A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta."— Transcrição da apresentação:

1 Porque um novo ambiente?

2 Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta o suporte do ambiente deve ser oferecido não apenas às atividades dos grupos, mas também, às atividades inter grupos. a ênfase da proposta de desenvolvimento aqui apresentada não está em fornecer ferramentas para a realização de determinadas tarefas em grupo mas, vai mais além, e busca que o grupo, ao articular-se para empreender ações conjuntas e solidárias, possa organizar-se de forma flexível tanto vertical quanto horizontalmente.

3  Na dimensão vertical, busca-se uma ampliação do espaço cooperativo para além do grupo, um processo de articulação que deve permitir a criação de novos super- grupos e sub-grupos, a dissolução de grupos antigos e a reestruturação dos já existentes a partir da redefinição flexível de papéis e da descentralização de funções de gestão do grupo.  Na dimensão horizontal os membros dos grupos devem poder estabelecer relações associativas do tipo "pessoa e pessoa", "pessoa e grupo" e "grupo e grupo". Para tal imagina-se um modelo de concessão de permissões de acesso aos documentos bastante flexível. Neste modelo, para cada documento pode-se atribuir permissões de visão e edição para grupos, super-grupos, sub-grupos, indivíduos, conjunto de indivíduos, etc.

4 auto-organização e gestão distribuída  Outro requisito fundamental não encontrado na maioria dos sistemas disponíveis são as funcionalidades de auto-organização e de gestão distribuída com delegação de atribuições. Sikkel um dos autores do BSCW[1](1997) já apontava para esta necessidade quando defendia o modelo de gestão do BSCW, a ausência deste requisito continua sendo uma necessidade até hoje[2].[1][2]  [1] O BSCW - Basic Support for Cooperative Work - é um dos mais conhecidos e utilizados ambientes para trabalho cooperativo na WEB - foi desenvolvido pela GMD National Research Center for Information Technology http://bscw.gmd.de e hoje está sob os cuidados da http://www.orbiteam.de [1]http://bscw.gmd.dehttp://www.orbiteam.de  [2] Como pode ser constatado em pesquisa aos recente e mais importantes eventos relacionados da área após 97 (ACM Conference on CSCW; ECSCW - European Conference of CSCW ; International Conference on Collaborative virtual Environments, dentre outros). [2]

5 Objetivos  Tornar disponível um conjunto integrado de serviços de comunicação e de compartilhamento de informações num mesmo ambiente computacional baseado na web, buscando facilitar o aprendizado e a disseminação do uso dos diversos serviços.  Implementar na própria interface do ambiente um modelo distribuído e flexível de administração dos direitos de acesso, de edição e de gestão para possibilitar e incentivar a auto- organização e articulação dos grupos de forma dinâmica, descentralizada e modular a partir do grau de apropriação e necessidades de cada grupo/usuário em particular.  Implementar um modelo recursivo de formação de grupos em sucessivos níveis de agrupamento garantindo a formação/identificação/gestão/(re)estruturação dinâmica e democrática destes grupos, mantendo a coerência com o processo de articulação fomentado pela Rede, a partir da criação recursiva de super e sub-grupos (não necessariamente inclusivos e excludentes).

6 Objetivos  Garantir autonomia e flexibilidade no gerenciamento (distribuído) do acesso às informações mantidas pelos grupos e seus membros, permitindo que cada grupo estabeleça o seu grau de visibilidade e/ou compartilhamento (interno e com outros grupos ou usuários).  Garantir compatibilidade com os equipamentos/sistemas disponíveis nas comunidades parceiras (geralmente computadores com baixa capacidade e recursos de comunicação com taxas de transferência de dados limitadas), fato que exige um ambiente leve e com recursos o mais padronizados possíveis.  Prover a possibilidade de integração e/ou exportação de dados para áreas públicas da Internet e para outros ambientes e sistemas, mantendo-se os princípios de acesso estabelecidos pelos grupos/membros.  Desenvolver documentação e sistema de apoio ao usuário integrados ao ambiente.  Criar mecanismos visíveis e de fácil acesso para disponibilização pública do software na forma de software livre.


Carregar ppt "Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google