Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Fordismo
2
Idealizado pelo empresário norte americano Henry Ford - fundador da Ford Motor Company o Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada.
3
Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
4
Ford criou o mercado de massa para os automóveis
Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo, porém mesmo com o barateamento dos custos de produção, o sonho de Henry Ford permaneceu distante da maioria da população. Segundo Ford, “A empresa bem dirigida não pode deixar de ter lucros, mas o lucro deve acontecer, e inevitavelmente acontecerá, mas, como prêmio pelo bom serviço.”
5
Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra característica é a de que o trabalho é entregue ao operário, ao invés desse ir buscá-lo, fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.
6
O método de produção fordista exigia vultosos investimentos e grandes instalações, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920.
7
O Fordismo teve seu ápice no período posterior à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automóveis de qualquer cor, desde que fossem pretos. O motivo disto era que a tinta na cor preta secava mais rápido e os carros poderiam ser montados mais rapidamente.
8
A Ford produzia o que necessitava para a montagem de um automóvel para não depender de outras empresas, que não cumpriam prazos, podendo prejudicar os acordos e entregas.
9
Características do Fordismo:
* o trabalho dividido; * o trabalho repetido; * o trabalho em cadeia; * o trabalho contínuo.
10
Ford Inicia a Segunda Revolução Industrial
Primeiro carro fabricado em série: Modelo T (1911) ...modelos BONS E BARATOS, consequentemente, evita ELITIZAR... Muitas empresas aderiram ao Fordismo, Crescimento, Desenvolvimento
11
Henry Ford concretiza sua vida revelando, o que vemos hoje, a necessidade das empresas perceberem os valores fundamentais em uma equipe de trabalho, que seria idealizar (sonhar); buscar conhecimentos (tecnologia, inovação, reciclagem); valorizar os colaboradores (incentivar, motivar);
12
agir (dedicação, excelência no trabalho) e mostra claramente a sua preocupação com a RESPONSABILIDADE SOCIAL, pois em 47, Henry morre, deixando grande parte de sua fortuna para uma fundação, destinada a auxiliar instituições educativas e culturais, um hospital e muitas outras ações beneficiando comunidades.
13
A partir da década de 1970, o Fordismo entra em declínio
A partir da década de 1970, o Fordismo entra em declínio. A General Motors flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de veículos, várias cores e adota um sistema de gestão profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo.
14
Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o Fordismo e a Produção em massa entram em crise e começam gradativamente a serem substituídos pela Produção enxuta modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção.
15
Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veículos do mundo e poe um ponto final no Fordismo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.