A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade. Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade. Social"— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade. Social

2 Por onde começar ?

3 Qual direção tomar? Os Princípios Diretivos oferecem subsídios para a formulação das políticas de Responsabilidade Social das Organizações.

4 Declaração Universal dos Direitos Humanos
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da  Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Conheça os 30 Artigos

5 Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
Adotada pela Resolução n A (XXI) da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 1966 e ratificada pelo Brasil em 24 de janeiro de 1992. Conheça os Artigos.

6 Relatório Brundtland É o documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987, no qual desenvolvimento sustentável é concebido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

7 Gênese No início da década de 1980 a ONU retomou o debate das questões ambientais. A primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, indicada pela entidade, chefiou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto. O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum ou Relatório Brundtland.

8 Ponto de Partida A necessidade de uma visão crítica ao modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados; Os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas; A incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.

9 Propostas do Relatório
limitação do crescimento populacional; garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo; preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energéticas renováveis; aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas; controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores; atendimento das necessidades básicas (saúde, escola, moradia).

10 Metas Internacionais adoção da estratégia de desenvolvimento sustentável pelas organizações proteção dos ecossistemas supra-nacionais como a Antártica, oceanos, etc, pela comunidade internacional; banimento das guerras; implantação de um programa de desenvolvimento sustentável (ONU).

11 Agenda 21 Global A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

12 O Processo Foi construída de forma consensuada, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países; Esse processo durou dois anos e culminou com a realização da Rio 92.

13 40 Capítulos Preámbulo Seção I. Dimensões sociais e econômicas
Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento de das políticas internas conexas Luta contra a pobreza Evolução das modalidades de consumo Dinâmica demográfica e sustentabilidade Proteção e fomento da saúde humana Fomento do desenvolvimento sustentável dos recursos humanos Integração do meio ambiente e o desenvolvimento na tomada de decisões Seção II . Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento Proteção da atmosfera ...

14 Agenda 21 Brasileira É um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.

15 Gênese Esse processo se deu de 1996 a 2002;
Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional – CPDS Envolveu cerca de pessoas de todo o Brasil.

16 Metodologia Foram selecionados seis eixos temáticos: Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Infra-estrutura e Integração Regional, Gestão dos Recursos Naturais, Redução das Desigualdades Sociais e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável; Sobre cada tema foi realizado um trabalho de consulta aos diferentes segmentos da sociedade através de workshops, seminários abertos ao público, debates estaduais e encontros regionais.

17 Status A partir de 2003, a Agenda 21 Brasileira não somente entrou na fase de implementação assistida pela CPDS, como também foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, PPA , pelo atual governo; Como programa, ela adquire mais força política e institucional, passando a ser instrumento fundamental para a construção do Brasil Sustentável.

18 Primeiro encontro dos processos de Agenda 21 Locais do Rio Grande do Sul - São Lourenço do Sul/RS, 13, 14 e 15 de abril de 2007.

19 Agenda 21 Local É um processo participativo, multissetorial de construção e implementação de um plano de ação estratégico dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável em diferentes territorialidades.

20 Paradigma de Pensar globalmente e agir localmente.

21 Declaração sobre o meio ambiente e o desenvolvimento
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tendo se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, reafirmando a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avançar a partir dela, com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global mediante a criação de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chaves da sociedade e os indivíduos, trabalhando com vistas à conclusão de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento, reconhecendo a natureza integral e interdependente da Terra, nosso lar. Conheça os Artigos

22 Carta da Terra Conheça os Artigos
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.  Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.  Conheça os Artigos

23 Carta da Terra Princípios: Conheça os Artigos
I. Respeitar e Cuidar da Comunidade de VIDA II. Integridade Ecológica III. Justiça Social e Econômica IV. Democracia, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ Conheça os Artigos

24 Objetivos e Metas do Milênio
Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Foram aprovadas por 191 países.

25 Conheça os 8 Objetivos e suas 18 metas

26 Pacto Global Global Compact
O Pacto Global e CONSEQÜÊNCIA De Um Convite Realizado Pelo Secretario Geral das Organizações das Nações Unidas, Kofi Annan, AO Setor Privado Para quê, juntamente com ALGUMAS agencias das Nações Unidas E OUTRAS Organizações da Sociedade civil, avançar um parágrafo contribuísse Prática da Responsabilidade Corporativa social , Na Busca de UMA Economia Sustentável Mais global e inclusiva. A Iniciativa e Resultado DEU, atualmente, centenas de Empresas do Mundo todo, não Internacional Trabalho e das Organizações Civis não estao engajadas Pacto Global

27

28 Códigos e Regulamentos?
Os Códigos e Regulamentos também se configuram como importantes subsídios para a formulação das políticas de Responsabilidade Social das Organizações, porém são mais específicos e com uma linguagem prescritiva.

29 Convenções da Organização Internacional do Trabalho(OIT)
A OIT foi criada pela Conferência de Paz após a Primeira GuerraMundial. A sua Constituição converteu-se na Parte XIII do Tratado de Versalhes. Em 1944, A Declaração antecipou e serviu de modelo para a Carta das Nações Unidas e para a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em 1969, em seu 50º aniversário, a Organização foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz. .

30 A OIT tem atualmente como objetivos estratégicos:
Promover os princípios fundamentais e direitos no trabalho através de um sistema  de supervisão e de aplicação de normas. Promover melhores oportunidades de emprego/renda para mulheres e homens em   condições de livre escolha, de não  discriminação e de dignidade. Aumentar a abrangência e a eficácia da proteção social. Fortalecer o tripartismo e o diálogo social.

31 Constituição da OIT "...se alguma nação não adotar condições humanas de trabalho, esta omissão constitui um obstáculo aos esforços de outras nações que desejem melhorar as condições dos trabalhadores em seus próprios países"

32 OIT – Escritório Brasil
O escritório da OIT no Brasil atua na promoção dos quatro objetivos estratégicos da Organização, com atividades próprias e em cooperação com os demais escritórios, especialmente o regional (Lima), e o central (Genebra), na concepção e implementação de programas, projetos e atividades de cooperação técnica no Brasil. Essas atividades visam o aperfeiçoamento das normas e das relações trabalhistas, e das políticas e programas de emprego e formação profissional e de proteção social.

33 Principais Áreas de Atuação
IPEC - Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil Projeto Nacional de Combate ao Trabalho Escravo Projeto Promoção das Políticas de Emprego para a Igualdade de Oportunidades de Gênero, Raça/Etnia no Mercosul Projeto de Combate ao Tráfico de Pessoas

34 OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Fundação: 1961 convenção Localização: Paris, França Filiação: 33 países Orçamento: 328 milhões de euros     funcionários da Secretaria:  2 500 A OCDE tem a missão de ajudar os seus países membros a alcançar um crescimento econômico sustentável, mantendo a estabilidade financeira, a fim de contribuir para a desenvolvimento da economia mundial.

35 Algumas Diretrizes da OCDE paras as Multinacionais
Emprego Meio Ambiente Corrupção Consumidor Concorrência

36 Chão de Fábrica 1. Copel e o Pacto Global
2. Direcionadores Mercur 3. Carta Camargo Corrêa 4. Agenda Climática C.C.

37 Mãos na massa... Elaborar as Políticas Norteadoras do
Programa de Responsabilidade da sua organização.

38 Muito Obrigado pela Atenção!
Ézio Rezende- Jul. 2011


Carregar ppt "Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade. Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google