A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC
Proposta para discussão no Comitê de TIC

2 Objetivo dos trabalhos
Aprovação do Planejamento Estratégico de TIC – PETIC; Aprovação do Plano Diretor de TIC – PDTIC.

3 Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI):
Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Deve ser precedido de planejamento (…), alinhado ao planejamento estratégico do órgão ou entidade. Instrução Normativa 04/2010 SLTI/MPOg

4 Diagnóstico O MDA não tem um PDTIC vigente;
O PDTIC anterior incipiente; Inexistência de Planejamento estratégico de TIC. Contratações necessitam de sustentação e planejamento; Necessidade de alinhamento ao Planejamento Estratégico do Ministério. PDTI anterior realizado em 2011, prorrogado até junho/2013. Análise realizada junto às CMS, CITI, Equipe de Suporte e demais áreas do MDA. CMS = Coordenação de Modernização e Sistemas; CITI = Coordenação de Infraestrutura de TI

5 Planejamento Estratégico de TIC
Princípios e diretrizes Estratégia da organização Objetivos estratégicos Estratégia Ação Objetivos

6 Alinhamento Estratégico

7 PETIC Planejamento Estratégico de TIC
Perspectiva Objetivo Indicador Meta Resultados

8 Perspectiva 1: Orientação para o Futuro
Planejamento Perspectiva 1: Orientação para o Futuro Desenvolvimento das equipes Pesquisa e expertise em TIC Investimento e excelência em TIC Desenvolver capacidades e oportunidades de inovação para atender os desafios do futuro.

9 Perspectiva 2: Excelência Operacional
Planejamento Perspectiva 2: Excelência Operacional Sistemas efetivos e eficientes; Aprimoramento da Governança de TIC Eficiência em processos de TIC Ofertar serviços e aplicações de TIC efetivas e eficientes, dentro de prazos e custos gerenciados, com acordo de nível de serviços.

10 Planejamento Perspectiva 3: Orientação para o usuário
Fornecer serviços com SLA e parceiria com as áreas. Satisfação de usuário e credibilidade dos processos Integração de soluções e Organização de processos Ser o fornecedor de Tecnologia e Sistemas de Informação. SLA = Service Level Agreement (Acordo de nível de serviço)

11 Planejamento Perspectiva 4: Contribuição à organização
Garantir a continuidade e tempestividade Controlar despesas e prover frentes de serviços Agregar valor para a organização com projetos de TIC Obter contribuição razoável à organização com os investimentos em TIC

12 Coordenação-geral Coordenação de modernização de sistemas
Escritório de Projetos Escritório de Governança Coordenação de modernização de sistemas Coordenação de Infraestrutura de TIC Equipe de Suporte

13 Necessidades de TIC Nesta proposta de PDTIC, as necessidades estão alinhadas às necessidades enumeradas no Planejamento Estratégico do MDA. São elas: Necessidades de Sistemas (NS); Necessidades de Infraestrutura (NI); Necessidades de Segurança da Informação (NSI); Necessidades de Suporte ao Usuário (NSP); Necessidades da Organização (NO).

14 Proposta de matriz de priorização de problemas - GUT
Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso não seja resolvido. Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver. Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento.

15 Critérios de priorização das necessidades
Gravidade 1 Nenhuma; 2 Baixa; 3 Moderada; 4 Alta; 5 Altíssima. Urgência Tendência G x U x T = Prioridade Link para documento GUT

16 Conclusão Princípios, diretrizes e estratégias;
Com a deliberação dos trabalhos apresentados, o Comitê Gestor de TIC, aprova os alinhamentos, documentos de estratégias, contratações e planejamentos, propostos no PETIC e PDTI. Princípios, diretrizes e estratégias; Planos de metas e ações; Aprovação do PETIC Aprovação do PDTIC


Carregar ppt "Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google