A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DE MARKETING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE MARKETING

2 CONCEITOS Planejamento estratégico Plano Planejamento

3 PLANEJAMENTO É o processo de antecipar o futuro determinando um norte para o alcance dos objetivos organizacionais.

4 PLANO É um documento formal que descreve detalhadamente as ações a serem desempenhadas para implementação e controle das atividades organizacionais. 4

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
São as atividades que levam a empresa, a partir da análise de um cenário, a definir missão, objetivos e estratégias para o alcance destes objetivos.

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL
NÍVEIS DE PLANEJAMENTO ALTA GERÊNCIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LONGO PRAZO MÉDIA GERÊNCIA PLANEJAMENTO TÁTICO MÉDIO PRAZO BAIXA GERÊNCIA PLANEJAMENTO OPERACIONAL CURTO PRAZO

7 PLANEJAMENTO DE MARKETING
É a implementação das atividades de planejamento e sua relação com a conquista dos objetivos de marketing.

8 1 2 3 4 5 6 PASSOS DO PLANEJAMENTO Análise situacional Definição
da missão organizacional Definição dos objetivos 4 5 6 Estratégias de marketing Implementação Monitoramento

9 ANÁLISE SITUACIONAL Ambiente interno Ambiente externo Pontos fortes
Pontos fracos Ambiente externo Oportunidades Ameaças

10 DEFINIÇÃO DA MISSÃO ORGANIZACIONAL
Reflexão que fornece os meios para que se atinja uma posição de supremacia sobre a concorrência. QUAL é o nosso negócio? POR QUE existimos?

11 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
 Claros  Escritos  Específicos  Mensuráveis  Desafiadores

12 + + + ESTRATÉGIAS DE MKT Unidades Estratégicas de Negócios (UENs)
Matriz participação/crescimento do mercado (Matriz BCG) + Matriz de atratividade do setor/força comercial (Matriz GE) + Matriz crescimento produto/mercado +

13 Participação relativa no mercado
ALTA BAIXA ? Fluxo de caixa +/- moderado Fluxo de caixa negativo Fluxo de caixa positivo Taxa de crescimento do mercado

14 Força comercial Atratividade do setor
ALTA MÉDIA BAIXA ALTA Atratividade do setor MÉDIA BAIXA Aumentar participação Manter participação Colher ou Abandonar

15 Desenvol-vimento de produtos Desenvol-vimento de mercado
ATUAIS NOVOS CLIENTES ATUAIS Penetração de mercado Desenvol-vimento de produtos Mercados Desenvol-vimento de mercado CLIENTES ANTIGOS Diversificação

16 IMPLEMENTAÇÃO  Pretendidas  Realizadas Relação entre estratégia e
ESTRATÉGIAS  Realizadas Relação entre estratégia e implementação e marketing Constante evolução das estratégias de implementação de marketing PROBLEMAS Separação da responsabilidade sobre as estratégias de marketing

17 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO  Análise de vendas
 Análise de custos de marketing  Auditoria de marketing

18 ESTIMATIVA DE DEMANDA POTENCIAL DE MERCADO
É a oportunidade máxima de venda que todas as empresas podem realizar de determinado serviço ou produto. COM RENDA COM DISPOSIÇÃO PARA GASTAR PESSOAS

19 MÉTODOS QUANTITATIVOS
TÉCNICAS DE PREVISÃO DE VENDAS MÉTODOS QUALITATIVOS Júri de opinião Técnica Delphi Composição da equipe de vendas Levantamento das intenções de compra MÉTODOS QUANTITATIVOS Teste de mercado Análise de tendências Equação exponencial

20 CRIANDO UM PLANO DE MKT Onde estamos? Para onde queremos ir?
Como vamos chegar lá?

21 COMPONENTES DO PLANO DE MARKETING I – Resumo Executivo
II – Análise situacional Onde estamos? III – Objetivos de marketing Para onde queremos ir? IV – Estratégias de marketing Como vamos chegar lá? V – Implementação VI – Monitoramento


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DE MARKETING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google