A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caligrafia Técnica – Letras e Algarismos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caligrafia Técnica – Letras e Algarismos"— Transcrição da apresentação:

1 Caligrafia Técnica – Letras e Algarismos
Letras e algarismos do tipo técnico também são chamados tipo bastão. As letras complementam as figuras e, por isto, serão feitas depois de concluído o desenho. A NBR 6492 – representação de projetos de arquitetura, recomenda que a dimensão das entrelinhas (espaçamentos) e a altura das letras seja igual ou superior a 3 milímetros.

2 Caligrafia Técnica – Letras e Algarismos
Desenho simplificado de letras: 1º passo: escolha a altura das letras maiúsculas (exemplo: 3 milímetros) 2º passo: divida a altura em 3 partes iguais, trace a pauta e acrescente 1/3 da altura para baixo 3º passo: o corpo das letras minúsculas ocupa 2/3 da altura, e a perna ou a haste ocupa 1/3 para cima ou para baixo (conforme exemplo das letras minúsculas)

3 Caligrafia Técnica – Letras e Algarismos
Letras maiúsculas: Letras minúsculas: Algarismos:

4 Caligrafia Técnica – Confecção do Carimbo
O carimbo deve-se localizar no canto inferior direito da prancha de desenho, pois assim ele fica totalmente visível quando a prancha está dobrada. O carimbo deve trazer as seguintes informações: 1- logomarca e endereço do escritório (profissional) 2- título do projeto 3- nome e nº do CREA do profissional autor do projeto 4- nome e nº do CREA do profissional autor do desenho 5- nome e C.P.F. do cliente 6- endereço da obra 7- conteúdo da prancha 8- área do terreno 9- área total a ser construída (área de cada pavimento) 10- área a ser reforma e ampliada (projeto de reforma) 11- data de realização do projeto 12- escala dos desenhos na prancha 13- número da prancha 14- Área para carimbos de aprovação e observações As linhas que dividem o carimbo devem ser finas, as linhas que dão nome aos campos devem ser médias, o título e o número das pranchas devem ser escritos em linha grossa.

5 Dimensionamento – Colocação de Cotas no Desenho
Cotas: são os números que correspondem as medidas. A unidade usada é o metro ou centímetro. O milímetro é usado para cotar desenhos de detalhamento, principalmente de móveis, que possuem pequenas dimensões. A cota é escrita acompanhando a direção da linha de cota e sem o símbolo da unidade de medida. Qualquer que seja a escala do desenho as cotas representam a verdadeira grandeza das dimensões. É importante evitar o cruzamento de linhas de cota . Os algarismos da cota são colocados acima da linha de cota, quando a linha é contínua, se a linha é interrompida a cota ocupa o intervalo desta interrupção.

6 Dimensionamento – Colocação de Cotas no Desenho
Os ângulos serão medidos em graus, exceto nas coberturas e rampas onde se indica a inclinação em porcentagem. As linhas de cotas paralelas devem ser espaçadas igualmente. As cotas prevalecem sobre as medidas calculadas com base no desenho. Colocar linhas de cota de preferência fora da figura. Colocar as cotas prevendo sua utilização futura na construção, de modo a evitar cálculos pelo operário da obra. As linhas de cotas são desenhadas paralelas à direção da medida e a altura dos algarismos é geralmente de 2,5 a 3mm. Maneira de evitar o cruzamento de cotas: cotar as menores distâncias primeiro.


Carregar ppt "Caligrafia Técnica – Letras e Algarismos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google