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Classificações tipográficas: sistemas de classificação cruzada.

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Apresentação em tema: "Classificações tipográficas: sistemas de classificação cruzada."— Transcrição da apresentação:

1 Classificações tipográficas: sistemas de classificação cruzada

2 Alguns sistemas de classificação cruzada
Vox original Sistema PANOSE (Bauermeister 1988) Central Lettering Record Database, Typeform Dialogues (Dixon 2001)

3 PANOSE Catherine Dixon
números de identificação especiais para cada fonte observações a respeito do estilo e da aparência dos tipos cerca de dez aspectos são observados, com 14 modalidades cada fontes semelhantes podem ser localizadas Catherine Dixon originalmente concebido para organizar o Central Lettering Record combina observações a respeito de aspectos tradicionais, visuais e históricos do design de letras

4 Sistema Vox original (1954)
• 9 classes de tipos (ATypI, BS, DIN) sistema original previa classes híbridas

5 Sistema PANOSE baseado na verificação de atributos formais das fontes (estilo da serifa, proporção, contraste, etc.) proposta original = 7 parâmetros (estilo da serifa, proporção, contraste, variação de traço /tipo de braço, forma da letra, linha mediana; altura-x; 6 a 10 modalidades sistema atual = 10 parâmetros cada parâmetro possui um conjunto de modalidades (variações) previstas um número PANOSE é gerado para cada fonte

6 Tipo de família O primeiro dígito define o ‘tipo de família’
O ‘universo PANOSE’ : alfabeto latino, kanji, hebraico, cirílico, etc. ; com subdivisões: ‘texto’, ‘decorativa’, ‘manuscrita’ e ‘símbolos’. Dígitos seguintes podem mudar de significado. Exemplo: segundo dígito texto = ‘estilo da serifa’ manuscritas = ‘ferramenta utilizada’ decorativas = ‘classe’ símbolos = ‘tipo [de desenho]’

7 10 parâmetros do Sistema PANOSE (texto) tipo de família (family kind)
estilo da serifa (serif style) proporção (proportion) contraste (contrast) variação de traço (stroke variation) tipo de braço (arm type) forma da letra (letterform) linha mediana (midline) altura-x (x height ) peso (weight)

8 Estilo da serifa Letras com serifa côncavas (cove serif),
quadradas (square serif) côncavas e quadradas (square cove serif ) linha fina (thin line serif ) exageradas (exaggerated serif) triângulares (triangle serif) cove serif (serifas ‘côncavas’), (categoria onde se encaixam a maioria das fontes serifadas de texto, descritas por Vox como humanistas ou garaldinas), square serif (serifas ‘quadradas’, e não apoiadas, classificadas por Vox como mecânicas), square cove serif (serifas ‘côncavas e quadradas’, também classificadas como mecânicas por Vox, mas com serifa apoiada), thin line serif (serifas de ‘linha fina’, como as didônicas de Vox), exaggerated serif (serifas ‘exageradas’, classificadas por Vox entre as mecânicas e manuais) e triangle serif (serifas ‘triângulares’, como nas incisas de Vox).

9 rounded end sans (‘sem serifa com terminação arredondada’)
Letras sem serifa sem serifa com terminação quadrada normal (square normal end sans) sem serifa com terminação quadrada perpendicular (square perpendicular end sans) sem serifa com terminação alargada (flared end sans) sem serifa com terminação arredondada (rounded end sans) square normal end sans (‘sem serifa com terminação quadrada normal’, como na grande maioria das lineares de Vox), square perpendicular end sans (‘sem serifa com terminação quadrada perpendicular’ como em algumas não serifadas de inspiração geométrica) flared end sans (‘sem serifa com terminação alargada’, como em algumas das incisas de Vox) rounded end sans (‘sem serifa com terminação arredondada’)

10 Novas modalidades de estilo de serifa
serifa côncava obtusa (obtuse cove serif) serifa côncava quadrada (square cove serif) serifa côncava quadrada obtusa (obtuse square cove serif) serifa oval (oval serif) sem serifa obtusa (obtuse sans)

11 modern (‘moderna’, com ‘O’ oval e proporções mais uniformes),
Proporção estilo antigo (old style) moderna (modern) largura uniforme (even width) expandida (expanded) 5. condensada (condensed) 6. monoespaçada (monospaced) old style (‘estilo antigo’, reproduzindo as proporções das inscrições romanas, onde o ‘O’ é circular, o ‘N’ é quadrado e letras como o ‘E’ e o ‘S’ possuem largura similar à metade da altura), modern (‘moderna’, com ‘O’ oval e proporções mais uniformes), even width (‘largura uniforme’, como em fontes de inspiração geométrica, onde todas as maiúsculas possuem a mesma largura)

12 Proporção (cont.) expanded (‘expandida’, com largura maior do que a altura) condensed (‘condensada’, com larguras uniformemente reduzidas) monospaced (‘monoespaçada’, como em fontes onde não apenas a largura das letras é idêntica, mas também o seu espaçamento)

13 Proporção (cont.) Posteriormente foram incluídas as modalidades:
7. muito extendida (very extended) 8. muito condensada (very condensed)

14 none (nenhum, como em fontes geométricas),
Contraste Quantidade de variação de espessura existente nos traços de uma fonte. • nenhum (none) • baixo (low) • médio baixo (medium low) • médio (medium) • médio alto (medium high) • alto (high) • muito baixo (very low) • muito alto (very high) none (nenhum, como em fontes geométricas), low (baixo, como em muitas das humanistas e garaldinas de Vox), medium low (médio baixo), medium (médio, como em grande parte das reais de Vox), medium high (médio alto) e high (alto, como como nas didônicas de Vox).

15 Variação de traços Combinações entre quatro ângulos diagonal vertical
horizontal misto Graus de intensidade/velocidade de variação transicional (gradual) rápido (abrupta) instantânea

16 Estilo de braço Aspecto originalmente composto pelas nove combinações possíveis entre três tipos de silhuetas para os braços do ‘A’ • retos • arqueados • côncavos com três formatos para a abertura do ‘C’ • horizontal • angular • vertical

17 Estilo de braço As dez modalidades atuais: combinações entre braços retos ou não-retos com letras sem serifa: • aberturas horizontais, angulares ou verticais letras serifadas: presença de serifas simples ou duplas Retos ou não retos: devem ser analisados na barra do A A presença de serifas simples ou duplas: deve ser analisada a espora do C. (Certamente, isso representa um avanço na descrição das letras serifadas em relação a este aspecto. ) (serifa para um lado só ou dois)

18 Forma da letra Curvatura da silhueta definida por letras circulares como ‘O’ e ‘C’. •contato (contact) caixote (boxed) achatada (flattened) arredondada (rounded) assimétricas (off center) quadrada (square) contact (contato, para letras perfeitamente elípticas (círculos perfeitos), que tocam as extremidades superior, inferior e laterais em apenas um ponto), boxed (caixote, para letras que também tocam as extremidades em apenas um ponto, mas possuem silhueta mais quadrada), flattened (achatada, para letras de perfil retangular com as laterais paralelas),

19 Linha mediana 12 combinações entre - a posição das barras das letras ‘A’, ‘E’ e ‘H’ 1. padrão (standard) 2. alta (high) 3. constante (constant) 4. baixa (low) - o formato do ápice da letra ‘A’ 1. pontiagudo (pointed) 2. cortado (trimmed) 3. serifado (serifed) A linha mediana poderia ser ‘padrão’ (standard, ou seja, com as barras do ‘E’ e do ‘H’ ligeiramente mais altas do que a barra do ‘A’), ‘padrão alta’ (standard high, com as barras do ‘E’ e do ‘H’ muito mais altas do que a barra do ‘A’), constante (constant, com todas as barras na mesma linha, e centralizadas em relação à altura das capitulares), e constante baixa (constant low, com todas as barras na mesma linha, e visivelmente abaixo do centro da altura das capitulares).

20 Altura-x Porcentagem do tamanho da altura-x em relação à altura das capitulares pequena (small x-height) até 66% padrão (standard x-height) 66-70% grande (large x-height) mais de 70% apenas capitulares (all caps) ‘pequena’ (small x height). (A altura-x de fontes onde esta medida fosse menor do que 50% da altura das capitulares) ‘padrão’ (standard x height) a altura-x entre 50% e 70% da altura das capitulares, e ‘grande’ (large x height) a altura-x com mais de 70%. Uma quarta modalidade, all caps (apenas capitulares) era reservada para fontes compostas apenas por letras maiúsculas.

21 Peso Relação entre espessura das hastes e altura das capitulares very light light thin book medium demi bold bold heavy black extra black Mais especificamente, a altura da letra ‘H’ é comparada à espessura da haste vertical da letra ‘E’.

22 Variáveis no sistema Panose
Exemplo: A altura do ‘H’ é dividida pela largura da haste do ‘E’, e o valor encontrado. O valor encontrado é então arredondado e comparado a uma tabela. WeightRat = CapH / WStem(E) 0-Any 1-No fit 2- Very Light………………WeightRat ³ 35 3-Light……………….18 £WeightRat < 35 4-Thin………………..10 £WeightRat < 18 5-Book……………….7.5 £WeightRat < 10 6-Medium……………5.5 £WeightRat < Demi……………….4.5 £WeightRat < Bold……………….3.5 £WeightRat < Heavy……………..2.5 £WeightRat < Black……………..2.0 £WeightRat < Extra Black……………..WeightRat < 2.0

23 Typeform Dialogues (Catherine Dixon)
estrutura de descrição com 3 componentes: origens [sources] atributos formais [formal attributes] padrões [patterns] Acrescentou novas classes como processadas, sampleadas, emulativas e dingbats

24 ‘origens adicionais’. (não serifadas geométricas)
Inspiração e referência para o design de letras, ao longo de cinco séculos de tipografia ( ) Conjunto de 5 grandes grupos: manuscritas romanas vernaculares do século 19 decorativas/pictóricas origens adicionais ‘manuscritas’ (letras que fazem parte da tradição da caligrafia e letras de mão menos formais, incluindo as variantes de letras góticas), ‘romanas’ (que fazem parte da tradição, inaugurada pelos impressores latinos no final do século 15, de combinar as letras das inscrições romanas clássicas com as minúcsulas carolíngeas), ‘vernaculares do século 19’ (letras que nascem sob, ou são inspiradas pelos efeitos da industrialização e as demandas do comércio crescentes da virada do século 19 para o século 20), ‘decorativas/pictóricas’ (letras e sinais que derivam da tradição de ilustrar e ornar letras e documentos) ‘origens adicionais’. (não serifadas geométricas)

25 Atributos formais Termos para descrever o design de tipos, divididos em com oito grupos: • construção (construction) • forma (shape) • proporções (proportions) • modelagem (modelling) • peso (weight) • terminações (terminations) • caracteres chave (key characteres) • decoração (decoration) OBS: Atributos formais ‘proporções’, ‘modelagem’ e ‘peso’ são bastante similares aos aspectos com os mesmos nomes presentes no sistema PANOSE.

26 traços contínuos (continuous, como na maioria das fontes),
Construção Descreve a forma de obtenção da letra: traços contínuos (continuous) traços quebrados ou interrompidos (broken or interrupted) outras abordagens (other approaches), - sampleagem, - referência a ferramentas - referência a conjuntos de caracteres traços contínuos (continuous, como na maioria das fontes), traços quebrados ou interrompidos (broken or interrupted como no gótico ou em fontes estêncil), outras abordagens (other approaches), sampleagem, referência a ferramentas (tesouras, penas, ferramenta industriais) referência a conjuntos de caracteres (caixa alta, baixa ou ambas).

27 aspecto das curvas (e.g. oval, circular, quadrada, etc.),
Forma Refere-se ao tratamento dos componentes da letra.   variações nas formas tradicionais tratamento das curvas aspecto das curvas detalhes das curvas hastes retas outros detalhes (posicionamento das barras, etc.) variações nas formas tradicionais (e.g. presença de curvas onde deveriam haver retas, elementos irregulars, etc.), tratamento das curvas (e.g. retas substituindo curvas, curvas quebradas, etc.), aspecto das curvas (e.g. oval, circular, quadrada, etc.), detalhes das curvas (e.g. formato das aberturas, etc.), hastes retas (e.g. parelelas, convexas, irregulares, etc.), e outros detalhes (e.g. posicionamento das barras).

28 Proporções Peso largura da letra (em relação à sua altura)
proporções relativas das capitulares proporções entre ascendentes e capitulares proporções entre altura-x e altura do corpo Peso Descreve a proporção relativa da espessura dos caracteres em relação a suas dimensões.

29 Modelagem Combina observações sobre
- o grau de contraste existente nos traços de uma fonte • nenhum • médio • alto • exagerado) - o eixo de contraste • vertical • inclinado • horizontal) - a forma de transição deste contraste • nenhuma • gradual • abrupta • instantânea

30 Terminações Descreve a variedade de terminais encontrados nas fontes, e a forma como foram aplicados terminais na linha de base (baseline terminals): serifas, ganchos e esporas de vários tipos terminais de ascendentes (ascender terminals): serifas simples, com diferentes configurações terminais de caracteres específicos (specific character terminals): a forma do gancho do ‘a’ e das serifas superiores do ‘T’, etc. ‘terminais na linha de base’ (baseline terminals, como serifas, ganchos e esporas de vários tipos), ‘terminais de ascendentes’ (ascender terminals, geralmente serifas simples, com diferentes configurações) ‘terminais de caracteres específicos’ (specific character terminals, como a forma do gancho do ‘a’ e das serifas superiores do ‘T’).

31 Caracteres chave Descreve o tratamento dado a caracteres que, tradicionalmente, carregam marcas distintivas em uma fonte. • a (com um ou dois ‘andares’) • e (com barra horizontal ou inclinada • g (com cauda aberta ou fechada) • G (com ou sem espora) • R (com cauda reta, curva ou exagerada)

32 origens vernaculares = origens características.
Decoração Auxilia na descrição de motivos e tratamentos comuns dados às letras. inline (uma letra dentro de outra), outline (desenhado pelo contorno), shadow (com sombra), cameo (negativo), shaded (sombreado), stencil origens vernaculares = origens características. Sombra poderia ser considerada como origens vernaculares do século 19

33 Padrões Combinações de atributos formais e origens mais recorrentes. Exemplos: escritas quebradas dentro das ‘manuscritas’ gosto holandês dentro das ‘romanas’ serifas toscanas dentro do ‘vernacular do século 19’ não serifadas geométricas dentro das ‘origens adicionais’ Exemplos de gosto holandês???? E diferente das humanistas e garaldinas? Como? ‘serifas toscanas’ dentro do ‘vernacular do século 19’ (fontes com serifas pronunciadas classificadas como mecânicas por Vox ou ornamentação toscana),

34 Sistema PANOSE Pontos fortes complexidade e abrangência
adotado na área computacional (principalmente na plataforma Windows) permite automatizar processos de reconhecimento de fontes pode auxiliar na construção de um grandes bancos de dados tipográficos Ponto fraco Não faz referências ao contexto histórico, cultural e artístico de produção das fontes

35 O sistema de Dixon Pontos fortes
Enfatiza o contexto histórico, cultural e artístico Aponta tendências no design de fontes Ponto fraco Pouco divulgado/conhecido/adotado

36 Bibilografia BAINES, Phil & HASLAM, Andrew. Type & Typography. Nova Iorque: Watson Guptilll, 2002. BAUERMEISTER, Benjamin. A Manual Of Comparative Typography: the PANOSE System. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1988. DIXON, Catherine A description framework for typeforms: an applied study. Unpublished Ph.D. Thesis, Open University/Central Saint Martins College of Art & Design - The London Institute, London. ___. Typeface Classification. Twentieth Century Graphic Communication: Technology, Society and Culture, First Annual Friends of St Bride Conference, HEWLETT-PACKARD CORPORATION. PANOSE Classification Metrics Guide, LOUBET DEL BAYLE, Jean-Christophe. Des caractères typographiques et de l’art et de la science des letters que l’on dit romaines.< ___. Classification Vox-ATypI. < Estes novos sistemas permitem uma maior versatilidade e coerência com as produções atuais, além de serem importantes para uma melhor compreensão do universo tipográfico


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