Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2
Conceitos iniciais Dimensão 2 Dimensão 1 Dimensão 3
Planejamento Dimensão 1 Assunto que será desenvolvido Dimensão 2 Elementos do planejamento Dimensão 3 Tempo do planejamento
3
O planejamento é um processo
Além das três dimensões, há de se conceber que todo o planejamento elenca características estratégicas, táteis, de variáveis em relação ao alcance de público de nicho. Aspectos e dimensões devem traduzir a EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE de viabilização do planejamento e seu tempo de implantação.
4
O PLANEJAMENTO ANTECEDE À AÇÃO E À DECISÃO
Planejamento x plano O planejamento estratégico é composto de variáveis, de fatores. Ele não pára ou estagna; tem fluxo contínuos . Pressupõe decisão e implementação empresarial. Vários são os componentes que levam a essas ações organizacionais dentro do ambiente da empresa. O processo não é um plano. Planos são eventuais. Processos são contínuos. O PLANEJAMENTO ANTECEDE À AÇÃO E À DECISÃO
5
Princípios do planejamento
O planejamento é uma operacionalização continua. Traduz-se pela vital importância de decidir, agir, avaliar., ininterruptamente. Existem os princípios gerais e os específicos: O planejamento deve seguir exatamente todos os princípios que o regem para que guarde as características válidas para a organização.
6
Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com
Atividade Redija em algumas linhas como você identifica na empresa/organização em que trabalha, a ação, decisão e execução contínua do planejamento estratégico. Envie o seu exercício para:
7
Os 3 princípios gerais Objetivos, viabilizando a máxima da empresa.
Organização, direção e controle Eficiência, eficácia e efetividade
8
Os 3 Princípios específicos
Planejamento participativo Planejamento da coordenação Planejamento integrado
9
Filosofia do planejamento
Planejar é mais do que projetar esforços para que se alcance a SATISFAÇÃO do público visado. Para tanto, cabe um bom tomador de decisões para que os objetivos do planejamento sejam alcançáveis. TODO O PLANEJAMENTO DEVE SER FEITO NÃO SOMENTE PARA ATENDER BEM, MAS PARA ATENDER O MELHOR POSSÍVEL AO CAMPO DE ATUAÇÃO ORGANIZACIONAL.
10
Partes do planejamento
Finalidade: especificar o que se almeja descrevendo visão, missão, objetivos e metas. Meios: que caminhos adotar para se alcançar as metas. Denominam-se “estratégias e procedimentos”. Esquematização organizacional: descrição da estrutura da empresa. Recursos: dimensionar o que a empresa tem para dar caminhamento ao processo determinante. Implantação: implantar o projeto de acordo com as especificações.
11
Atividade Determine, resumidamente, como você descreveria cada parte do planejamento estratégico na empresa em que você trabalha. Aponte: missão, valores, estratégias, recursos e implantação. Envie para o
12
Objetivos Para que haja uma implantação e estruturação metodológica, é necessário que se determine quais são os objetivos específicos e gerais. É preciso que haja também quais são as metas em curto, longo e médio prazo. Além de determinar objetivos determine os RESPONSÁVEIS pela execução para que se deleguem tarefas.
13
Organização sistemática
Todo o sistema é determinado pro fragmentos que formam um todo. Entende-se, portanto, eu uma organização prescinde de um conjunto de partes que dependem entre si e que são controláveis no todo. A empresa visa: mercado, concorrentes, comunidade, tecnologia, sistema financeiro, governo.
14
Fases de elaboração no planejamento
Definem-se as metas. Descreve-se a situação atual da empresa. Descreve-se o que a empresa precisa. E, em seguida: 1° Conclui-se o DIAGNÓSTICO 2° Descreve-se a MISSÃO 3° Apontam-se os INSTRUMENTOS PRECISOS 4° Determina-se em que ponto ocorrerá a AVALIAÇÃO de casa fase do projeto.
15
Demográficas: densidade
Fatores ambientais Econômicos: inflação Social: sindicatos Demográficas: densidade
16
Atividade Já vivenciou algum cenário econômico, politico ou social, externo, que interviesse no planejamento estratégico de sua empresa? Se sim, descreva. Se não, pesquise. Envie sua atividade para o
17
Postura estratégica É como a empresa se posiciona no mercado para alcançar as metas estabelecidas nas situações internas e externas. Essa postura é descrita na MISSÃO, item do planejamento estratégico. Dentro dessas decisões que são tomadas, necessita-se que a empresa posicione ETICAMENTE de acordo com o planejamento estratégico.
18
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O processo exige planejamento, desenvolvimento. De acordo com Peter Drucker: “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”
19
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Outra definição de Peter Drucker sobre o planejamento estratégico “o processo contínuo de sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias execução dessas decisões e, por meio de uma retro-alimentação organizada, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas.”
20
Atividade Monte um planejamento estratégico, com base no seguinte roteiro. Qual é a situção em que a organização se encontra; Qual é o passo a ser dado; Como serão alcançados os objetivos. Envie para o
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.