A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Administração de Tecnologia de Informação Planejamento Estratégico

2 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação objetivo do planejamento estratégico: alinhar os investimentos e esforços de TI à missão e aos negócios da empresa rever a estrutura e a organização de Ti frente às novas demandas da empresa e à nova realidade tecnológica e de mercado etapas do planejamento estratégico: situação atual: identificar a situação atual da empresa e o suporte que a TI dá aos negócios; identificar os problemas atuais e a infra-estrutura existente; situação desejada: identificar os produtos, mercado, organização e estilos que se deseja implantar na empresa para os próximos anos planos táticos: especificar os planos de informação, sistemas, tecnologia e de capacitação que implementarão o planejamento estratégico da empresa.

3 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento “capacidade de antever o futuro e preparar planos para alcançá-lo” Empresa DESEJADA planos táticos Empresa HOJE

4 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Identificação da Situação Atual da Empresa e da TI: missão: identificar a missão da empresa e seus elementos principais (segundo Burke); mercados e produtos: relacionar os mercados e produtos principais da empresa e a posição da empresa nesses mercados (segundo Porter); maturidade da empresa: identificar estágio de maturidade da empresa (segundo Nolan e Gibson) infra-estrutura disponível: descrever a infra-estrutura de TI disponível na empresa e a capacidade atual para suportar a empresa e seus negócios. relacionar os problemas atuais de TI

5 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Missão e Personalidade atual da empresa: Modelo Burke-Litwin ambiente externo fatores transformacionais liderança missão e estratégia cultura práticas gerenciais fatores transacionais estrutura sistema e processos clima requisitos da tarefa motivação valores e necessidades desempenho

6 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Missão e Personalidade atual da empresa (Burke): ambiente externo: fatores que influenciam a organização liderança: modelos dos executivos que direcionam a empresa missão e estratégia: o que a empresa afirma/pensa ser cultura: o modo como as coisas são feitas na empresa práticas gerenciais: como os gerentes usam os recursos estrutura: disposição das funções e pessoas em áreas processos e sistemas: políticas e mecanismos padrões clima: impressões, expectativas e sentimentos requisitos de tarefa: comportamentos necessários motivação: o que motiva e como está a motivação valores e necessidades individuais: valores individuais desempenho: o efeito e o resultado e a forma de medir

7 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Identificação da Situação Atual da Empresa e da TI: mercados e produtos: relacionar os mercados e produtos principais da empresa e as forças que os ameaça entrada de novos participantes forças e ameaças poder de barganha dos fornecedores mercado onde a empresa compete poder de barganha dos clientes criação de produtos substitutos

8 percebida pelo cliente
Administração de Tecnologia de Informação Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Identificação da Situação Atual da Empresa e da TI: posicionamento competitivo: posição da empresa nesses mercados (segundo M.Porter); Vantagem Estratégica qualidade única percebida pelo cliente posição de baixo custo em todos os setores em um só segmento LIDERANÇA EM CUSTO DIFERENCIAÇÃO Alvo Estratégico ENFOQUE

9 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Identificação da Situação Atual da Empresa e da TI: maturidade da empresa: técnica para identificar estágio de maturidade da empresa (desenvolvido por Nolan e Gibson) iniciação: entrada da informática na empresa por orientação da alta administração contágio: os setores usuários assumem o desenvolvimento de soluções - sistemas isolados controle: empresa centraliza no CPD os custos e padrões de informática - sistemas isolados mas uniformes integração: integração dos sistemas isolados através de troca de arquivos banco de dados: adoção de SGBD a partir dos sistemas integrados maturidade: informática como alavanca dos negócios da empresa

10 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Identificação da Situação Atual da Empresa e da TI: evolução organizacional 6- maturidade outsourcing presidente 5- maturidade assessoria informatica 1-iniciação integração/ 4- banco dados/ maturidade diretoria informática diretoria diretoria adm. 3- controle/ integração gerencia informática gerencia gerencia usuária 2- contágio setor informática setor setor

11 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Identificação da Situação Atual da Empresa e da TI: relações entre estágio / infra-estrutura / informação referência conceito valor plenitude / banco de dados controle / iniciação / contágio sistemas de apoio à decisão cliente/servidor informática como alavanca sistemas corporativos SGBD/ L4G dicionário de dados informática como necessária. pequenos programas micro C.P.D informática como um castigo

12 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Determinação da situação atual da empresa * Problemas atuais da TI : custos reduzir custos operacionais -> automação/modernização maximizar equipamentos -> capacity plan qualidade padronização de processos -> O&M produtividade da equipe -> CASE’s, terceirização aceitabilidade marketing da área prestação de contas * infra-estrutura disponível: descrever a infra-estrutura de TI disponível na empresa e a capacidade atual para suportar a empresa e seus negócios..

13 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Objetivos futuros de negócios da empresa produtos novos e melhorias dos produtos atuais mercados novos e expansão de mercados e consumidores melhoria nos processos produtivos e introdução de novos processos restruturação administrativa e melhoria na atual estrutura Fatores críticos de sucesso (acompanhamento) pessoal empresa hoje processo e tecnologia pessoal planos produtos atuais mercado desejado processo e tecnologia produtos atuais mercado atual empresa desejada

14 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Planos Táticos implementação do planejamento estratégico equipamentos e tecnologias sistemas e processos pessoal (contratação e treinamento informação (estratégica e operacional) revisão do planejamento

15 Administração de Tecnologia de Informação
Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação Planos Táticos plano de informação: definição das informação desejadas pela empresa (executivos) e necessárias para a sua operação e para implementar as mudanças desejadas plano de sistemas (sw): definição das características dos sistemas que serão responsáveis pelo processamento (informações operacionais) e pelo tratamento às informações gerenciais (estratégicas e de controle) plano de tecnologia (hw): especificação dos equipamentos necessários aos sistemas especificados plano de capacitação (peopleware): capacitação/recrutamento das equipes técnicas e usuárias para serem capazes de operar e compreender as informações produzidas pelos sistemas plano de revisão: revisão periódica de todas as etapas do planejamento estratégico para identificas violações das premissas estabelecidas e acompanhamento dos fatores críticos de sucesso para a empresa.

16 Duvidas? Obrigado


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google