A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:"— Transcrição da apresentação:

1 Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar

2 RELEVO TERRESTRE

3 O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser
influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas.

4 Mas o que são os agentes externos e internos do relevo??
Os agentes, também conhecidos como "escultores" do relevo, são forças que agiram no decorrer de milhões de anos, formando o relevo terrestre. Os agentes internos são as forças que se originam no interior da Terra. Por sua vez, os agentes externos são forças que se originam na camada superficial da Terra.

5 AGENTES INTERNOS Tectonismo Vulcanismo Abalos sísmicos ou terremotos
Chama-se vulcanismo as diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Os materiais expelidos acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faz com que ocorra a erupção. As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem. Os movimentos tectônicos (ou o movimento das placas tectônicas) resultam de pressões vindas do interior da Terra que agem na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Abalos sísmicos ou terremotos Um terremoto ou sismo é uma vibração que se origina nas profundezas da crosta terrestre. Essa vibração propaga-se pelas rochas através das ondas sísmicas. O ponto do interior da Terra onde se inicia o terremoto é o hipocentro ou foco.

6 AGENTES EXTERNOS Intemperismo Chuvas Ventos
O intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração (intemperismo físico) e a decomposição das rochas (intemperismo químico). As enxurradas resultantes de chuvas abundantes têm um grande poder erosivo. Em terreno inclinado, sem cobertura vegetal, as enxurradas podem desenhar desde sulcos superficiais até outros mais profundos. Ventos O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem. A ação erosiva do vento, que atinge o ponto máximo nas zonas desérticas, secas e de vegetação escassa, também contribui para a destruição do relevo da Terra. O vento desprende as partículas soltas das rochas e vai polindo-as até transformá-las em grãos de areia.

7 Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
PLANALTO PLANÍCIE O planalto é uma superfície irregular com altitude acima de 200 metros. Atualmente é uma área que passa por processos de erosão. A planície é uma superfície plana, geralmente com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acúmulo de sedimentos. Sua principal diferença em relação aos planaltos está na altitude: as planícies apresentam baixas altitudes, ao contrário das áreas planálticas.

8 DEPRESSÃO MONTANHA As montanhas são formações
As depressões normalmente apresentam uma topografia mais suave que a dos planaltos. Elas têm como característica uma leve inclinação para um dos lados e altitudes baixas. As montanhas são formações geográficas originadas do choque entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões acabam elevando a superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Existem também as montanhas formadas por vulcões.

9 BIBLIOGRAFIA Geografia do Brasil. Espaço natural, territorial e socioeconômico brasileiro. Marcos de Amorim Coelho e Lygia Terra. Ed. Moderna.

10 COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados
Este slide está regida pela a Lei de Direitos Autorais nº , de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: / Fax: Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: / COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).


Carregar ppt "Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google