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A formação de professores e o Processo de Bolonha

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Apresentação em tema: "A formação de professores e o Processo de Bolonha"— Transcrição da apresentação:

1 A formação de professores e o Processo de Bolonha
22 Janeiro de 2005 A formação de professores e o Processo de Bolonha João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

2 Princípios de Bolonha Empenhamento na construção de um espaço comum de ensino superior, tendo em vista a qualidade, a mobilidade e a comparabilidade dos graus académicos e formações. Adopção um sistema de diplomas claros e compatíveis, Organização dos estudos em três ciclos de formação (bachelor, master e doctor), tendo em vista aumentar a flexibilidade dos percursos académicos dar aos alunos um maior leque de opções profissionais facilitar a sua reconversão profissional e estimular a formação ao longo da vida. Desenvolvimento de um controlo comparável da qualidade da formação, Introdução da dimensão europeia na formação.

3 Ponte, J. P. , Fialho, G. , Marques, A. P. , Marçal, M. , Lemos, F
Ponte, J. P., Fialho, G., Marques, A. P., Marçal, M., Lemos, F., Rocheta, I., Esteves, M., & Estrela, T. (1999). A formação inicial de professores na Universidade de Lisboa. Princípios (UL) 1. Encarar a formação inicial como a componente base da formação do professor e, como tal, em articulação com a formação pós-inicial. 2. Reconhecer a natureza complexa e multifacetada da acção dos professores e, consequentemente, a natureza complexa e multifacetada da sua formação. 3. Perspectivar de modo integrado os desenvolvimentos pessoal e profissional dos professores. 4. Proporcionar a estruturação progressiva de um conjunto coerente de saberes profissionais. 5. Valorizar a função formativa da prática profissional acompanhada.

4 Princípios (UL) 6. Partir das crenças, concepções e conhecimentos dos jovens candidatos a professores. 7. Contemplar uma diversidade de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação do desempenho do formando. 8. Promover um perfil de professor como profissional reflexivo, empenhado em investigar sobre a sua prática profissional, de modo a melhorar o seu ensino e as instituições educativas. 9. Defender uma cultura de formação mais partilhada pelo conjunto dos formadores e a pluralidade de modelos de acção na formação, na condição da sua sujeição ao escrutínio da investigação científica.

5 Formação do professor de turma
Propostas Formação do professor de turma 5 Educador Professor do 4 de infância 1º ciclo EB 2º ciclo EB Mat./CN 2º ciclo EB Port./Hist./Geo. 3 2 Técnico de educação Outras 1 formações

6 Formação do professor de disciplina
Propostas Formação do professor de disciplina 2º ciclo do ensino básico Educação Musical Educação Física Educação Visual e Tecnológica Língua Estrangeira 3º ciclo e ensino secundário Todas as disciplinas 5 Formação profissional 4 como professor 3 2 Formação de base Outras 1 na especialidade formações

7 Formação do técnico de educação
Propostas Formação do técnico de educação Áreas de formação Créditos ECTS Major - Formação nas áreas curriculares de base Português, Matemática, Ciências, História e Geografia Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física 115 Major - Formação educacional de base 30 Minor – Formação orientada para satisfação de requisitos de acesso a cursos de 2º ciclo de estudos superiores Formação cultural, pessoal, social e ética 05 Total 180

8 Formação profissional como professor
Propostas Formação profissional como professor Áreas de formação Créditos ECTS Formação em áreas de docência e didácticas específicas 30 Formação educacional geral e iniciação à investigação educacional 20 Formação prática e trabalho de investigação 60 Formação cultural, pessoal, social e ética 05 Opção da instituição Total 120

9 Formação especializada
Propostas Formação especializada Áreas (i) educação especial, (ii) administração escolar e educacional, (iii) animação sociocultural, (iv) orientação educativa, (v) organização e desenvolvimento curricular, (vi) supervisão pedagógica e a formação de formadores, (vii) gestão e animação da formação, (viii) comunicação educacional e gestão da informação e (ix) outras. Na prática Mestrados -> Cursos de especialização complementar avançada (60 a 90 ECTS) Doutoramentos = (180 ECTS) O doutoramento ajudará a reforçar as escolas com profissionais altamente qualificados e proporcionará uma base de recrutamento de pessoal para as instituições de formação de professores, de investigação educacional e para a administração educativa.

10 Acesso Propostas O candidato demonstra possuir
Os conhecimentos e competências na sua área de especialidade indispensáveis ao exercício das respectivas funções docentes, Formação cultural, pessoal, social e ética de base e capacidade relacional compatível com o exercício de funções profissionais em educação, Capacidades de pesquisa e análise crítica de informação, bem como de comunicação, utilizando uma variedade de linguagens e suportes, incluindo as tecnologias de informação e comunicação. Capacidades de trabalhar produtivamente em equipa, Competências ou capacidades de natureza vocacional, de natureza geral e específica.


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