A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANOS."— Transcrição da apresentação:

1 ROMANOS

2 ROMANOS Autor: Paulo Data: 56 dC

3 Romanos tem sido considerada a epístola mais importante que já foi escrita.
Paulo a escreveu aos cristãos em Roma, enquanto estava em Corinto durante sua terceira viagem missionária, por volta de d.C (At )

4 AMBIENTE HISTÓRICO Quando Paulo escreveu Rm, por volta de 56 dC, ele ainda não tinha estado em Roma, mas vinha pregando o evangelho desde sua conversão em 35 dC. Durante os dez anos anteriores, ele tinha fundado igrejas através de todo o mundo mediterrâneo.

5 Esta epístola é, portanto, uma declaração madura de sua compreensão do evangelho. Em Roma, a igreja havia sido fundada por outros cristãos; e Paulo, através de suas viagens, conheceu muito a respeito dos crentes de lá ( ).

6 Paulo sabia da importância da influência de uma igreja forte em Roma.
Ele pretendia fortalecer o trabalho existente naquele lugar, inicialmente por sua epístola e depois visitando-a (1.8-15; ) Livro essencial para o estudo da Salvação (Soteriologia)

7 Ele descreveu a condição humana, o sentido do evangelho, o plano de Deus para homens e mulheres, o propósito de Deus para israel e as responsabilidades da vida e do ministério do cristão.

8 Quando? É mais provável que Paulo tenha escrito Rm enquanto estava em Corinto, em 56 dC, fazendo uma coleta para ajudar os cristãos necessitados de Jerusalém ( ,31; 2Co 8-9).

9 Quem levou a epístola até Roma foi Febe. Ela “estava servindo” (16
Quem levou a epístola até Roma foi Febe. Ela “estava servindo” (16.1) a igreja de Cencreia (próxima de Corinto)

10 Conteúdo Paulo esboçou de modo metódico e sistemático o significado fundamental da salvação em Jesus Cristo, os alicerces do Cristianismo. Romanos é um tratado teológico sistemático sobre os temas centrais e um documento missionário que aplica esses temas a questões práticas da igreja em Roma

11 Paulo declarou os meios pelos quais a justiça de Deus foi revelada (1
A declaração do tema dos capítulos 1-8 está em (Hb 2.4) O tema da justiça de Deus se destaca por todo o livro.

12 Os três primeiros capítulos mostram que tanto judeus quantos gentios estão sob o pecado e que a expiação de Cristo vale para ambos. ( )

13 O capítulo 4 mosta como as promessas do AT a Abraão e Davi são significativas para ambos, pois Abraão é o Pai espiritual dos gentios e dos judeus que creem.

14 Nos capítulo 5-8 Paulo expõe o significado dessa dádiva da justiça
Nos capítulo 5-8 Paulo expõe o significado dessa dádiva da justiça. Quer judeus, quer gentios, os que confiam na obra redentora de Deus em Jesus Cristo tem “Paz com Deus” (5.1) e vivem livre da sua ira. São libertos da pena e do poder do pecado (cap 6), mas na prática, ainda enfrentam as dificuldades próprias da realidade do pecado e do poder da lei (Cap 7)

15 O capítulo 8 descreve gloriosamente a libertação do crente em relação à morte
Paulo destaca a prioridade histórica e cronológica dos judeus (1.16; ). Ele afirmou a “vantagem” de ser judeus (3.1-2); 9.4-5) e indicou que “visto que Deus é um só”. Ele é Deus de gentios e judeus e todos são redimidos pelo sacrifício de Cristo ( )

16 Nos capítulos 9-11, Paulo explicou o lugar de Israel novas planos futuros de Deus. Os gentios crentes tinham sido incluídos no plano de Salvação divino, mas Deus descartou os israelitas.

17 Capítulos 12-15 – Trata da retidão na vida e no serviço cristão
Conclusão

18 ESBOÇO Introdução Identificação de Paulo Desejo de Paulo de visitar Roma Resumo do evangelho I. Todos pecaram II. Justificação apenas pela fé III. Praticando Justiça na vida Cristã IV. Deus e Israel V. Aplicações práticas VI. A própria situação de Paulo VII. Recomendações pessoais VIII. Bênção

19 CRISTO REVELADO Rm é a história do plano de redenção de Deus em Cristo: a necessidade dele ( ), a descrição detalhada da obra de Cristo e suas implicações para os cristãos ( ) e a aplicação do evangelho à vida cotidiana ( ).

20 O ES EM AÇÃO O ES confere poder na pregação do evangelho e na realização de milagres (15.19), habita em todos que pertencem a Cristo (8.9-11)

21 Ele também nos torna, progressivamente, mais santo na vida diária, nos dando poder para obedecermos a Deus e superarmos o pecado (2.29; 7.6; 8.2,13; 15.13,16), fornecendo-nos um modelo de santidade a seguir (8.4), nos guiando nele (8.14) e purificando nossa consciência para prestar testemunho verdadeiro (9.1).

22 O ES derrama o amor de Deus em nosso coração (5. 5; 15
O ES derrama o amor de Deus em nosso coração (5.5; 15.30), junto com alegria, paz e esperança através de seu poder (14.17; 15.13). Ele nos permite orar adequadamente (8.26) e a chamar Deus de nosso Pai, concedendo desse modo, uma segurança espiritual interior de que somos filhos de Deus (8.16). Devemos centrar a nossa mente nas coisas do Espírito, se desejamos agradar a Deus (8.5,6).

23 O ES derrama o amor de deus em nosso coração (5
O ES derrama o amor de deus em nosso coração (5.5, 15-30), junto com alegria, paz e esperança atravé de seu poder (14.17, 15.13) Ele nos permite orar adequadamente (8.26) e a chamar Deus de nosso Pai, concedendo desse modo, uma segurançespiritual interior de que somos filhos de Deus (8.16). Devemos centrar a nossa mente nas coisas do ES e desejamos agradar a Deus (8.5,6)

24 Embora Paulo descreva brevemente os dons espirituais em Rm (12
Embora Paulo descreva brevemente os dons espirituais em Rm (12.3-8), ele não faz menção explícita do Es em conexão com esses dons, exceto para referir-se a eles como espirituais em nós é apenas um antegozo de sua futura obra celeste em nós (8.23)


Carregar ppt "ROMANOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google