A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

2 Introdução à Macroeconomia
É muito comum em nosso cotidiano nos depararmos com notícias de economia. Faz parte de nossas vidas! E a macroeconomia está aí! Notícias sobre juros, tributos, inflação etc. Não podemos “excluir” tudo isso de nossas vidas!

3

4 Introdução à Macroeconomia
Estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados: Renda. Nível geral de preços. Emprego e desemprego. Estoque de moeda. Taxa de juros. Taxa de câmbio etc.

5 Introdução à Macroeconomia
O governo tem como objetivos: A curto prazo: Alto nível de emprego. Estabilidade de preços (conter inflação). A longo prazo: Crescimento econômico. Distribuição de renda.

6 Introdução à Macroeconomia
Para alcançá-los o governo utiliza-se de alguns instrumentos: Política Fiscal. Política Monetária. Política Cambial. Política Comercial – Industrial. Política Social.

7 Política Fiscal Política Fiscal = Trata da arrecadação tributária e dos gastos do governo. Receitas do Governo = Tributos. Despesas do Governo = Investimentos e Gastos.

8 Política Fiscal A Política Fiscal pode ser:
Restritiva ou contracionista  aumento de tributos ou diminuição dos gastos. Expansionista aumento dos gastos ou diminuição dos tributos.

9 Política Monetária Política Monetária  Responsável pela quantidade de moeda em circulação na economia. Quem a normatiza? Conselho Monetário Nacional. Quem a executa? Banco Central do Brasil (BACEN).

10 Política Monetária Existem diversas maneiras (utilizar várias “ferramentas”) do governo diminuir ou aumentar a quantidade (oferta) de $ (moeda) na economia. Mas a principal ferramenta é a Taxa básica de juros (SELIC) – Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

11 Política Monetária SELIC é a taxa de juros que remunera os títulos do governo e é também a taxa de juros que os bancos comerciais (Itaú, Bradesco, BB...) pagam para o BACEN ao tomar dinheiro para manter a liquidez. SELIC = Taxa “mãe”.

12 Política Monetária Juros  Consumo  Nível preços.
Qual o efeito colateral dessa política, que afeta as empresas?

13 Política Cambial Cuida dos pagamentos internacionais e do funcionamento do mercado cambial. Há dois grandes tipos de regime cambial: Regime de taxas de câmbio fixas. Regime de taxas de câmbio flutuantes.

14 Política Comercial Busca incentivar, subsidiar as exportações.
Como? Estímulos fiscais e creditícios. Em paralelo busca desestimular as importações. Como? Via tarifas e barreiras às importações.

15 Política Comercial Exemplo: Redução da carga tributária.
As empresas que exportam podem utilizar mecanismos que contribuem para uma diminuição dos tributos que normalmente são devidos nas operações no mercado interno, são chamados de Incentivos Fiscais. Os Incentivos Fiscais são benefícios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operações normais de mercado interno.

16 Política Comercial Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos:

17 Política Comercial IPI - Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados. ICMS - O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações. COFINS - As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas.

18 Política Comercial PIS - As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social. IOF - As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras.

19 Política Social Solidariedade social – a grupos ou faixas etárias em situações de dependência ou vulnerabilidade: Incapacidade de ganhar a vida por conta própria devido a fatores externos, que independem da vontade individual. Posição vulnerável no ciclo vital do ser humano (por exemplo: crianças e idosos), e Situações de risco, como em caso de acidentes (invalidez por acidente).

20 Política Social Igualdade – seja de oportunidade ou de resultados – entre os indivíduos. Minimiza distorções de alocação de bens e serviços coletivos. Reinserir indivíduos marginalizados pela falta de oportunidades no mercado, e Promover a igualdade de resultados.

21 Política Social SOLIDARIEDADE SOCIAL (Seguridade social): Previdência.
Benefícios a servidores públicos. Saúde. Assistência social, e Trabalho (seguro-desemprego).

22 Política Social IGUALDADE (oportunidade e resultados): Educação.
Cultura. Trabalho (Geração de renda e inserção profissional). Habitação e Urbanismo. Saneamento básico, e Desenvolvimento agrário.

23 Introdução à Macroeconomia
O instrumental utilizado atinge 5 mercados: Bens e serviços (Parte “real”). Trabalho (Parte “real”). Monetário (Parte “monetária”). Títulos (Parte “monetária”). Divisas (Parte “monetária”).

24 Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque


Carregar ppt "Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google