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Elaboração de artigos científicos

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Apresentação em tema: "Elaboração de artigos científicos"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de artigos científicos
Tatiana Comiotto CTS

2 Artigo Científico: definição
Consiste numa pequena parcela de um saber maior, com o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas originais, concluídas ou em andamento, como também abordar de forma nova uma questão. A NBR da ABNT define artigo como “texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”, sendo elaborado em uma linguagem técnica, clara, objetiva, precisa, correta e simples.

3 Artigo científico: definição
Consiste na apresentação sintética dos resultados de pesquisas ou estudos realizados a respeito de uma questão, contendo ideias novas ou abordagens que complementam estudos já feitos, observando-se a sua apresentação em tamanho reduzido.

4 Finalidades do artigo científico
Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem. Servir de medida nas decisões referentes à contratação, promoção e estabilidade no emprego. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Servir de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar e transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

5 Tipos de artigos científicos:
A ABNT reconhece dois tipos de artigo, segundo Silva (2003, p ): a) artigo original: “quando apresenta tema ou abordagem própria. Geralmente, relata resultados de pesquisa e é chamado em alguns periódicos de artigo científico.”; b) artigo de revisão: “quando resume, analisa e discute informações publicadas. Geralmente é resultados de pesquisa bibliográfica”.

6 Características: artigo científico
Fundamentação teórica - levantamento bibliográfico; As ideias devem ser apresentadas e discutidas de forma sistematizada e lógica–dedutivamente ou indutivamente–a partir de um marco teórico; Fonte: SECAF, Victoria. Artigo científico: do desafio à conquista. São Paulo: Reis Editorial, p.

7 Características: artigo científico
Estilo apurado e organizado –a redação deve ser clara, objetiva e concisa para que a comunicação se faça entre o autor e o leitor; Relevância temática –o artigo deve refletir o resultado de pesquisa que demonstre utilidade para a área específica e para a comunidade científica, contribuindo para o avanço da ciência;

8 Características: artigo científico
Rigor documental – é imprescindível a identificação das fontes primárias ou secundárias utilizadas nos dados apresentados; Procedimentos metodológicos – os procedimentos adotados na pesquisa devem ser descritos com clareza, delimitados e analisados criticamente;

9 Características: artigo científico
Originalidade – resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual-desenvolvimento e conclusão do problema de forma diferenciada de outros estudos similares; Abordagem de um problema focalizando aspectos ainda não abordados no tema.

10 Linguagem científica:
Impessoal: redigir o trabalho na 3ª pessoa do singular; Objetiva: deve afastar as expressões: “eu penso”, “eu acho”, “parece-me” que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico; Estilo científico: a linguagem científica é informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, onde pode-se apresentar argumentos de ordem subjetiva, porém dentro de um ponto de vista científico; Vocabulário técnico: a linguagem científica serve-se do vocabulário comum, utilizado com clareza e precisão, mas cada ramo da ciência possui uma terminologia técnica própria que deve ser observada;

11 A correção gramatical é indispensável; deve-se procurar relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas orações subordinadas, intercaladas com parênteses, num único período. O uso de parágrafos deve ser dosado na medida necessária para articular o raciocínio: toda vez que se dá um passo a mais no desenvolvimento do raciocínio, muda-se o parágrafo. Os recursos ilustrativos como gráficos estatísticos, desenhos, tabelas são considerados como figuras e devem ser criteriosamente distribuídos no texto, tendo suas fontes citadas em notas de rodapé.

12 Linguagem Uma sentença não deve conter mais que duas a três linhas (até 40 palavras) 3 a 5 sentenças por parágrafo – 2 a 3 parágrafos por página

13 Expressões condenáveis segundo Volpato e Betini (2006) :
a nível (de), ao nível – em nível, no nível face a, frente a – ante, diante de, em face de, em vista de, perante onde (quando não exprime lugar) – em que, na qual (medidas) visando – medidas destinadas a sob um ponto de vista – de um ponto de vista sob um prisma – por (ou através de) um prisma como sendo – suprimir a expressão

14 em função de – em virtude de, por causa de, em conseqüência de, por, em razão de
a partir de (a não ser com valor temporal) – com base em, tomando-se por base, valendo de... através de (para exprimir “meio” ou “instrumento” – por, mediante, por meio de, por intermédio de devido a – em razão de, em virtude de, graças a, por causa de dito – citado, mencionado enquanto – ao passo que (enquanto que é redundância)

15 CUIDADO COM SENTIDO junto a – usar somente quando equivaler a “adido a” ir de encontro a - chocar-se com ir ao encontro de – concordar com à medida em que – à proporção que, enquanto na medida em que – uma vez que em termos de – modismo (não use)

16 fazer com que – compelir, constranger, fazer que, levar a
inclusive (a não ser quando significa “incluindo-se” – até, ainda, igualmente, mesmo, também no sentido de, com vistas a – a fim de, para, com o objetivo de, com o intuito de, com a finalidade de, tendo em vista pois (no início da oração) – já que, porque, uma vez que, visto que principalmente – especialmente, mormente, notadamente, sobretudo, em especial, em particular

17 Estrutura do artigo científico
Título Autoria Resumo Palavras-chave Abstract Corpo do artigo Agradecimentos Referências bibliográficas Anexos NRB 6022(ABNT): apresenta, discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

18 Título Recomenda-se não usar mais do que dez palavras. Deve ser conciso e atrativo para induzir à sua leitura, utilizando os termos que melhor identifiquem o conteúdo para que o tema e a área do conhecimento sejam reconhecidos. Preparar um pequeno título com até 40 toques (incluindo espaços), ambos em português (ou espanhol) e inglês.

19 Autoria O nome completo do autor deve ser colocado logo abaixo do título; Nome de todos os autores por extenso, indicando a filiação institucional de cada um, e o autor para o qual a correspondência deve ser enviada, com endereço completo; Notas de rodapé: identificar os autores (formação, instituição, endereço);

20 Resumo É a síntese do conteúdo do trabalho
Apresenta forma concisa e seletiva do texto quanto aos elementos de maior interesse e importância. Deve conter informações quanto ao objetivo, metodologia, resultados e conclusões. Deve ser entendido independentemente do manuscrito. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2);

21 Palavras-chave Unitermos, descritores – no máximo cinco palavras colocadas abaixo do resumo de forma a identifica o conteúdo do trabalho. Destacar no mínimo três e no máximo seis palavras-chave. (ABNT - NBR6028, 2003, p. 2)

22 Resumo Palavras-chave Breve currículo
Título do artigo Nome(s) do(s) autores Resumo Palavras-chave Breve currículo

23 Abstract É o resumo e descritores em inglês;
Pode ser elaborado até 250palavras; Possui as mesmas informações do resumo; Atenção: informar de maneira correta o significado dos procedimentos (tradução).

24 Corpo do artigo Introdução (4 a 6 parágrafos);
Desenvolvimento(parte importante); Conclusão (Considerações finais); Referencial bibliográfico; Anexo.

25 Introdução É a exposição geral do tema devendo conter os objetivos e a revisão de literatura; Situar o leitor quanto o conteúdo desenvolvido; Destacar os principais pontos (relevantes) do trabalho; Expor as justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados (GUSMÃO; MIRANDA 1997).

26 Problema (introdução)
O tema é o assunto geral que é abordado na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa. É necessário esclarecer o que é uma problemática e um problema. Uma problemática pode ser considerada como a colocação dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo teórico e prático.

27 Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemáticas diferentes.
EX: A industrialização de Ponta Grossa pode ser enquadrada em problemáticas de Economia? O problema não surge do nada, mas é fruto de leitura e/ou observação do que se deseja pesquisar. A formulação mais frequente de um problema na literatura sobre metodologia de pesquisa ocorre, de maneira geral, em forma de uma questão ou interrogação.

28 Justificativa Nesta etapa você irá refletir sobre “o porquê” da realização da pesquisa procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância em relação a outros temas; Pergunte a você mesmo: o tema é relevante e, se é, por quê? Quais os pontos positivos que você percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar? A justificativa deverá convencer quem for ler o artigo, com relação à sua importância e à relevância.

29 Objetivos Indicar de forma genérica qual o objetivo geral a ser alcançado no artigo. Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração. Alguns dos verbos utilizados na redação do objetivo: ANALISAR, AVALIAR, COMPREENDER, CONSTATAR, DEMONSTRAR. DESCREVER, ELABORAR ENTENDER ESTUDAR, EXAMINAR EXPLICAR IDENTIFICAR, INFERIR, MENSURAR, VERIFICAR...

30 Desenvolvimento (+ importante)
É o núcleo do trabalho, com exposição e demonstração do assunto. Possui a estrutura: - Metodologia ou materiais e métodos; - Resultados encontrados; - Discussão. (ABNT - NBR 6024, 2003)

31 Citações Citações literais e não literais
Citar apenas as referências relevantes e necessárias. Referências estrangeiras/sem significância e redundantes não contribuem para o mérito científico do artigo, somente o tornam mais extenso Assegure-se de que todas as referências listadas no final do texto foram de fato citadas no trabalho Confira as datas, autores e fontes das referências Evite citar referências de difícil acesso (de fontes não publicadas, por exemplo) Obedecer as normas de citação de cada revista (nome, número, sobrescrito, entre parênteses, etc...) Ler o manual de instruções – varia de acordo com a revista

32 Metodologia ou materiais e métodos
É o detalhamento dos procedimentos e materiais utilizados na pesquisa. Deve ser descrita de forma a que outro pesquisador possa repetira pesquisa com os dados fornecidos. É a base para que o estudo tenha valor científico.

33 O autor deve informar: Tipo de estudo realizado Local da pesquisa
Objeto de estudo População Critério de seleção da amostra (aleatoridade, critérios para inclusão e exclusão) Tamanho da amostra (implicações éticas)

34 Técnicas sobre coleta e processamento dos dados
Instrumentos da pesquisa (indicadores, índices, variáveis e questionários) Treinamento e calibração dos examinadores (assegurar uniformidade de interpretação) Tratamento estatístico Materiais: - Especificações técnicas exatas, quantidade, fonte e forma de preparo (evitar nomes comerciais) - Maneira como material foi utilizado

35 Classificação da pesquisa
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema: Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.). Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. É descritiva.

36 Classificação da pesquisa
b) Do ponto de vista do objetivo: - Pesquisa Exploratória: envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. - Pesquisa Descritiva: envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. - Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

37 Classificação da pesquisa
c) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: - Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. - Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. - Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. - Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. - Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

38 Classificação da pesquisa
d )Do ponto de vista dos procedimentos técnicos pode ser: - Pesquisa Expost-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos. - Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. - Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

39 Técnicas de pesquisa São os instrumentos específicos que ajudam no alcance dos objetivos almejados. As técnicas mais comuns são: -Questionário: instrumento de coleta de dados que dispensa a presença do pesquisador; - Formulário: instrumento de coleta de dados com a presença do pesquisador; - Entrevista: estruturada ou não estruturada; - Levantamento documental; - Observacional (participante ou não participante) - Estatísticas

40 Resultados É a apresentação dos dados representativos obtidos com a pesquisa sem a interferência do da opinião do autor; Deve-se apresentar os dados representativos da pesquisa e não obrigatoriamente todos os dados! Deve ser fiel a utilização dos dados; Evitar de fazer inferência que crie dispersão dos dados originais; Claro, objetivo, conciso e representativo. A colocação dos resultados em uma sequência similar à que foi usada em Materiais e Métodos pode auxiliar seu entendimento. Verbos no passado.

41 Deve mostrar as interações entre os fatos observados, segundo Estrela; Sabino; Pattussi; Freire (2001) Apresentar os princípios, realizações e generalizações vistas em Resultados Estabelecer relações e associações Apontar exceções, falta de correlação Mostrar concordâncias e discordâncias de resultados com outros trabalhos publicados Analisar causas e efeitos Explicar mecanismos e fatos Esclarecer as limitações dos métodos

42 Discussão É a apresentação de correlações com os fatos observados e a literatura da área; Inferir informações de cunho científico; Utilizar de bases científicas para explicar os resultados (ciência básica/aplicada); Fundamentar(justificar) cientificamente os dados obtidos nos trabalhos. É permitido apresentar argumentos a favor de uma ideia, assim como argumentos contrários. O propósito da discussão é descascar o abacaxi para o leitor.

43 A discussão permite e sugere:
Oportunidade de concordar ou discordar dos resultados obtidos por outros pesquisadores e já mencionados na bibliografia; Estabelecer relações, deduções paralelas, possíveis generalizações e mesmo identificar falhas de correlação; Exposição comentada dos resultados já relatados na seção específica para tal; Linguagem clara onde o autor se posiciona em relação aos resultados obtidos.

44 Considerações finais É a parte final do trabalho com base nas evidências disponíveis e pertinentes ao objeto de estudo; É expressar aquilo que o trabalho contribuiu no foco da pesquisa; Demonstrar a importância para aplicabilidade; Deduções lógicas baseadas nos dados obtidos; Deve ser breve, com sentenças curtas, claras e precisas ; Não expressar opinião pessoal (discussão); Devem estar relacionadas com a proposição; Levar em consideração a análise estatística; Contribuição para a sociedade civil.

45 Podem: Sugerir outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento. Devem estar “amarradas” com os objetivos Relacionar com os resultados obtidos Incluir recomendações de ordem prática.

46 Agradecimentos É a descrição de contribuições de pessoas que prestaram colaboração intelectual e instituições financiadoras; Participação direta ou indireta de agentes ou entidades em qualquer fase da pesquisa. Pessoas ou organizações que contribuíram para o trabalho, mas cuja contribuição não significa autoria Mencionar a contribuição específica de cada um (suporte financeiro, consultoria, participação na coleta de dados etc) Pedir autorização para ser mencionado

47 Referências bibliográficas
Devem ser ordenadas alfabeticamente, numeradas e normalizadas. O estilo pode ser Vancouver, ISO, ABNT, de acordo com as instruções normativas do periódico. (ABNT - NBR 6023, 2000);

48 Espaçamento simples na referência
Título centralizado Espaçamento simples na referência 1 espaço simples em branco entre as referências Modelo de acordo com NBR 14724, de apresentação de trabalhos acadêmicos (Sistema de chamada autor-data)

49 Anexos Quando necessário e de acordo com as instruções aos autores de cada periódico. Expediente utilizado para apresentar dados de tabelas, gráficos, figuras ou similares;

50 Normas gráficas de apresentação do texto
O texto deve ser digitado em tamanho 12, e em caracteres fonte Times New Roman, sendo que a impressão é feita de um lado só da folha, cor preta. Não usar, para efeito de alinhamento, barras ou outros sinais, na margem lateral do texto. 2. O título principal deve vir em caixa alta centralizada com fonte 14 e em negrito; 3. Os subtítulos devem vir em negrito, com recuo de parágrafo de 1,25 e em fonte 12; 4. As páginas devem ser numeradas a partir da introdução, preferencialmente no alto da página à direita. 5. Papel branco no formato A4.

51 6. As margens são as seguintes: - Margem superior: 3,0 cm
6. As margens são as seguintes: - Margem superior: 3,0 cm.; - Margem Esquerda: 2,0 cm.; - Margem direita 2 cm e margem inferior: 2,0 cm. 7. O espaçamento entre as linhas é de 1,5 cm. 8. O parágrafo deve conter recuo de 1.25 cm. Os títulos (em letra maiúscula) e os subtítulos (com iniciais maiúsculas), vêm de forma contínua no texto, e aparecem em negrito, sem que haja necessidade de que os mesmos venham em folhas separadas; 10. As citações devem vir entre aspas, em fonte 10, espaço simples, com recuo de 4 cm, isto quando a citação ultrapassar 3 linhas. 11. As citações utilizadas no texto devem constar o autor, a data e a página, conforme o exemplo: Severino (2002: 30). “A ciência, enquanto conteúdo de conhecimentos, só se processa como resultado da articulação do lógico com o real, da teoria com a realidade”.

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55 Fases do envio do artigo
1a Fase: redação do artigo com escolha da revista e adaptação do artigo às suas normas Consultar a página “Informação aos autores” – missão da revista, tipos de artigo que aceita, descrição do público leitor, formato do manuscrito e instruções específicas Ler artigos da revista – estar familiar com o conteúdo e formato Revistas de maior impacto – são muito concorridas e têm taxa de rejeição muito elevada Avalie a qualidade do seu artigo sem exagero ou falsa modéstia – consulte amigos 2a Fase: Preparar carta a ser enviada ao Conselho Editorial: Bem redigida, curta, esclarecedora e sem erros... Guardar cópia de tudo: cópia impressa do artigo, carta, comprovante do correio ou .

56 3a Fase: recebimento dos pareceres emitidos pelos “revisores ou referees” e pelo “editor” com as seguintes possibilidades: aceito sem correções aceito após pequenas (“minor”) correções aceito após muitas (“major”) correções recusado

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58 4a Fase: Se o artigo foi aceito: 1)Fazer as correções NO TEXTO sugeridas pelos revisores e que os autores CONCORDAM. Algumas revistas pedem que sejam feitas em cor vermelha para facilitar a checagem. 2) Responder a carta comentando TODAS as sugestões dos revisores. Aquelas que foram incluídas no texto deverão ser novamente mencionadas e aquelas que os autores NÃO CONCORDAM devem ser justificadas – COM SEGURANÇA, MAS EDUCADAMENTE... Se o artigo foi recusado: 1) Fazer as correções sugeridas pelos revisores e que os autores CONCORDAM. 2) Enviar para outra revista – ajustar ao seu formato Etapa Final: Revisão tipográfica – nessa etapa o artigo já saiu da mão dos revisores e já está na gráfica (editora). Não pode ser feita correção de conteúdo. Assinar o “Copyright Transfer Agreement” – de preferência todos os autores

59 Ética Siga as regras ética para publicar
Requisitos éticos para pesquisa em seres humanos – Comitê de ética Consentimento livre e esclarecido informado por escrito

60 Plágio? Artigos de outros autores: NUNCA Artigos do próprio autor:
- Reuso de até 30% de um artigo científico anterior - limite máximo aceitável; Artigo em conferência pode ser aproveitado para revista;

61 Razões para rejeição dos artigos de acordo com Pattussi e Freire (2001)
Não se tratar de um tema científico importante Existência de estudos similares Hipótese proposta não devidamente testada Tipo de estudo incorreto em relação aos Objetivos Dificuldades práticas que comprometam o protocolo original

62 Razões para rejeição dos artigos
Amostra muito pequena Ausência de controles Análise estatística incorreta ou inapropriada Conclusões não suportadas pelos dados Interesses financeiros Redação ruim

63 A publicação é o produto final de uma investigação;
10 RAZÕES PARA PUBLICAR A publicação é o produto final de uma investigação; Publicar é tornar publico; Publicar ajuda outros pesquisadores a não repetirem a mesma pesquisa; Publicar é deixar para outros pesquisadores “alicerces” para se prosseguir na investigação, a partir de onde você parou; Publicar é sinônimo de trabalho, dedicação, vocação; Publicar, poeticamente, poderia ser dito que é ... A “cobertura” do “bolo”; Publicar é um exercício de humildade; Publicar é, também, um exercício que elimina o “colesterol” do individualismo, equilibrando as “taxas” da parceria e trabalho em grupo, proporcionando uma vida no trabalho “mais saudável”; Publicar é perceber que, depois de algum tempo, você não estava com a palavra final de um assunto; Publicar, para a vida acadêmica, vitaliza a mente e oxigena o currículo.

64 Outros trabalhos científicos: Monografias, Dissertações e Teses

65 Monografias Geralmente exigido na graduação e nos cursos de especialização; Deve ser coordenador por um orientador; É o resultado de um trabalho científico de um tema. Sistematiza o resultado das leituras, observações, críticas e reflexões feitas pelo aluno; A elaboração varia de acordo com a finalidade e a função a que se destina;

66 Dissertação de mestrado:
É um trabalho acadêmico exigido ao final do curso de pós-graduação stricto sensu; Antes de elaborar uma dissertação os alunos fazem o projeto. O projeto deve delimitar com o máximo de clareza e previsão, o objeto da pesquisa, sua problematicidade, a contribuição que a pesquisa tratará para área de conhecimento, as hipóteses que irá defender, os objetivos alcançados, as referências teóricas, os procedimentos metodológicos e técnicos utilizados, o cronograma de execução e as fontes documentais em que se baseará a investigação.

67 O resultado final: constituído pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, deve comprovar a hipótese como solução para o problema proposto. Composta pelos mesmo elementos essenciais do trabalho monográfico.

68 Tese de doutorado Requer exposição, explicação do material coletado, análise e interpretação dos dados; São apresentadas com duas finalidades: Obtenção do título de Doutor e a livre-docência; Diferenças entre a Dissertação de mestrado e a Tese de doutorado:

69 Na tese de doutorado espera-se uma contribuição original a respeito do tema pesquisado, representando um avanço na área. Já a dissertação de mestrado, como um trabalho ainda vinculado a uma fase de formação científica é a primeira manifestação de trabalho pessoal sistemático de pesquisa. Os elementos essenciais são os mesmos, sendo que na tese de doutorado é exigido um resumo com duas línguas estrangeiras no mínimo.

70 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, ______.NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, ______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação.Rio de Janeiro, ______.NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação.Rio de Janeiro, ______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, ______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos; apresentação. Rio de Janeiro, AZEVEDO, I. B. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 10.ed. São Paulo: Hagnos, BARROS, A.J.P.; LEHFELD, N.A.S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 16.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005 CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson PrenticeHall, FURASTÉ, P.A. Normas técnicas para o trabalho científico, que tomo mundo pode saber, inclusive você: explicação das Normas da ABNT. 11 ed. PortoAlegre: s.n., GIL,A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo:Atlas, 2002.

71 Referências INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991. LEHFELD, N. Metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.V. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005. MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5.ed. São Paulo:Atlas, 2003. MULLER, M.S.; CORNELSE, J.M. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 5. ed. Londrina: Eduel, 2003. PÁDUA, E. Metodologia de pesquisa: abordagemteórico-prática. Campinas: Papirus, 1996. PETROIANU, A. Autoria de um trabalho científico. Rev. Assoc. Med. Bras., v.48, n.1, p.60-65, 2002. SECAF, V. Artigo científico: do desafio à conquista. São Paulo: Reis Editorial, 2000. SILVA, J.M. da; SILVEIRA, E.S. da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. SILVA, E.L; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª ed. Revisada e atualizada, 138 p. Florianópolis: Laboratório de ensino à distância da UFSC, 2005. TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. VOLPATO, E.S.N.; BETTINI, M. Pesquisa bibliográfica e apresentação do trabalho científico. Botucatu, Slides.

72 Tarefa ANALISAR O ARTIGO. Serão 12 equipes, com até 4 componentes.
Grupos 1 e 2: Introdução e Revisão da literatura Grupos 3 e 4: Metodologia 1 Grupos 5 e 6: Metodologia 2 Grupos 7 e 8: Resultados Grupo 9 e 10: Discussão dos resultados Grupo 11 e 12: Conclusões e referências.


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