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Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna

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Apresentação em tema: "Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Professor: MSc. Eduardo Arruda

2 Análise ambiental Mercado = consumidores + concorrentes;
Concorrentes: atendem melhor ou pior os desejos dos consumidores; Pontos fortes e fracos;

3 Análise ambiental Análise externa; Análise do ambiente concorrencial;
Pontos fortes e fracos...nossa empresa também possuem....análise interna;

4 Análise interna Feita para avaliar os fatores percebidos pelo cliente;
Tais fatores: Marca; Índice de conhecimento; Preço; Distribuição; Etc.;

5 Análise interna Não queremos atender o mundo todo;
Uma parte dos habitantes > nossos clientes; Queremos ser a melhor opção de compra, de consumo, de utilização de serviços;

6 Análise interna Como saber se somos a melhor opção?
Comparando com a concorrência; Forças e fraquezas;

7 Análise SWOT Forças (strenghts): positivo;
Fraquezas (weaknesses): carências;

8 Análise SWOT Oportunidades (opportunities): ponto forte é uma carência do mercado e fraqueza da concorrência; Ameaças (Threats): ponto fraco é uma carência do mercado e forte da concorrência;

9 Análise SWOT

10 Análise SWOT

11 Análise SWOT

12 E quando houver empate? Ambos tentarem aproveitar a oportunidade;
Desgaste muito grande; Valerá a pena? Ambos sairão ganhando?

13 Gestão eficiente A análise é feita periodicamente;
Reduzir ou eliminar os pontos fracos; Potencializar os forte; Prioridades de investimento: base nas oportunidades e ameaças ambientais;

14 Mitos A boa empresa se garante;
Pouco importa o que os concorrentes fazem; O sucesso virá naturalmente;

15 Realidades Poucas empresas fazem a análise;
Cegas aos pontos fracos e não veem os pontos fortes dos concorrentes;

16 Verdades É um modelo simples e direto que estuda os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças em todas as suas relações com o mercado;

17 Planejamento estratégico
Planejamento estratégico (DAFT, 1999) é um plano de ação que prescreve a alocação de recursos e outras atividades para lidar com o ambiente e ajudar a organização a cumprir suas metas;

18 Planejamento estratégico
Em nível corporativo: qual é o nosso negócio? Isto se refere à corporação como um todo e à combinação de unidades de negócios e linhas de produtos e serviços que a compõem; Plano principal de ação segundo o qual a organização pretende atingir suas metas de longo prazo;

19 Planejamento estratégico
Em nível de negócios: como nós competimos? Isso pertence a cada unidade de negócios, estando centrado em como a unidade de negócios compete por clientes dentro do setor ou da indústria;

20 Planejamento estratégico
A formulação de estratégia inclui o planejamento e a tomada de decisão, os quais estabelecem as metas da empresa e o desenvolvimento de um plano estratégico específico;

21 Metodologias de planejamento estratégico
O que a empresa deve esperar do seu planejamento estratégico? Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes; Conhecer e reduzir ou eliminar seus pontos fracos; Conhecer e aproveitar as oportunidades ambientais;

22 Metodologias de planejamento estratégico
O que a empresa deve esperar do seu planejamento estratégico? Conhecer e defender-se das ameaças ambientais ou evitá-las; Estruturar um plano;

23 Metodologias de planejamento estratégico
O plano deve estabelecer, de forma clara: As premissas básicas do processo; Os objetivos e as expectativas de situações almejadas; Os caminhos a serem seguidos, inclusive os alternativos; Os planos de ação; A alocação de recursos;

24 Metodologias de planejamento estratégico
O planejamento estratégico deverá se constituir num documento que substancie e apresente: Consolidação do entendimento de todos sobre os aspectos que o envolvem (como negócio, intenção, visão, princípios, missão, objetivos, estratégias competitivas, planos de ação);

25 Metodologias de planejamento estratégico
O planejamento estratégico deverá se constituir num documento que substancie e apresente: Direcionamento de esforços de todos para objetivos e metas comuns; Estabelecimento de uma agenda de trabalho com planos de ação para um período definido;

26 Metodologias de planejamento estratégico

27 Mitos O planejamento dito estratégico é feito quase que exclusivamente pela cúpula da empresa; Planejamento é só para empresa grande; Não se pode fazê-lo, a médio ou longo prazo, no Brasil;

28 Realidades A maioria das empresas não faz planejamento estratégico;
Quando o faz, apenas a cúpula participa; É para constar, pura ficção;

29 Verdades É um amplo conjunto de decisões e de ações usadas para implantar ações que irão fornecer um ajuste ou uma posição, competitivamente superior, entre a organização e o seu ambiente, e atingir os objetivos;


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