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Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.

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1 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD

2 PRÓ Licenciatura Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância - SEED DENOMINAÇÃO DO PROGRAMA: Universidade do Século XXI Programa para Formação Inicial de Professores para o Ensino Fundamental e Médio.

3 Objetivos

4 ● Melhoria da qualidade do ensino na educação básica por meio de oferta de cursos de licenciatura para professores (formação inicial e formação em serviço); ● Democratização do acesso ao ensino superior via EAD; ● Garantia de ensino superior público de qualidade; ● Fomento ao uso das TIC.

5 Metas

6 1. METAS: ● Abertura de 18.085 vagas nas Licenciaturas de Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia para Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. (Período 2005/2006); ● Estimando-se um percentual de 30% de evasão teremos, ao final de 04 (quatro) anos de curso, 12.659 professores licenciados. ● Obs: Na segunda fase do Programa Pró-Licenciatura a SEED, em conjunto com a SEB, pretendem ampliar a oferta para 140.000 vagas nas disciplinas da base nacional comum dos ensinos Fundamental e Médio até 2009.

7 Chamada Pública : 01/2004 SEED/MEC ● 8 consórcios envolvendo 41 instituições públicas de nível superior ● 19 Projetos de Cursos Material didático e Infra-estrutura: ● Total de Recursos em 2004 : R$ 13.999.998,00 ● Total de Recursos de capital: R$ 3.000.000,00 ● Total de Custeio: R$ 10.999.998,00 Pró Licenciatura – Fase 1 em 2005 ● Implementação do 1°. ano de curso para os projetos selecionados na chamada pública de 01/2004(em andamento) ● Total de Recursos em 2005 : R$ 16.295.827,00 ● Total de Recursos de capital: R$ 3.993.831,16 ● Total de Recursos de custeio: R$ 12.301.995,84

8 Vagas por consórcio : CEDERJ : 4.685 vagas REDISUL : 2.000 vagas EaD-PR-NOROESTE : 2.450 vagas PRÓ-FORMAR : 2.200 vagas CAMPUSNET AMAZÕNIA: 1.225 vagas SETENTRIONAL : 1.325 vagas RURAL-UESB : 480 vagas REGIONAL DO NE : 3.720 vagas Total :18.085 vagas

9 Vagas por Curso: Biologia : 3.410 vagas Física : 2.530 vagas Matemática : 4.065 vagas Pedagogia : 6.400 vagas Química : 1.680 vagas

10 Número de Pólos: CEDERJ : 8 REDISUL : 21 EaD-PR-NOROESTE : 14 PRÓ-FORMAR : 22 CAMPUSNET AMAZÔNIA: 11 SETENTRIONAL : 45 RURAL-UESB : 12 REGIONAL NE : 27 Total :160

11 Benefícios

12 ● Reduzir o déficit de profissionais licenciados nos ensinos infantil, fundamental e médio; ● Qualificar as equipes de profissionais do ensino superior para uso das tecnologias e metodologias de EaD; ● Ampliar o acesso ao ensino superior para que alunos de regiões mais carentes ou mais distantes tenham a oportunidade de cursar uma universidade pública.

13 Situação atual FASE 1

14 ● Abertura de exames de seleção (vestibulares); ● Finalização da infra-estrutura de pólos; ● Visitas técnicas aos pólos; ● Acompanhamento da execução físico-financeira.

15 Pró Licenciatura – Fase 2 SEB-SEED-SESU-SEESP

16 ● Meta Projetada: 150.000 vagas para Licenciatura em 4 anos ● Situação Atual: Chamada Pública para seleção de Projetos ● 1a. Seleção (Set/06): Projetos para Ampliação de Vagas ● 2a. Seleção (Out/06): Letras, Artes, História, Geografia ● 3a. Seleção (Out/06): Matemática, Física, Química, Biologia ● Órgão Financiador : FNDE ● Situação Atual : seleção de projetos.

17 Pesquisa em EaD Programa de apoio a Pesquisa em Ead PAPED SEED- CAPES/MEC

18 METAS: ● Selecionar e auxiliar financeiramente cinco teses de Doutorado e dez dissertações de Mestrado na área de EaD e de aplicações TIC; ● Selecionar e premiar em dinheiro dez materiais didático-pedagógicos (objetos de aprendizagem e produtos multimídia) elaborados por professores que lecionem no Ensino Superior de Graduação ou de Pós-Graduação Stricto Sensu, para uso em cursos ou disciplinas, ministrados presencialmente ou a distância, na Educação Básica ou Superior; ● Publicar artigos elaborados pelos discentes dos cursos ou programas de Mestrado e Doutorado, apoiados pelo PAPED, para divulgação dos temas das respectivas dissertações e teses, nos anais do PAPED; ● Disponibilizar cópias das Dissertação e Teses, apoiadas por este Programa, no Centro de Informação e Biblioteca em Educação – CIBEC/MEC; ● Disponibilizar os materiais didático-pedagógicos premiados às escolas e Instituições de Ensino Superior – IES nos repositórios eletrônicos do projeto RIVED e do Portal do E-PROINFO da SEED/MEC.

19 ● Educação mediada pelas Tics ● Lógica de Distribuição (Broadcasting) ● Lógica de Interação ● Conteúdos e operações ● Mídias: impressa, Vídeo/Internet ● Linguagens ● Autonomia do Aluno - aprendizagem Áreas de Pesquisa

20 INDICADORES PARA O MONITORAMENTO: ● Teses de doutorado apresentadas e apoiadas; ● Dissertações de mestrado apresentadas e apoiadas; ● Publicação nos anais do PAPED; ● Número de materiais didático-pedagógicos premiados.

21 Conseqüências: 1.As linhas de pesquisa na área educacional podem voltar-se para os temas mais tradicionais da Educação; 2.A produção didática pode se concentrar nos meios tradicionais (papel, vídeo); 3.Menor compreensão do problema e dificuldades dos sistemas e EaD 4.Menor qualidade da pesquisa em Ead; 5.Maior possibilidade de uso inadequado da Ead 6.Maior dificuldades em desenvolvimento de meios e recursos didáticos para a área; 7.Redução do uso de possibilidades de uso de materiais didáticos específicos; 8.Redução do número de pesquisas em EaD 9.Redução da qualidade das pesquisas em EaD.

22 FORMA DE PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS: ● Publicação dos artigos nos anais do PAPED; ● Disponibilização de materiais didático-pedagógicos premiados por este Programa, nos repositórios eletrônicos da SEED/MEC; ● Disponibilização de cópias das Dissertação e Teses, apoiadas pelo PAPED, no Centro de Informação e Biblioteca em Educação – CIBEC/MEC; ● Publicação dos resultados nos sítios da CAPES e da SEED/MEC.

23 RESULTADO do PAPED 2005: ● Das 13 propostas submetidas para a Modalidade de Doutorado, foram aprovadas 5 e, das 38 da Modalidade de Mestrado, foram aprovadas 10, considerando-se a ordem de classificação emitida pelo sistema do PAPED. ● Das 50 propostas submetidas para a modalidade de premiação de materiais didático-pedagógicos foram premiados 10 trabalhos.

24

25 ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL METAS: ● Implantar ações de articulação/integração para a melhoria do processo de gestão dos programas de EAD da SEED/MEC; ● Organizar, realizar e participar de eventos para discussão das políticas de EAD, troca de informações e experiências e aperfeiçoamento do processo de gestão dos programas da SEED.

26 INDICADORES PARA MONITORAMENTO: ● Número de contribuições e sugestões para aperfeiçoamento da articulação dos programas de EaD, apresentadas no ambiente virtual de articulação (Projeto Articulação); ● Implementação de ações de aperfeiçoamento da articulação/integração, em decorrência das discussões/sugestões ocorridas no âmbito do Projeto Articulação; ● Realização de dois encontros nacionais realizados com os coordenadores estaduais e municipais de EaD – um em 2005; ● Realização de cinco encontros regionais de EaD em 2006.


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