A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
& PAULO E SUAS CREDENCIAIS ROMANOS 1.1

2 A CARTA AOS ROMANOS: Uma introducao

3 1 - Algumas declaracoes:
“A verdadeira obra-prima do Novo Testamento” (Lutero). “A principal e mais excelente parte do Novo Testamento” (W.Tyndale).

4 2 - Influencia: Agostinho ( A.D). Se converteu ao ler Romanos 13:13-14. Lutero. Sua conversao ocorreu devido ao impacto que Romanos 1:17 teve em sua vida. John Wesley. Sua famosa experiencia do coracao aquecido ocorreu quando escutou a leitura do prefacio do comentario de Romanos de Martinho Lutero.

5 3 – Local e data da escrita:
Provavelmente Paulo escreveu essa carta durante os tres meses em que passou em Corinto no fim de sua terceira viagem missionaria (At 20:1-3). Se isso esta correto, a data da escrita seria entre 55 e 58 A.D.

6 4 – Os destinatarios A igreja de Roma nao teve Paulo como seu fundador. Predominantemente gentios. Paulo tinha o desejo de visita-los no caminho para a Espanha (1:10-15, 15:23-24, 28-32; At 19:21) quando coletava ofertas para os irmaos de Jerusalem. Por ironia, Paulo veio a visitar Roma no fim da vida.

7 5 – Tema da espistola O tema ‘e o Evangelho de Deus, e nao apenas a justica de Deus (Rm 1:16-17).

8 6 – O porque da escrita! A igreja estava sem a sua lideranca principal (judeus cristaos), nisso Paulo escreve para delinear as bases fundamentais da fe crista entre os romanos, evitando assim que corressem o perigo de deslizarem na doutrina.

9 7 – Um breve esboco! 1 - Parte doutrinaria (caps. 1-11)
1.1 Abertura e “pontes” (1.1-1:17) 1.2 Pecaminosidade humana (1.18-3:20) 1.3 O meio de justica: fe (cap.4) 1.4 Bencaos da justificacao (cap.5) 1.5 Inimigos da graca (caps.6-7) 1.6 O justificado vive no Espirito (cap.8) 1.7 Soberania de Deus (caps.9-11). 2 - Parte pratica (caps 12-16) Vida de santidade no dia-a-dia.

10 PAULO E SUAS CREDENCIAIS
(ROMANOS 1.1) Paulo: Autor da epistola. Instrumento preparado por Deus para que judeus e gentios pudessem ser alcancados.

11 As credenciais do apostolo:
1) “Servo de Jesus Cristo”. O pessoa principal nao ‘e Paulo, mas aquele que esta por “tras”. De quem voce ‘e?

12 2) “Chamado para ser apostolo”.
“Chamado” ‘e um verbo na forma passiva (O tempo verbal diz tudo). Nao fui eu quem quiz “me chamar”, meritos e gloria sao todos do Senhor.

13 2) “Chamado para ser apostolo”.
Chamado para o que? Requisitos para ser apostolo: 1) Ter sido chamado diretamente por Cristo; 2) Ter sido testemunha da ressurreicao (ICo 15:7-9; At 26:16). 3) Sao o fundamento da igreja (Ef 2:20). Onde esta a fundacao hoje? A resposta ‘e a Biblia, especialmente Romanos.

14 3) “Separado para o Evangelho de Deus”.
O sentido do verbo “separado” ‘e que desde o nascimento Paulo veio com esse proposito (O mesmo verbo de “sai de minha mae”). Ou, bem informalmente, “parido para...”.

15 ALGUMAS LICOES!

16 De quem nos somos. Faz toda a diferenca saber de quem somos
De quem nos somos? Faz toda a diferenca saber de quem somos! Isso direciona nossa vida, pois se somos de nos mesmos, fazemos o que bem entendemos! Se somos de “alguem”, devemos honrar o dono de nossa vida.

17 Nos nao fomos chamados para ser apostolos, pois hoje nao existem mais apostolos. No entanto, fomos chamados para vivermos para a gloria de Deus e para o Evangelho de Deus.

18 O que ocorre em nossa vida, mesmo antes de nos tornarmos cristaos nao deve ser desprezado, pois o proprio Paulo tornou-se um grande fariseu entre os judeus e um grande filosofo entre os gentios para que mais tarde se tornasse um instrumento de Deus para alcancar ambos os grupos.

19 Sera que ainda hoje Deus pode fazer atraves do livro de Romanos o mesmo que fez no passado? Ainda depositamos confianca no Evangelho de Deus? Cremos que Deus pode salvar pecadores e nos regenerar com poder por esse Evangelho e atraves do estudo dessa epistola?


Carregar ppt "INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google