristo e irmão de Tiago (v. 1ª).

15 Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína
5.2 – A Data da Epístola Tomando por base a tônica das palavras escritas por ambos os escritos, não se pode datar a Epístola de Judas como sendo superior ao ano 80 A.D. 5.3 – Destinatário da Epístola “... Aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo: a misericórdia, e a paz e a caridade vos sejam multiplicadas”. Podemos asseverar que a Epístola de Judas foi remetida a um grupo de cristãos (v. 3) que enfrentavam ataques de “falanges” gnósticas.

16 Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína
5.4 – O Conteúdo e Objetivo da Epístola de Judas O conteúdo da Epístola de Judas possuía uma estrutura bem definida que permite dividi-la em quatro partes: saudação aos leitores (vv.1-2); o objetivo do autor (vv.3-4), que é incentivar os cristãos a batalharem pela fé que uma vez lhes foi entregue;a terceira parte é o julgamento reservado aos falsos mestres (vv. 4b-16) e a última parte, despedida e exortação aos cristãos para perseverarem na fé santíssima, compreendida entres os ( vv )

17 Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína
5.4.1 – Saudação aos Leitores – Objetivo da Epístola de Judas – O Julgamento Reservado aos Falsos Mestres 5.4.4 – Despedida: Perseverança na Fé Santíssima

18 Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína
5.5 – A Teologia da Epístola de Judas A Epístola de Judas não se propõe a ser um tratado teológico, mas apresenta alguns aspectos relevantes em seu foco de combate às heresias gnósticas. 5.5.1 – A Defesa da Graça, da Soberania e do Senhorio de Jesus

19 Conclusão Neste trabalho, propomo-nos a observar alguns dos mais ricos momentos da produção teológica da história do Cristianismo. Destacamos as defesas às heresias que mais desafiavam o Cristianismo: a defesa da fé na humanidade, deidade e Senhorio de Jesus diante dos ataques imoderados e amorais do Gnosticismo e daqueles que desejavam, ardentemente, sobressair à magnificência de Jesus, nosso Salvador.


Carregar ppt "Hebreus e Epístolas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google